#tubarões #passagem #viagens 
Califórnia - Estados Unidos

Tubarão branco culpado pela morte de surfista

sharkresearchcommittee.com

Na terça-feira 23 outubro de 2012 Francisco Javier Solorio Jr., 39 anos, estava surfando com um companheiro perto da praia de Surf localizada na base aérea de Vandenberg, Lompoc, Califórnia.

Era 11:50h da manhã e eles estavam sentados sobre suas pranchas a cerca de 100 metros da costa à espera da próxima série.

Seu companheiro estava falando com Solorio e se virou para olhar em direção à praia. Ao olhar para a frente, ele viu um grande tubarão sair fora da água, puxando Solorio fora de sua prancha, arrastando-o debaixo d'água.

O companheiro começou a se mover em direção ao seu amigo, quando de repente surgiu Solorio e pegou sua prancha com as duas mãos. Ele pediu ajuda e ficou inconsciente. Seu companheiro puxou-o para terra e um dos dois surfistas no estacionamento ligou para o 911. Paramédicos tentaram administrar primeiros socorros, mas não foram bem sucedidos. A vítima foi declarado morta no local. Solorio sofreu uma mordida enorme à sua esquerda no meio do tronco, estendendo-se para a parte superior da coxa esquerda.

A parte inferior de sua prancha foi atingida pela mandíbula do tubarão, deixando impressões de dentes identificáveis. 'Medições' entre os espaços das impressões de dente na prancha e na vítima são consistentes com o padrão dentário de um grande tubarão branco de 5 metros de comprimento. Funcionários fecharam as praias na área por 72 horas, para todos os frequentadores das praias, como devia ser.

A publicação "ataques de tubarão do século XX" autenticou 108 ataques de tubarão não provocados da costa do Pacífico entre 1900 e 1999. O grande tubarão branco, Carcharodon carcharias, foi implicado em 94 (87%) dos 108 ataques confirmados, com uma média anual entre 1950-1999 de pouco mais de dois ataques de tubarão por ano. Houve 71 ataques de tubarão não provocados confirmados desde 2000, que inclui cinco mortos e sete incidentes até agora no ano de 2012. Isso é três vezes a média anual do século XX de 2 ataques por ano.

O grande tubarão branco ou foi positivamente identificado ou altamente suspeito em 62 (87%) dos 71 ataques, com 34 (48%) dos 71 que ocorreram durante o período de três meses de Agosto (10), setembro (9) e outubro ( 15). Houve 179 ataques de tubarão não provocados autenticados relatados da costa do Pacífico da América do Norte de 1900 a 24 de outubro de 2012. O grande tubarão branco foi positivamente identificado ou altamente suspeito em 156 (87%) dos 179 casos. Havia oito ataques de tubarão fatais confirmadas durante o século 20 com 5 ataques fatais relatados 2000-2011. Os 13 ataques fatais representam 7% dos 179 casos no total.

A atividade da vítima dos ataques de tubarão dos 71 relatados desde 2000 estão distribuídas nos seguintes grupos de usuários do oceano: surfistas 48 (68%) dos ataques documentados, com cinco nadadores (8%), 7 caiaque (10%), 4 mergulhadores (6% ), quatro com pranchas de remada (6%), 1 windsurfista (1%), e um body boarder (1%).

Informações adicionais em relação ao Comitê de Pesquisa de Tubarão, programas de pesquisa, conservação e educação estão disponíveis em: www.sharkresearchcommittee.com

Links Relacionados:

Surfista morto por tubarão na Califórnia

Galerias | Mais Galerias