#tsunami #ondas grandes #fenômenos naturais 
Austrália

Tsunami registrado no Pacifico Sul nesta segunda-feira

Agencia Reuters

Várias pessoas desapareceram nesta segunda-feira depois que um terremoto poderoso nas Ilhas Salomão, no sul do Pacífico, desencadeou um pequeno tsunami.

Um aviso de tsunami também foi emitido para outros países do Pacífico, incluindo Indonésia, Papua Nova Guiné e Austrália, depois do tremor em águas rasas, que teve uma magnitude de ao menos 8,0 na escala richter.

"Foi como uma maré extremamente alta. Nós não a percebemos como uma onda grande enorme de impacto," disse Danny Kennedy, um proprietário de loja de mergulho e político provinciano na ilha de Gizo.

"A água somente subiu aproximadamente 4 a 5 metros acima de nível do mar, e nas comunidades deixou tudo encharcado," disse.

Da capital Honiara, a empresa de comunicação das Ilhas Solomão disse que residentes na ilha de Simbo informaram ondas viajando até 200 metros para o interior, estragando casas.

"Há relatórios de duas aldeias bater em e quatro pessoas perdendo na ilha de Mono," porta-voz principal de governo das Ilhas de Solomon, Maesulia de Alfred contaram Reuters da capital das as enfiadas de ilhas.

Mono está nas Ilhas Treasuries, uma sequencia montanhosa e isolada de ilhas no oeste das ilhas Salomão. O tremor também golpeou a Nova Geórgia próxima, estragando um hospital em Gizo, a capital provinciana, que tem uma população de aproximadamente 20.000 habitantes.

"Há barcos bastante grandes sentados no meio da estrada. Muitas das casas que estavam em palafitas estão no chão. Um número de comunidades litorais foi completamente erradicado," Kennedy disse.

Australia emitu um alerta de tsunami para a costa Norte distante do estado de Queensland, incluindo a cidade turistica de Cooktown.

"Nós ainda não recebemos nenhum relato significativo de ondas de tsunami, mas poderá levar algum tempo até que as ondas cheguem aos medidores de marés," falou John Turnbull do centro de previsão australiano.

Galerias | Mais Galerias