#alerta #terremoto #fenômenos naturais #tsunami #ondas grandes 

Tsunami Passa Pequeno pelo Hawaii

Cientistas do Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico cancelaram o alerta para o Hawaii, depois de ondas de tsunami com cerca de um metro terem sido registradas pela manhã em Hilo e em Maui.

02/Abr/2014 - Honolulu Star Advertiser - Hawaii - Estados Unidos

O alerta foi cancelado às 07:25h no Hawaii. Nenhum dano foi relatado pelo pequeno tsunami gerado por um terremoto de magnitude 8,2 no Chile.

Hilo viu a maior mudança do nível do mar de 0,6 metros de altura, e 16 minutos de período, ou pouco mais de 1 metro de parede de onda (medido da base à crista).

A primeira onda na ilha de Havaí foi relatado em 03:42h, hora local. O diretor da Defesa Civil da Big Island, Darryl Oliveira, disse que observadores em Puhi Bay, perto de Hilo, viram um aumento na altura das ondas de entre 30 e 60 centímetros.

No porto de Kahului, em Maui, o nível do mar subiu meio metro, com mais de 18 minutos de período, ou seja, uma onda de tsunami com cerca de um metro, medindo-se da base à crista da onda. 

Em Oahu, medidores em Haleiwa registraram 12 centímetros de elevação por 14 minutos. O porta-voz do Centro de Gerenciamento de Emergências do município de Honolulu, Peter Hirai, disse que houve pouca atividade quando a primeira onda do terremoto no Chile atingiu as praias de Oahu às 03:50h.

Policiais e bombeiros Honolulu estavam em alerta e do Departamento de Gerenciamento de Emergências, trabalhando com a indústria do turismo para alertar os turistas para ficar fora da água. As autoridades também advertiram os sem-teto ao longo da costa da ameaça potencial.

Autoridades da cidade advertiram que, apesar do aviso de tsunami ter sido cancelado, as alterações do nível do mar e correntes fortes e incomuns podem continuar por várias horas.

O alerta de tsunami e avisos sobre correntes fortes incomuns não mantiveram alguns surfistas fora da água, de Ala Moana até Waikiki, onde um pequeno swellde sul trouxe ondas de até 3 metros nesta quarta-feira.

Praias em todo o estado, incluindo Hanauma Bay, foram fechadas ontem de manhã por precaução. A maioria das praias de Oahu e da Big Island foram fechadas até às 08:00h, as de Kauai estão fechadas até às 09:00h, Maui fechou as praias até o meio-dia, mas eles poderiam abrir mais cedo, se as condições permitirem.

Haunama Bay permanece fechado nesta quarta-feira e pode ser fechada na quinta-feira, dependendo das condições de onda. As atividade de tsunami nos últimos anos tem gerado ondas incomuns nesta enseada abrigada, disse Hirai.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico disse que as mudanças do nível do mar também foram registradas na Califórnia.

Um aumento de 20 centímetros, durante 18 minutos foi medido em San Luis Obispo, em Santa Barbara uma mudança 15 centímetros em 16 minutos foi registrado, em Los Angeles o mar subiu 7 centímetros por 26 minutos.

Na Samoa Americana, Pago Pago registou uma subida do nível do mar de 30 centímetros em 18 minutos. Apia, na Samoa Ocidental viu uma mudança de 10 centímetros em 14 minutos.

No início da manhã, a Polinésia Francesa também registrou pequenas alterações do nível do mar do tsunami.


Animação mostrando o deslocamento das ondas de tsunami pelo oceano pacífico, geradas pelo terremoto de 8,2 graus na costa do Chile, em 1 de abril de 2014 (fonte: Pacific TWC)

Reportagem traduzida do Honolulu Star Advertiser

Links Relacionados:

TSUNAMI ATINGE A COSTA DO CHILE E SE ESPALHA PELO PACÍFICO

TERREMOTO NO CHILE: ESTE FOI GRANDE, MAS VEM UM MAIOR

Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico