Triplice Coroa Abubakir de Paddleboard e SUP
Tríplice Coroa Abubakir de Paddleboard e Stand Up Paddle já é uma tradição na Bahia Paddleboard e Stand Up Paddle se agigantam nas águas da Bahia e mostram que vieram para ficar.
11/Fev/2010 - Organização da Travessia - Salvador - Bahia - BrasilVencida por Mauricio Abubakir no Paddleboard e André Rei no Stand Up Paddle e contando com grandes nomes do surf baiano como Mandinho, Bruno Pitanga entre outros, foi um grande sucesso a terceira etapa da Tríplice Coroa de Paddleboard e Stand Up Paddle na Bahia.
Composto de três provas o circuito teve a participação de grandes atletas do surf e da natação baiana.
Não só surfistas, mas grandes nomes da natação baiana marcaram presença, assim como Thor campeão da Travessia a nado na Baia de Todos os Santos e Barbara Brasil, uma nadadora que já se revelou a melhor remadora da Bahia e provavelmente a melhor do Brasil no Paddle Board, tendo chegado em segundo lugar entre os homens na remada de 25 km de Farol a Farol e agora de novo em quarto lugar na remada Mar Grande Salvador no evento desse último sábado, 30/01/2010, provando assim que as mulheres podem sim competir de igual para igual com os homens.
Os competidores iam da faixa etária dos 20 e poucos anos, Ivan Luiz e Vinicius Cardoso, os mais jovens, atletas do Paddleboard, até o mais velho, Kleber Batinga de 56 anos, atleta do Stand Up Paddle, mostrando assim que essas modalidades, o Paddleboard, o Stand Up Paddle e o Surf são extremamente democráticos e não tem limites de idade.
3ª prova - 2º Travessia Mar Grande Salvador de Paddleboard e Stand Up Paddle
No último sábado (30/1/2010), aconteceu mais uma prova desse tradicional evento a travessia Mar Grande - Salvador.
O veterano Maurício Abubakir grande incentivador do surf e do paddle board na Bahia tendo trazido esse esporte do Hawaii onde conheceu os seus segredos junto aos grandes mestres havaianos Charlie Walker, pai do Paddleboard moderno e Dennis Pang, promove, compete e ganha essa importante competição, a terceira de uma serie de eventos organizados por esse incansável guerreiro do Surf Baiano.
Apesar das condições extremas em que a prova foi realizada, muito provavelmente a mais difícil das três, após a chegada de todos os competidores aconteceu a já tradicional e famosa feijoada da travessia no restaurante Mahi Mahi, outra maravilha a Beira Mar que compõe o bonito cenário da bela Baia de Todos os Santos.
A premiação um Paddleboard da QuebraCoco que foi cedido pelo campeão Mauricio Abubakir ao segundo colocado, Pedro Luiz Pereira.
Com patrocínio da Mahalo, Governo do Estado da Bahia, Embasa, Uranos 2 Comunicação e Bahiatursa o evento teve Realização da Quebracoco, Rede Outlight e Extrasurf.
Resultados da travessia Mar Grande – Salvador
Paddleboard
Nome TEMPO
1º Mauricio Abubakir 1:28:28
2º Pedro Luiz Pereira 1:31:50
3º Rogério Flores 1:32:40
4º Barbara Brasil 1:33:20
5º Genauto França 1:38:12
6º Vinicius Cardoso 1:38:35
7º Adriano Sampaio 1:47:40
8º José Ebert 1: 51:40
9º Ricardo Abubakir 1:54:30
10º Bruno Pitanga 1:57:10
11º Armando Daltro 2:01:01
12º Luiz Fonseca 2:11:30
13º Ivan Luiz 2:13:25
14º Josué Pelca 2:15:20
15º Thor 2:15:25
16º Cly Lollie 2:18:40
17º Kiko Benjamim 2:19:10
18º Ivan Lopes 2:45:40
19º Mauricio Benjamim 3:41:10
Revezamento Masculino; Antonio Assis; Manuel Medeiros, Carlos Junior, Jairo e Alexandre
Feminino: Maira Azevedo; Vitória Andrea e Julia.
Stand Up Paddle
1º André Rei 2:14:10
2º Gustavo Costa 2:27:50
Devido às condições adversas e extremas após a virada da maré, o que gerou uma correnteza de até 10 Km por hora que mais parecia um rio caudaloso, e é, vento e ondas todos contra, os atletas do Stand Up: Ptolomeu; Silvio Oliveira; Kleber Batinga: Ewaldo Ballalai; Adriano Carvalho; José Augusto; Marcelo Marback; Frank Faro; Jairo Flores e Fred Tambon somente completaram metade da prova, ou seja, 6 Km. No Paddleboard também Luiz Castro e as atletas do revezamento feminino tiveram problemas com essas condições extremas não conseguindo assim completar a prova.
2ª Prova - 4ª Edição da Travessia de Revezamento a Nado Farol a Farol. Percurso de 24 km com a participação do Paddleboard e Stand Up Paddle - sábado, 12/12/2009
Realizada a tradicional travessia Farol de Itapuã para o farol da Barra no último sábado com a participação do Paddleboard e Stand Up Paddle, a convite do Professor Ney Santos um dos organizadores do vento. o desafio teve uma longa remada de 24km que separa os dois faróis mais famosos da Bahia.
Vencedores Paddleboard
Campeão - Mauricio Abubakir Tempo 3 h
Vice-Campeã – Barbara Brasil Tempo 3 h 06 min
3º Colocado – Ricardo Abubakir Tempo 3 h 10 min
4º Colocado – Genauto França Tempo 3 h 14 min
Vencedor Stand Up Paddle
Campeão - Jairo Flores Tempo 4 h 10 min
Participaram também e completaram esta travessia os atletas:
Paddleboard: Pedro Pereira, Rogério Flores, Zé Ebert, Ivan Lopes e Ivan Luiz.
Percurso da prova 24 Km, a maior do Brasil até o momento
1ª Prova - 1ª Travessia de Paddleboard - Ilha de Itaparica cidade de Salvador
Foi um grande sucesso a 1 ª Travessia de Paddleboard e Stand Up Paddle, que foi realizado no último dia 12/1/2008, entre a Ilha de Itaparica e a cidade de Salvador, na Baía de Todos os Santos.
A travessia é considerada a maior travessia do Brasil em baías e a terceira maior do mundo, com aproximadamente 12 quilômetros entre a Ilha de Itaparica e a cidade de Salvador.
Bruno Pitanga, ex-surfista profissional, formado em Educação Física e coordenador do Centro de Terapia em Surf (CTS), remou forte e venceu a prova, deixando Maurício Abubakir em segundo, José Ebert em terceiro e Ivan Lopes em quarto.
Mauricio estava muito feliz com o sucesso do evento e com os resultados alcançados e declarou: “Quero agradecer muito a todos que participaram, a todos os atletas, aos empresários que patrocinaram essa grande festa e em especial aos meus amigos Ivan Lopes, um empresário baiano que apóia e muito o surf baiano e ao Rodrigo Barreto. Eles, o Ivan e o Rodrigo estão sempre junto comigo à frente da organização, não só desses eventos mas também do Abubakir de Ondas Grandes realizado no Farol de Itapuã”.
Para completar, o grande Big Rider, campeão das duas ultimas etapas do Paddleboard e empreendedor baiano, lançou um desafio: “Vamos fazer agora uma remada maior, a Extreme Paddleboard – Salvador a Morro de São Paulo numa distancia de aproximadamente 60 km.
O desafio está lançado e ele com todo o seu potencial de organizador, e remador extremo, é sério candidato ao titulo. Estarei lá para testemunhar mais uma vitória desse grande legend do surf baiano, que com muita persistência, disciplina e treinamento escreve uma das mais belas paginas da historia do surf na Bahia.