#viagens #kite

Trip para São Miguel do Gostoso, RN (Kitewave)

Carlos Chalaça, Nino “Boy” Fernando, Marcos Picúi e Mauro Dutra estavam em busca de bons ventos para a prática do kite surf. E foram a procura num dos melhores lugares de condições de vento do mundo...

14/Fev/2011 - Carlos Chalaça - Touros - Rio Grande do Norte - Brasil

No Rio grande do norte na pontinha do brasil na praia de São miguel do gostoso! Cantinho perfeito para o kite surf, já que o esporte necessita de ventos fortes para um bom velejo."O lugar é realmente paradisíaco,todo mundo aqui, é muito acolhedor,um ajuda o outro para a prática do esporte"diz Carlos chalaça.

No momento em que chegamos a São Miguel do Gostoso, dia 8/02/2011 o vento não estava tão bom!Estava fraco sem condições de velejo!Esperamos mais um pouco acho que uns 20 a 30 minutos e ai começou a chegar um vento rajado, bem rajado, uma coisa impressionante de sentir

Ai não podia ser muito apressado e montar equipamento errado já que o vento ainda não estava constante!Teríamos que esperar e montar o kite certo para não ficarmos numa situação "over” os ventos entravam de 13, 18,20 nós em questão de segundos e não sabíamos com que tamanho de kite entrar!

Depois de um tempo o vento que esperávamos chegou e chegou bem confortável de velejar de 18,20 nós constante, velejamos por muito tempo, e ficamos muito felizes, pois estávamos sem velejar bem, por muito tempo sempre velejando com ventos fracos, pois a época de vento aqui para PE/porto de galinhas "maracaipe” não é tão propícias para

A prática do kite surf, pois a época boa para aqui, são em julho, agosto e lá em são Miguel do gostoso é realmente agora no verão!No segundo dia foi o mais perfeito, os ventos chegavam até 25 nós constantes e principalmente à tarde, pois todos os dias foram assim na parte da manhã não estava tão forte

E a tarde na enchente da maré, aumentava gradativamente e as ondas lá fora nos fundos de corais é que estavam boas mesmo extensas e o vento na direção adequada para a modalidade do kitewave. Nesse dia o Carlinhos acabou machucando o braço na prancha

Após dar um aéreo na onda que vinha sua direção. "Pousei,mais a alça da prancha não suportou o impacto e partiu deixando o parafuso de encaixe a mostra,fui a costa sangrando um pouco mais estava tudo bem só estava um pouco dormente o braço pois pegou bem no músculo de sensibilidade do braço"

Ele foi ao posto de são Miguel com o Mauro Dutra e ai não tinha problemas graves e voltou a velejar depois de um susto rápido. "Na realidade a alça já estava se partindo,e continuei a velejar,no caso eu teria que ter trocado as alças da prancha para que não acontecesse acidentes"diz o instrutor Carl os chalaça,

Esse foi o melhor dia!Foi o dia que rolou umas marolinhas nos fundos de corais lá fora a uns 400 metros da costa, e também foi o dia melhor de vento, pois velejamos todos com Kite pequenos tamanhos sete, 8,9 tamanhos perfeitos, para pesos diferentes, tipos de velejo diferentes!

O resto dos dias foi todo mais ou menos parecido com ondas pequenas na costa foi onde tiramos as fotos! E lá fora sempre com ondas melhores perfeitas por serem fundos de corais e maiores por já vim do oceano e quebrarem na bancada.

Lá o esporte que é muito praticado também é o Wind surf, pois tem uma guarderia bem no pico do velejo muito bem organizada e com lanches naturais. A noite fomos ao restaurante do André um paulista mais que estar super local de são Miguel um cara super gente fina e hospitaleiro nos atendeu muito bem em são Miguel e nos levou ao seu restaurante que fica num pico bem escondidinho de são Miguel mais é super perfeito pois é muito aconchegante

Levamos um som de voz e violão foi irado ter ido lá. Na sexta-feira dia 11/02/2011 arrumamos nossas coisas e partimos de São Miguel do Gostoso já sentíamos que o vento já tinha aumentado bem mais e achamos até que não teríamos condições de velejar com nosso equipamento,pois talvez ficaríamos

"over”, ou seja: "sendo arrastado com uma força demasiada do kite, a ponto de nos retirar do chão, sem nós querermos ai preferimos não velejar pra prevenir e também já estávamos super satisfeitos pelo bom velejo dos dias anteriores! fomos à busca de outro velejo, um velejo com aguá lisa ótimo para a prática do Freestyle e regata, fomos à barra do cunhaú no litoral sul do rio grande do norte e ficamos na Pousada kite surf do Adriano um senhor, velejador super gente fina e jovial

Com muita alegria e carisma também nos recebeu muito bem lá!E velejamos a tarde toda mais com um vento um pouco mais fraco mais ainda sim com uma ótima condição de vento!Os arrecifes protegem a praia literalmente e na verdade o velejo é bem no rio na realidade um braço de mar que é protegido pelos corais e ai fica um lugar muito calmo e perfeito para quem gosta de velejar em lugares sem ondulação para velocidade, fazer umas pegas com os amigos, e praticar o Freestyle

À noite fomos para a praia da pipa que fica bem perto de barra de cunhaú é só atravessar a balsa e pegar umas trilhas, todo percurso fica uns 15 quilômetros de lá. Em fim comemoramos todo o velejo na noite em pipa e foi show!É isso ai galera espero que gostem!

AGRADECIMENTOS: André do espaço mix pizzaria de são Miguel do gostoso,Adriano da pousada kite surf em barra de cunhaú,a todos de são Miguel do gostoso um povo humilde e hospitaleiro,e ao site surf guru que sempre estar com as previsões afiadas,e com um conteúdo de deixar inveja!