#viagens 
Peru

Trip da Equipe Blodder para o Peru

Fredy Pereira

Na verdade sempre tive uma vontade enorme em conhecer as ondas do Perú, desde a época em que passava o tempo no colégio desenhando as séries intermináveis de ondas perfeitas no meu caderno, aliado a isso, meus amigos que já haviam ido, não poupava elogios na qualidade do surf naquele país, então a partir de um chamado do sempre fissurado amigo Paulo Lima, do Pará, reuni motivação pra administrar o trabalho e a demanda familiar com vistas à realização de um antigo desejo.

Pois bem, reunimos quatro amigos, sendo um de Pernambuco, Bruno conhecido por Cachorro Louco, e mais três do Pará, Paulo Lima, Diogo e o companheiro que foi responsável pela maioria das imagens, Rick Resende e partimos pra mais uma empreitada rumo as desejadas ondas. Quando fui planejar a Trip me deparei com o baixo investimento, haja vista a real possibilidade em utilizar meus pontos da TAM (20000 PTOS Ida e Volta), então de cara já poderia economizar com a parte aérea, podendo voar até Lima sem custo algum, exceto lógico a taxa de embarque.

Chegando ao Perú outra boa surpresa financeira permeou toda a viagem, o alto poder de compra que nossa moeda tem frente à moeda Peruana, nosso real tem cerca de 50% a mais de valorização, aliado ao baixo custo dos produtos e serviços desse intrigante País.

A possibilidade de tirar uma semana para velejar em pleno mês de novembro junto a amigos, em um País desconhecido que apresenta um reconhecido potencial de ondas/vento com custo de uma viagem de duração similar a qualquer Estado do Nordeste, deixou a turma na maior pilha.

Então, depois de vinte e duas longas horas entre aeroporto,avião e carro chegamos a Lobitos, minúsculo vilarejo que faz parte da província de Piúra no extremo Norte do Perú, encravada em uma antiga base militar, aparentando mais àquelas cidades que vimos nos filmes de faroeste, a galera ficou na maior expectativa, já que pelo adiantar da hora não tínhamos como ver na real como de fato era o local. Nessa ocasião, cabe ressaltar, o apoio logístico e hospitalidade concedida pelo amigo José Antonio, dono de uma aconchegante pousada totalmente voltada a surfistas e velejadores que leva seu próprio nome: La casa de José Antonio, para aqueles que querem economizar e ficar em um ambiente familiar é perfeito, pois seu custo é extremamente baixo face aos benefícios oferecidos - três refeições diárias de alto nível preparada habilmente pela Maria – com Casa / Comida / ótimo ambiente por apenas inacreditáveis US$ 22,00 a cabeça, por dia, Lindo, perfeito, só falta amanhecer e correr para o mar e desfrutar as intermináveis esquerdas de Lobitos. Um fato interessante que merece registro é a particularidade da entrada de vento, até as 11:00hs é surf, sem vento, a partir desse horário, até as 17:00hs o vento canta, mesmo a previsão indicando no máximo de 13 knós, utilizamos quase todo o tempo kites com tamanho abaixo de 10, contrariando todas as previsões dos sites oficiais.

Passamos cerca de sete dias velejando e surfando intensamente, chegando até a se habituar à obrigatoriedade de utilizar roupas de Neoprene, face à reduzida temperatura da água, alias, o clima de lá, pelo menos nessa época do ano é muito frio, requerendo sempre um agasalho, mesmo de dia.

O único acontecimento desagradável foi o assalto sofrido por um grupo de Brasileiros que estavam lá no mesmo período, porém nosso amigo José Antonio, fez uma reunião com todo o grupo de Brasileiros assegurando que o Governo havia sido acionado e toda a comunidade local estava se mobilizando a fim de evitar, no futuro, outros incidentes dessa natureza em conseqüência a importância da presença dos Brasileiros para o local.

Para os velejadores, que sempre necessitam levar mais equipamento, outro local muito legal é o Hotel Aitama que tem uma localização privilegiada, em frete ao pico, permitindo a galera sempre cair no mar na melhor hora do dia, por um custo pouco superior, ficamos lá metade do nosso tempo.

Portanto, a Trip superou todas as expectativas, ondas bem legais, vento constante, muita harmonia entre o grupo e muita diversão.

A próxima é Cabo Verde galera.

Fredy

81/86364434

Galerias | Mais Galerias