#apneia #aprendizado #big surf #ondas grandes #saúde #surf #tow-in #treinamento 
Brasil

Treinamento de apneia: preparo do corpo físico, mental, emocional e energético

Fábio Palmeira - Domínio Corporal

Muitos acham que apneia para o surf é apenas sobre respiração. Tem muito mais coisas além disso, e é o que o nosso colunista, embaixador e colaborador Fábio Palmeira veio explicar pra gente.

Fala comunidade do Surfguru!

Após a grande repercussão da minha primeira matéria para o site (leia aqui) e dado o grande retorno positivo, em reunião com a redação do Surfguru, decidimos que seria interessante escrever sobre os caminhos a serem seguidos para os interessados em evoluir no surf, em especial aos que almejam surfar ondas cada vez maiores. Para isso, entrei em contato com alguns dos maiores surfistas de ondas grandes do Brasil para ajudar a entender melhor os caminhos por eles seguidos.

E nessa busca, fui à Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, para o curso “Mindfulness of Breathing - Be cool under pressure”, onde o mestre Coach de respiração Rafael Kroeff, fundador da RK Training Hawaii, ministrou um excelente treinamento. O evento, organizado pela Burle Experience na academia Bodytech do Posto 6 Barra da Tijuca, contou com a presença de grandes nomes do big surf nacional como Carlos Burle, Ian Cosenza, Michelle de Boullions, Lucas Fink, entre outros.

Carlos Burle dispensa apresentações, por tudo que fez e vem fazendo no mundo do surf. Mas não posso deixar de destacar o projeto criado em contrapartida a tudo que vivenciou, chamado de Burle Experience, que tem o propósito de levar qualidade de vida, bem estar e saúde através principalmente do surfe, com intuito de mostrar o surfe de uma visão mais holística, compartilhando também o nosso lifestyle e a preocupação com a natureza. 

Há alguns anos Burle conheceu o professor de yoga, surfista de ondas grandes e criador da RKTraining, Rafael Kroeff que, segundo ele, transformou sua forma de lidar com a respiração e, certamente, sua abordagem em condições extremas. Com intuito de compartilhar esses ensinamentos para que cada vez mais pessoas possam transformar suas vidas e melhorar sua performance esportiva por meio dessas técnicas, eles se uniram para realizar o curso.

Rafael tem se destacado com sua metodologia de treino, que dentre outros, aborda a hipoventilação, conceito pouco conhecido no mundo do surf, mas muito importante na prática do esporte em ondas grandes. Junto a isso, integra técnicas do yoga na busca da melhor performance. Segundo ele:

“...principalmente falando de ondas grandes, ou do surf de competição, você tem que estar num nível de treinar o corpo físico, mental, emocional e o energético para você conseguir acessar sua melhor performance da melhor forma possível.”


O treinamento com ele foi realmente diferenciado. As técnicas de apneia compiladas por ele em um protocolo de sua autoria se encaixam perfeitamente nas situações que vivenciamos na zona de impacto e trazem um autoconhecimento que nos leva a outro nível. Segundo Burle:

“é um processo que você tem que fazer aos poucos. Tem que estar coerente com suas habilidades, tem que estar coerente com seu preparo físico e com sua dedicação, sua disciplina e com tudo que você vai colocar de energia em cima desse processo.”

Burle também destaca a importância do tripé - malhar, se alimentar e descansar - para que se alcancem os objetivos pretendidos.

Foi uma experiência incrível estar no meio desses gigantes. Além do curso, tive a oportunidade de conhecer e entrevistar meus ídolos, de fazer uma sessão de Tow-in com o mestre Ian Cosenza e de dividir o line up com o ícone Rodrigo Resende. Para ver algumas imagens do treinamento e da sessão de tow-in, veja o vídeo:

Saio dessa imersão renovado na certeza que estou no caminho certo, e cada vez mais preparado para além de aplicar essas técnicas a meu próprio treinamento, poder compartilhar cada vez mais tudo que tenho aprendido em minha busca.

Galerias | Mais Galerias