#brasileiro #profissional #surf 
Garopaba - Santa Catarina - Brasil

Tomas Hermes fica com o último título brasileiro da temporada 2010

João Carvalho

O surfista de Barra Velha garantiu o primeiro lugar no ranking da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro e também o título de campeão catarinense no encerramento do Oakley Santa Catarina Surf Pro na Praia da Ferrugem no último domingo.

Ele já tinha vencido a etapa final do Brasil Surf Pro 2010 na Barra da Tijuca na semana anterior, onde Jean da Silva se tornou o primeiro catarinense campeão brasileiro em 24 anos de história do circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional – ABRASP.

Os catarinenses ganharam os dois principais títulos do surfe nacional, Carlos Kxot foi campeão brasileiro na categoria Master e Willian Cardoso campeão sul-americano da ASP South America. E para completar o ano de ouro de Santa Catarina, Alejo Muniz e Jacqueline Silva se classificaram para a elite mundial do ASP World Tour de 2011. Além de ratificar a conquista de Tomas Hermes, no Oakley Santa Catarina Surf Pro foram definidos os 15 surfistas da Divisão de Acesso para o Brasil Surf Pro 2011. Willian Cardoso ficou com a vaga do ranking estadual por ter terminado como vice-campeão catarinense, pois o campeão Tomas Hermes se garantiu pela Divisão Principal.

Não houve nenhuma mudança de nomes em Garopaba, apenas em algumas posições dentro do G-15. A relação final dos indicados pelo ranking de acesso é iniciada pelo quarto colocado, Bino Lopes (BA), seguido por Krystian Kymmerson (ES), Halley Batista (PE), Robson Santos (SP), Felipe Martins (CE), Danilo Costa (RN), Thiago de Sousa (CE), Luel Felipe (PE), Edvan Silva (CE), John Max (RN), Igor Morais (RJ), Isaias Silva (CE), Alan Donato (PE), com Marcelo Nunes (RN) e Patrick Tamberg, de Fernando de Noronha (PE), fechando a lista da Divisão de Acesso.

Eles completam o novo grupo de 52 surfistas da elite masculina, junto com os top-30 do Brasil Surf Pro 2010 e por sete indicados pelos circuitos estaduais e regionais homologados pela ABRASP. O último que faltava definir era o de Santa Catarina, cuja vaga ficou com Willian Cardoso. Outro vice-campeão estadual classificado foi o baiano Flavio Costa, pelo Rio de Janeiro, onde mora há muitos anos. Rodrigo Dornelles garantiu sua permanência com o bicampeonato gaúcho e o campeão paulista Matheus Toledo é uma das novidades da elite para o ano que vem. Já pelo Circuito Nordestino, entraram Cesar Aguiar (PE), Ulisses Meira (PB) e Itim Silva (CE).

11 ESTADOS NO BSP 2011 – Onze estados do país serão representados no Brasil Surf Pro 2011. Mais uma vez, o maior contingente estadual é de paulistas, com onze atletas na categoria masculina e quatro na feminina. O Ceará é a grande novidade por apresentar o segundo maior grupo, superando Rio de Janeiro e Santa Catarina pela primeira vez na história da Divisão Principal do Brasileiro implantada em 2000 pela ABRASP. São nove cearenses na masculina e a tetracampeã Tita Tavares voltando a defender o estado na feminina.

O Rio de Janeiro e Santa Catarina terão o mesmo número de nove surfistas. A diferença é na quantidade de representantes em cada categoria. Serão seis cariocas na masculina e três na feminina, contra cinco catarinenses entre os homens e quatro mulheres. Depois vem a Bahia com sete atletas só na masculina, Pernambuco com uma na feminina e cinco na masculina, incluindo a novidade Patrick Tamberg, de Fernando de Noronha, seguido pelo Rio Grande do Norte com quatro no masculino, a Paraiba com dois homens e Diana Cristina, com o Rio Grande do Sul, Espirito Santo e Alagoas, participando com um surfista cada. Com a saída do tricampeão brasileiro Peterson Rosa, pela primeira vez na história o estado do Paraná não terá ninguém na divisão de elite do surfe nacional.

CAMPEÕES BRASILEIROS – Com o último título definido no domingo, a relação dos campeões brasileiros de 2010 ficou assim: Jean da Silva (SC) e Suelen Naraisa (SP) faturaram os principais da temporada no Brasil Surf Pro, com Tomas Hermes (SC) e Diana Cristina (PB) ganhando os da Divisão de Acesso. Os vencedores no Longboard foram André Luiz Deca (RJ) e Atalanta Batista (PE), na categoria Master deu Carlos Kxot (SC) e Renato Coutinho (ES). Já Caio Ibelli (SP) conquistou o título brasileiro Pro Junior e uma vaga de convidado para o Brasil Surf Pro 2011.

RELAÇÃO DA NOVA ELITE NACIONAL DO BRASIL SURF PRO 2011 – DIVIDIDA POR ESTADOS:

SÃO PAULO – 15 surfistas – Heitor Pereira, Hizunomê Bettero, Ricardo Ferreira, David do Carmo, Renato Galvão, Flavio Nakagima, Odirlei Coutinho, Gilmar Silva, Robson Santos, Matheus Toledo, Caio Ibelli e na feminina a bicampeã brasileira Suelen Naraisa, Luana Coutinho, Camila Cassia e Bruna Queiroz.

CEARÁ – 10 surfistas – Marcio Farney, Messias Felix, Michel Roque, André Silva, Felipe Martins, Thiago de Sousa, Edvan Silva, Isaias Silva, Itim Silva e a tetracampeã brasileira Tita Tavares.

RIO DE JANEIRO – 09 – Leonardo Neves, Pedro Henrique, Leandro Bastos, Gustavo Fernandes, Simão Romão, Igor Morais, a tetracampeã brasileira Andréa Lopes, Taís de Almeida e Gabriela Teixeira.

SANTA CATARINA – 09 – os campeões brasileiros de 2010, Jean da Silva e Tomas Hermes e mais Diego Rosa, Guga Arruda, Willian Cardoso, Juliana Quint, Gabriela Leite, Susã Leal e Marina Werneck.

BAHIA – 07 – Bruno Galini, Rudá Carvalho, Franklin Serpa, Alandreson Martins, Wilson Nora, Bino Lopes e Flavio Costa voltando à elite pelo vice-campeonato no ranking estadual do Rio de Janeiro, vencido pelo carioca Igor Morais.

PERNAMBUCO – 06 – Halley Batista, Luel Felipe, Alan Donato, Cesar Aguiar e Patrick Tamberg, de Fernando de Noronha, além de Monik Santos na categoria feminina.

RIO GRANDE DO NORTE – 04 – o vice-campeão brasileiro Alan Jhones, Danilo Costa, John Max e Marcelo Nunes.

PARAIBA - 03 – Jano Belo, Ulisses Meira e a tetracampeã brasileira da Divisão de Acesso, Diana Cristina.

ALAGOAS – 01 – o campeão brasileiro de 2001, Tânio Barreto.

ESPIRITO SANTO – 01 – Krystian Kymmerson é uma das novidades da elite em 2011.

RIO GRANDE DO SUL – 01 – o bicampeão gaúcho Rodrigo Dornelles.

Galerias | Mais Galerias