#surf 

Tita Tavares e Fabinho Silva recebem homenagem em Fortaleza

Luiz Freire

O Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciencia e Esporte-CUCA, Barra do Ceará, em Fortaleza, recebeu no último dia 25 de Novembro a visita dos grandes ídolos do surf brasileiro e mundial Fabinho Silva e Tita Tavares.

O encontro que foi mediado pelo presidente da Federação de Surf do estado do Ceará, Amélio Jr, possibilitou um compartilhar de ricas experiencias entre Tita, Fabinho e cerca de 220 crianças, adolescentes e jovens de 11 escolas de surf de Fortaleza que compõem o Projeto Juventude na Onda. 

Após a exibição do documentário Titan Kids, Tita Tavares e Fábio Silva falaram um pouco sobre suas trajetórias de vida no circuito mundial e das dificuldades culturais, aventuras e conquistas vivenciadas nesses percursos. Um dos momentos mais emocionantes do encontro foram as palavras e lágrimas de Tita Tavares sobre sua garra de dar sempre a volta por cima diante de tanta dificuldade bem como das lindas palavras de agradecimento de Fabinho Silva, á todos que fizeram uma corrente de fé e que colaboraram para a recuperação de sua saúde. De acordo com o próprio Fabinho, em Março de 2015 ele já estará de volta as atividades dentro dágua com seu show de manobras e carisma. 

Tita e Fabinho receberam ainda uma linda homenagem feita por todos os jovens surfistas, instrutores de surf e bodyboard presentes assim como do secretário de Juventude de Fortaleza, Júli Brizzi que entregaram duas pinturas de ambos surfando como forma de reconhecimento a toda dedicação desempenhada no mundo do surf. 

SOBRE O PROJETO JUVENTUDE NA ONDA

Da Praia do Futuro à Barra do Ceará, centenas de jovens dropam ondas em escolinhas de surf com pouca ou quase nenhuma estrutura de atendimento ou apoio e em territórios de alta violencia. Com o propósito de agir sobre este cenário, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, executado pelo CUCA da Barra do Ceará, em parceria com a Federação de Surf do Estado do Ceará lançaram em 2013 o projeto Juventude na Onda, que dar apoio às escolas de surf participantes e realiza ações de qualificação dos instrutores de surf na perspectivas da promoçao dos direitos humanos dos jovens atendidos pelas escolas de surf.

Em 2015, o Projeto passou por uma reformulação de atuação e já ofertou curso de fabricação de pranchas para 23 jovens das escolas de surf em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimentos Social-STDS de Fortaleza e possibilitou a formação de multiplicadores de Projetos de Vidas com os instrutores de surf e representantes das 14 entidades que compoẽm o Projeto Juventude na Onda. Ainda segue suas atividades com Ciclo de Projetos de Vidas nas escolas, 3 mini-campeonatos de surf, Palestras a cada dois meses com profissionais consagrados nas mais variadas áreas do surf além de ações em Artes Visuais, meio ambiente e emprendedorismo. 

O Projeto Juventude na Onda conta com a parceria institucional da Universidade Federal do Ceará-UFC através do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança-NUCEPEC e do Projeto de Extensão Re-tratos,que investiga e traça possibilidades de intervenções sobre a violencia e a juventude em Fortaleza.

ROUPAS E ACESSÓRIOS DE SURF E SKATE VOCÊ ENCONTRA NO SURFGURUSHOP.COM.BR