Thundercloud
Cloudbreak grande é assustador e ao mesmo tempo bonito, este filme documenta 3 swells épicos que ocorreram neste famoso pico das ilhas Fiji, culminando com o swell que ocorreu durante o Volcom Fiji Pro em 2012
04/Fev/2014 - Talon Clemow - Tavarua - Nadroga-Navosa - Ilhas FijiEm junho de 2012, Cloudbreak de Fiji entregou um dos dias mais históricos de surf. Um grande swell rolou no meio da janela de competição de um dos eventos mais esperados do surf profissional, o Volcom Fiji Pro, e os fans do surf salivavam ao pensar nos surfistas mais famosos do mundo sendo postos à prova extrema.
Enquanto muitos participantes se prepararam para enfrentar o medo da aniquilação nas mãos do oceano, numa das mais inspiradoras ocasiões, foi feita a decisão de cancelar o evento. Foi uma decisão que dividiu o mundo do surf e lança mais dúvidas sobre o profissionalismo do esporte. Um grupo seleto remou para fora de qualquer maneira e acompanhados por uma série de artistas mais dedicados do surf de ondas grandes, descobriu um novo reino a desbravar.
Um reino onde a imortalidade não era certeza, mas certamente testado e onde Cloudbreak, uma onda que tinha estado fora dos limites para o público do surf desde a sua descoberta no início dos anos 80, revelou-se como quase inexplicavelmente assustadora e ao mesmo tempo bonita.
"Thundercloud " é o documentário que traça a história de um dos mais controversos e reverenciados picos de surf do mundo neste dia épico.
Dirigido, produzido, filmado e editado em três anos por Talon Clemow, da One Palm Media, o filme Thundercloud, de duas horas foi originalmente destinado a mostrar o surf incrível capturado durante três swells importantes em Cloudbreak, o primeiro dos quais ocorreu em 2010.
A medida que a filmagem progredia, ficou claro para Clemow que uma história mais profunda, mais rica sobre um dos primeiros resorts de surf do mundo, a ilha de Tavarua - estabelecido no atol mais próximo do infame Cloudbreak - tinha em sua maior parte, se mantido sem nenhum registro, e isso se tornou a narrativa de fundo para " Thundercloud ".
"Depois que eles montaram acampamento lá em 1984, os fundadores americanos de Tavarua, Scott Funk e Dave Clark, estabeleceram um dos acordos mais originais do surf, pois eles tiveram acesso e controle exclusivo de uma onda de classe mundial, através de uma colaboração entre os guardiões locais e o Governo de Fiji - e que o acesso foi fortemente reforçado", explica Clemow.
"Como uma estratégia de negócios que foi um golpe de mestre, mas com um precedente para a tribo nômade do mundo dos surfistas, era francamente assustador. Quantos outros spots idílicos também podem se tornar restritos? Felizmente, o modelo exclusivo do resort permanece em grande parte sem sem copiado e só por causa do recente decreto (mudança na lei fijiana) que estas sessões inovadoras se tornaram possível."
'O elenco de surf do Thundercloud inclui Mark Healey (Haw) , Shane Dorian (Haw) , Reef McIntosh (Haw) , Greg Long (EUA), Joel Parkinson (AUS) , Laurie Towner (AUS), Grant "Twiggy" Baker (AFS) , Dave Wassal (Haw), Mick Fanning (AUS), Makua Rothman (Haw) , Ryan Hipwood (AUS) e Kelly Slater (EUA). A fotografia adicional foi fornecida por Jon Frank, Chris Bryan, Andrew Christie, Nick Pollet, Matt Shuster, Kendall O'Brien e Shagga Saffigna.
A estreia mundial será 13 de fevereiro de 2014 em Hayden Orpheum Picture Palace, Cremorne, Nova Gales do Sul, Austrália.
Reportagem traduzida do site da One Palm Media