#profissional #surf 
Saquarema - Rio de Janeiro - Brasil

Thiago de Sousa conquista Seletivas Petrobras 2009

Chico Padilha

Evento integra à divisão nacional de acesso Brasil Tour que prevê decisão na capital cearense

O cearense Thiago de Sousa, mesmo superado ontem pelo carioca Leandro Bastos, conquistou na Praia de Itaúna, Saquarema, Rio de Janeiro, ao título das Seletivas Petrobras de Surf 2009.

Foi a segunda final consecutiva do surfista da Praia de Iparana, Caucaia, no torneio este ano após ausência na abertura em Santa Catarina, vencida justamente pelo paulista Odirlei Coutinho, que no ranking final das Seletivas alcançou 1800 pontos e foi segundo geral, permanecendo líder do Brasil Tour graças a vitória em etapa de 750 pontos no Rio Grande do Sul e especialmente devido ao zero nacional que Thiago pode vir a descartar em casa.

Houve emoção já na semifinal em que precisando de quase seis o atleta do Ceará, passou a meia dúzia de pontos em treze centésimos, impedindo assim Simão Romão ir a final em que já estava definido o também carioca Leandro Bastos, e na qual a temporada já estava tinha Thiago como vencedor.

Título Brasil Tour

As três Seletivas Petrobras não possuem descarte e são válidas pela divisão de acesso nacional, o Brasil Tour, de ainda previstos eventos regionais, um deles de Nordestino.

Uma nova etapa nacional de quarenta mil reais distribuídos e 1000 pontos ao campeão, praticamente colocaria Thiago, na liderança do acesso nacional, e a prova prevista pode acontecer em Fortaleza, Ceará, o que deve se confirmar.

Tradição é cearense campeão

Vencer às Seletivas Petrobras Masculinas já é uma tradição cearense, o estado conquista o torneio desde 2007, primeiro com Messias Félix, atual líder do SuperSurf, ano passado faturou Adilton Mariano, e na atual temporada foi Thiago o melhor em três resultados, o que para ele na prática foram apenas dois em função do zero somado, pois venceu ao estrear na temporada em Pernambuco, palco da segunda das três Seletivas Petrobras, e vitória decisiva para que Thiago de Sousa ontem, com vice título, chegasse aos 1860 pontos sessenta a mais que a soma do paulista Odirlei Coutinho, que foi segundo ao término da etapa sudeste na praia fluminense de Itaúna, Saquarema.

Expectativa pelo Brasil Tour

A expectativa é de que Thiago consiga confirmar também ao título do Brasil Tour, e se for em prevista etapa na fortalezense Praia do Futuro, suas chances aumentam muito em especial devido a somar todos os pontos que alcançar sem falar que nas ondas da principal praia de eventos de surf na capital ele tem bom retrospecto. Ano passado, por exemplo, na etapa regional Smolder Pro na Pria do Futuro ele foi o quarto colocado, resultado que, coincidentemente, lhe permitiu descartar zero rumo ao vice campeonato na disputa cem por cento cearense que Edvan Silva faturou na etapa final 2008 na Taíba, São Gonçalo do Amarante.

Mas não é apenas o agora favorito Thiago o cearense com chances ao título Brasil Tour 2009 se acontecera etapa final da divisão de acesso Brasil na capital, Méssias Félix corre por fora e teria chance então de unificar aos principais títulos nacionais líder que do SuperSurf, elite dos profissionais.

Outros surfistas nordestinos sairam neste domingo da lista de classificados pelo Brasil Tour ao SuperSurf 2010, não foi o caso do cearense da praia da Caponga, em Cascável, Marcio Farney, que dividiu o terceiro lugar no pódio ao ser parado pelo carioca Leandro Basto, campeão da etapa.

Tanto Marcio quanto Thiago no entanto estão cotados para dispensar as vagas que hoje garantem na elite 2010 via Brasil Tour, pois há chances reais de se reclassificarem pelo próprio SuperSurf no qual ele é suplente e foi vice do líder Messias na terceira e mais recente etapa.

A vaga em Santa Catarina, próxima parada da elite, pode vir para Farney em função da ausência de atleta, a exemplo de um que que sequer competiu em Saquarema, Jorge Spanner, do Rio de Janeiro, do contrário ele será um dos oito nomes em triagem em que se não avançar ganha novo zero na soma.

Galerias | Mais Galerias