#inovação #tubarões #ataques 
África do Sul

Testada Nova Tecnologia de Cabo que Repele Tubarões

Australia Network News

Segundo os pesquisadores, o cabo confunde os sistemas sensoriais dos tubarões, com uma taxa de sucesso de 100 por cento.

O Governo Sul-Africano testou com sucesso um cabo repelente de tubarão. O teste envolveu 52 grandes tubarões brancos se aproximando o cabo pulsante por quatro semanas.

O cabo poderá eliminar a necessidade de redes de tubarão e linhas de boia, que tem sido conhecidas por prejudicar espécies de tubarão inofensivas, tais como os tubarões mangona.

Os fabricantes do cabo afirmam que ele não prejudica os tubarões ou outras espécies marinhas.  Ele flutua logo abaixo da superfície do oceano e é muito menos complicado do que os modelos atuais de redes de tubarão.

Atualmente, o governo australiano está de olho no cabo como uma opção para drumlines e redes.

Paul von Blerk, que vem trabalhando no projeto há anos, disse que os humanos e os tubarões ficariam separados pelo cabo simples. "Nós observamos que ele funciona todas as vezes, e nós gostaríamos de trazê-lo para as praias de Perth dentro de alguns anos", disse ao Australia News. "Vamos agora trabalhar na produção de uma versão comercial para os governos, e esperamos baixar o custo para em torno dos US$ 200.000."

O sr. von Blerk ajudou a criar o pequeno impedimento de tubarão conhecido como Shark Shield, que agora está disponível em pads de tração para pranchas de surf.

Este dispositivo pode ser a chave para a prevenção de ataques de tubarão sem prejudicar outras espécies marinhas porque ao contrário de estratégias de dissuasão tubarão atuais, particularmente o uso de linhas de boia, o cabo não prejudica os tubarões nem os seres humanos.

Fonte: Australia Network News

Galerias | Mais Galerias