#terremoto #fenômenos naturais #tsunami #ondas grandes 
Maluku do Norte - Indonésia

Terremoto Provoca Pequeno Tsunami na Indonésia

USA Today

Um forte terremoto ocorreu no fundo do mar no leste da Indonésia no sábado, provocando um pequeno tsunami e algum pânico, mas sem deixar vítimas ou grandes danos.

O terremoto de 7.1 graus, ocorreu a oeste da ilha de Halmahera, que fica a cerca de quatro horas de vôo da capital, Jacarta.

A agência meteorológica da Indonésia disse que um tsunami de 9 centímetros lavou a pequena ilha de Jailolo mas não causou danos. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico depois suspendeu o seu alerta de potencial de ondas perigosas para as comunidades costeiras.

O terremoto foi fortemente sentido em várias cidades do leste da Indonésia, levando a muitas pessoas a correr das casas e outros edifícios.

Maior arquipélago do mundo, a Indonésia é propensa a terremotos devido à sua localização no "Anel de Fogo do Pacífico" um arco de vulcões e falhas geológicas na bacia do oceano Pacífico.

Em 2004, um terremoto monstro na ponta da Ilha de Sumatra provocou um tsunami que matou 230 mil pessoas em uma dúzia de países. A maioria das mortes foram em Sumatra.

Traduzido do USA Today

Galerias | Mais Galerias