#terremoto #fenômenos naturais #estudos #tsunami #ondas grandes 
Estados Unidos

Terremoto no Chile: Este Foi Grande, Mas Vem um Maior

Emma Lacey-Bordeaux - CNN

Os geólogos afirmam que um terremoto ainda maior que o de magnitude 8,2, ocorrido na terça-feira 1 de abril na região, está à espreita.

Um terremoto de magnitude 8,2 atingiu a costa do norte do Chile na terça à noite (1 de abril), provocando pequenos deslizamentos de terra, desencadeando um tsunami e matando pelo menos cinco pessoas.

Mas os geólogos dizem que um terremoto ainda maior na região está à espreita. "Esta magnitude de 8,2 não é o grande terremoto que esperávamos nesta área", disse Mark Simons, um geofísico da Caltech, em Pasadena, Califórnia. "Estamos esperando um terremoto potencialmente ainda maior."

"Nós não sabemos quando isso vai ocorrer ", disse ele. Aqui está o porquê: O Chile fica em um arco de vulcões e falhas geológicas que circundam o Oceano Pacífico, conhecida como "Anel de Fogo". Esta área vê freqüentes terremotos e erupções vulcânicas. Não faltou atividade sísmica no Chile nos últimos anos.

Desde 1973 o Chile teve mais de uma dúzia de terremotos de magnitude 7.0 e acima. Em 2010, cerca de 500 pessoas morreram quando um terremoto de magnitude 8,8 atingiu. Esse terremoto foi tão violento que uma cidade inteira se moveu por cerca de 3 metros para oeste.

Simons diz que o terremoto desta terça-feira é de interesse porque a linha de falha ao longo da costa do Chile tem constantemente mudado durante os últimos 140 anos.

Nas últimas semanas, esta área tem tido um grupo de atividade - algo como 50 a 100 tremores  menores. Em seguida, no mês passado, um terremoto de magnitude 6,7 e outro de 6,1 ocorreram. Quando terremotos acontecem, a superfície se rompe. Os dois lados da falha deslizam uma sobre a outra.

Mas a área ao norte e ao sul do terremoto de terça-feira "não se rompeu neste evento", disse Simons. E "ainda é uma área que não se rompeu em cerca de anos 140."

Dado que é uma área de terremotos frequentes, e rupturas freqüentes, é apenas uma questão de tempo. "Esperamos que um outro terremoto entre 8,8 a 8,9 ocorra aqui em algum momento no futuro", disse Simons.

A boa notícia? "Pode não ocorrer por muitos e muitos anos."

Notícia traduzida do site da CNN

Links Relacionados:

TSUNAMI ATINGE A COSTA DO CHILE E SE ESPALHA PELO PACÍFICO

Galerias | Mais Galerias