#ondas perfeitas 
Hawaii - Estados Unidos

Temporada Havaiana começa a todo vapor

Gustavo Foerster

A temporada havaiana 2012/2013 começou com força total aqui no North Shore de Oahu

Picos como Mokuleia e Backyards funcionaram a todo vapor nos 2 grandes swells que marcaram o mês de outubro. Waimea quebrou com 20 pés de face sólido fazendo a cabeça dos big riders de plantão. Foi um grande início de temporada marcada com umas das maiores ondulações dos últimos 15 anos.

Mas pra quem pensa que o Hawaii só dá onda no inverno está muito engando. No South Shore, na região de Waikiki, diversos picos quebram de gala quando a ondulação favorece pra esse lado. O velejo também é incrível em praias como Kailua e Diamond Head. Existem vários picos de surf nessa região e se você souber acertar é possível surfar sozinho ou só com os amigos.

O Hawaii é um lugar que possui diversão para todos os gostos. Se você é iniciante no surf, procure os dias pequenos e surf em Haleiwa, Freddy Land, Laniekea e Puena Point. Se já é avançado, Pipeline, Waimea, Backdoor, Off the Wall são algumas das opções. Na verdade o North Shore possui diversos picos um do lado do outro e é só procurar que há sempre uma boa opção de surf.

Para o kite, Mokuleia é sempre a opção mais garantida. Com vento side on shore e boas direitas, o pico é frequantado por grandes profissionais do esporte. Felix Pivec é um deles e está sempre na área testando os seus kites.

Já Backyards precisa de um vento especial pra ficar bom, normalmente é muito terral, falhando nas ondas, o que torna um velejo um tanto “insano” ! Mas as direitas possuem formação perfeita, muitas vezes alguns tubos mas é preciso cuidado com a bancada que é rasa. Outro fator é se derrubar a pipa provavelmente vai sair em Sunset nadando, no meio dos surfistas o que não é uma boa opção em se tratando de Hawaii.

No East Side da Ilha também tem diversos picos que são muito bons para o kite. Os ventos bombam nessa parte da ilha e existem diversas bancadas de corais com ondas perfeitas. Basta escolher o seu local, e correr pra água pois a diversão é garantida.

O bicho vai pegar esse mês em Oahu com a realização da Tríplice Coroa Havaiana, evento que encerra o circuito mundial de surf. A última etapa é realizada em Pipeline com os melhores surfistas do mundo.

Agora neste fim de ano as atenções também se voltam pra Maui, onde teremos a etapa final do KSP World Tour. O Aloha News vai levar você até essa ilha e trazer tudo sobre esse paraíso do velejo, e uma reportagem sobre a participação dos brasileiros no circuito mundial de kitewave. Vejo vocês em Maui!

Bons ventos e boas ondas!

Galerias | Mais Galerias