#clima #viagens #previsão #picos 

Tempestades que Produzem Swell Deverão Mudar de Padrão

USGS

Em um golpe duplo para o futuro do surf, um estudo divulgado esta semana pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos afirma que um clima global em rápida mutação provavelmente afetará picos de surf de alta classe em todo o mundo.

subida do nível dos oceanos deverá acabar com muitos dos picos que funcionam na maré baixa, enquanto a alteração das trajetórias de tempestades afetará intensidade e direção dos swells. 

Na Califórnia, uma das principais fontes para a ressaca são tempestades em mar aberto, que mudariam a sua trajetória de rotina até 2100, enviando swells paralelos à costa em vez de em direção a ela.

Os pesquisadores descobriram isso ajustando modelos de computador para projetar o surf em um mundo em aquecimento, e ficaram muito perplexos com as conclusões. Até agora os cientistas e a comunidade do surf em geral assumiram que um ambiente globalmente aquecido produziria mais tempestades e, portanto, mais ondas, mas o pesquisador Li Erikson disse que os modelos apontam para padrões de tempestade que produziriam menos surf nos picos mais famosos de hoje.

Traduzido de Surfers Village

Galerias | Mais Galerias