#previsão #análise #alerta #big surf #ondas extremas #vento #surf #longboard #notícias 
Brasil

Tem bomba chegando na semana olímpica e o #SurfugruAvisou

Equipe Surfguru

Uma grande ondulação de sul-sudoeste chega no litoral sul brasileiro e vai fazer o mar subindo bastante. Podemos ter ondas acima dos 4m de altura!

Aloha galera!

Já está sabendo da onda de frio histórica que pode chegar ao país essa semana? Então, essa massa de ar frio deve vir acompanhada de uma ondulação bem grande e intensa. O ciclone extratropical que formará as ondas será bem intenso e devemos ter muito vento no litoral sul.

Para a galera do Espírito Santo para cima, podem ficar tranquilos que a expectativa é boa para a sequência da ondulação, quando ela vira mais de sudeste. Além disso, vale destacar que podemos ter ondas por um longo tempo em algumas praias do nosso litoral.

Só quem é Surfguru PRO tem 15 dias de previsão para todos os picos, pode comparar ondulações que estão chegando com condições passadas no Histórico de Previsão, configurar alertas personalizados para os secrets e muito mais! 

Acesse em surfguru.com.br/pro e assine. Com o código PRO30 você tem 1 mês grátis antes da primeira cobrança!

Rio Grande do Sul

A partir de hoje (terça, 27/07) o vento e a ondulação viraram para sul-sudoeste e o mar vai começar a subir no RS. Porém, o vento deve seguir intenso e as ondas continuam ganhando força na quarta-feira (28/07) mesmo com o tamanho na casa dos 2,5m de sudoeste. Já na quinta (29/07), o mar deve subir de vez e chegar a 4,2m com 13 segundos de período com a direção virando para sul. Vai estar enorme! O vento na quinta deve estar soprando mais de Oeste, então pode ajudar na formação das ondas no estado.

A previsão indica que o mar deve descer rapidamente após atingir o pico na quinta. Sexta (30/07) deve começar o dia com o mar acima dos 3m e acabar com o mar abaixo dos 2m com 11 segundos de período. Além disso, no final de sexta e início de sábado (31/07), a direção vira para sul-sudeste e as ondas estabilizam com 1,8m e 11 segundos de período. O vento também deve ser menos intenso nesses dois dias e podemos ter altas ondas quebrando em diversos picos do estado gaúcho.

GRAFICO DE ALTURA DAS ONDAS PARA TORRES

Gráfico de altura das ondas para Torres-RS

GRAFICO DE VENTO PARA TORRES

Gráfico de vento para Torres-RS

Santa Catarina

No estado catarinense a expectativa não é de que o mar fique tão grande, mesmo assim ainda teremos altas ondas no estado. No fim do dia de hoje (terça, 27/04) o mar vai começar a reagir rapidamente com vagas de de sul chegando a 3m com 7 segundos de período. Na quarta (28/07), as ondas diminuem um pouco para 2,2m antes de voltarem a subir. Vale destacar que o período seguirá subindo ao longo do dia. Na quinta (29/07), o mar vai chegar no seu pico de altura, com 3,5m com 12 segundos de período com a ondulação ainda de sul.

O vento deve ser menos intenso do que no estado do Rio Grande do Sul, chegando forte de sul na terça e diminuindo já na quarta, virando para oeste. Na quinta o vento deve permanecer bem fraco, mantendo a formação das ondas boas e ajudando na maioria dos picos do estado. 

A partir de sexta (31/07), o mar começa a diminuir e a ondulação roda para sul-sudeste fechando o dia com 2,4m e 11 segundos de período. Já a partir de sábado o mar fica com 1,8m e 11 segundos de período com a ondulação de sudeste. O vento permanece bem fraco e não deve atrapalhar pode ajudar na formação ao longo do dia mesmo rodando de direção.

MAPA ESPECTRAL E DE ALTRUA PARA FLORIPA

Mapa de altura das ondas e espectral para Floripa-SC dia 29/07

Paraná

Chegando ao Paraná, a ondulação vai chegar bem no finzinho do dia de hoje (27/07), fazendo o mar subir para 2,5m com 8 segundos de perído de sul-sueste. Na quarta (28/07), o mar começa a descer um pouco antes de se estabilizar com 1,6m. O vento durante o dia deve rodar, entre sul-sudoeste e leste ao longo do dia e variado de intensidade.

Já na quinta (29/07), a ondulação roda para sul-sudeste e o período sobe para 13 segundos, então devemos ter boas ondas. O vento de oeste de manhã, virando para leste mais amenos à tarde. O vento deve permanecer assim na sexta (30/07) ajudando nas condições de surf que seguirão acima de 1,8m de sul-sudeste com 13 segundos de período. No sábado (31/07), as ondas diminuem um pouco para 1,3m com 12 segundos de período.

GRAFICO DE VENTO PARA MATINHOS-PR

Gráfico de altura das ondas para Matinhos-PR

GRAFICO DE VENTO PARA MATINHOS

Gráfico de vento para Matinhos-PR

São Paulo

Em SP, a ondulação chega apenas na quarta (28/07) e as ondas começam a subir mais lentamente. Além disso, as ondas de até 2,5m do dia chegam com fortes ventos de sudoeste e ganham força ao longo de todo o dia. Durante a quinta (29/07), o mar segue ganhando força e chega a 3,5m com 14 segundos de período vindo de sul. Infelizmente ainda teremos uma predominância dos ventos de sudoeste no estado e pode atrapalhar a formação na maioria dos picos. 

Na sexta (30/07), o mar ainda estará muito grande com ondas descendo de 3,2m para 2,6m ao longo do dia com 14 segundos de período vindo de sul. Na sexta, porém, o vento diminui bastante e mesmo soprando de sudoeste, deve atrapalhar menos a formação das ondas que nos dias anteriores. No sábado (31/07), o mar descerá para 2,1m com 12 segundos de período e deve ficar parecido no resto do fim de semana com a ondulação virando para sul-sudeste. Outra notícia boa é que o vento deve soprar de nordeste e favorecer a formação em várias praias do litoral do estado, principalmente no litoral norte.

MAPA DE ALTURA DAS ONDAS E ESPECTRAL PARA UBATUBA

Mapa de altura das ondas e espectral para Ubatuba-SP dia 29/07

Rio de Janeiro

A situação é parecida no RJ, com a ondulação encostando apenas na quarta (28/07) de sul-sudoeste, mas sobe mais rápido. Na quarta mesmo o mar chega a 2,9 com 10 segundos no fim do dia, mas já na quinta (29/07) o mar segue ganhando muita força e chega a 4,2m com 14 segundos de período vindo de sul-sudoeste. Vai ficar ENORME! O problema é que o vento de sudoeste deve atrapalhar nos dois dias e deixar as condições bem difíceis com velocidade acima dos 20 nós. 

Na sexta (30/07), o mar desce, mas sge muito grande, acima os 3m de altura durante todo o dia (começa o dia perto dos 4m e vai diminuindo). O perído segue alto, com 13 segundos, mas a direção roda ao longo do dia virando para sul. O vento segue de sudoeste, mas diminui a intensidade consideravelmente. Para sábado (31/07) e domingo (01/08) a expectativa é de que tenhamos ótimas ondas, com a ondulação de sul rodando para sudeste, com 2,9m no sábado e 2m no domingo e com o vento nordeste ao longo dos dias.

GRAFICO DE ALTURA DAS ONDAS PARA RJ

Gráfico de altura das ondas para Rio de Janeiro-RJ

GRAFICO DE VENTO PARA RJ

Gráfico de vento para Rio de Janeiro-RJ

Espírito Santo

No estado capixaba, a ondulação de sul encosta apenas na quinta feira (29/07) e fará as ondas reagirem bem. A previsão indica que no fim do dia podemos ter 4m com 11 segundos vindos de sul. Mesmo com o pico da ondulação passando rápido. a previsão indica que as ondas devem permanecer na costa. O vento sudoeste de moderado a forte deve ser predominante tanto na quinta, quanto na sexta (30/07), quando o mar estará com 3m e 15 segundos de período.

No sábado (31/07), o mar estabilza com 2,5m e 14 segundos de período e devemos ter altas ondas no litoral do estado. O vento de sudoeste dá uma leve amenizada e deve ajudar na formação das ondas. No domingo (01/08), o vento roda para sudeste e pode atrapalhar um pouco a formação das ondas, mesmo estando ainda mais fraco. Ainda teremos boas condições, com o mar na casa dos 2,5m e o peíodo de 12 segundos e diminuindo para o início da semana.

MAPA DE ALTURA DAS ONDAS E ESPECTRAL APRA VILA CELHA

Mapa de altura das ondas e espectral para Vila Velha-ES dia 30/07

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Boa semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!

 

Galerias | Mais Galerias