#ondas grandes #ondas perfeitas #surf #session 
Vila da Quixaba - Vila dos Remedios - Fernando de Noronha - Brasil

Swell épico em Noronha

Guilherme Coutinho

Épico, seria a palavra que melhor define o big swell que chegou a Fernando de Noronha entre os dias 15 e 17 de Janeiro de 2013, para alegria de uns e desespero de outros o mar ficou nervoso.

O dia 16 de Janeiro de 2013 amanheceu em Noronha e as condições de surf extrapolaram todos os limites até hoje vistos. Ondas de 15 pés apontavam no outside bem atras da segunda laje da Cacimba do Padre desafiando a coragem e o preparo dos que se atreveram a entrar no mar.

Na terça-feira, 15 de janeiro, o mar já estava crescendo com séries de mais de 10 pés quebrando clean e perfeitas. Guilherme entrou com uma 6'8 e remou por mais de uma hora, sem conseguir dropar uma onda, então, se posicionou mais em baixo e pagou caro por isso, levou a maior série do final do dia, umas com mais de 12 pés, na cabeça, perdeu a prancha e quase morreu, depois de várias ondas na cabeça, conseguiu ser arremessado e chegou na praia, sobrevivendo, pois em Noronha ainda não existe ainda um grupamento de salva-vidas nestas condições extremas.

Na quarta-feira, dia 16, o mar amanheceu gigante e vi que o mar não dava mais para mim surfar, então, a minha pancha Marroquim 7'4 foi emprestada e depois vendida para o cearense Adilton Mariano, que foi um dos destaques do bigday. Além dele também se destacaram Aldemir Calunga, no primeiro grande teste depois do acidente em Puerto Escondido, México, Alan Rangel, o também local Budai dos Santos e o top Jadson "tomado"André, entre outros que entraram e pegaram uma ou outra para sair, daquele mar nervoso e gigante.

A coisa estava extrema e sinistra e o risco de morte naquelas condições era real e por pouco não aconteceu o pior.

Pelo andar da carruagem, essa temporada vai ser alucinante com muitos swells grandes chegando ao lado Norte da ilha de Noronha. É ficar acompanhando as previsões do Surfguru e se preparar para pegar as bombas.

ALOHA a todos.

Galerias | Mais Galerias