Brasil

Swell de Sul bombando no Sul e Sudeste nesta semana

Surfguru

Um ciclone extratropical no oceano, interage com uma alta pressão no litoral da Argentina, gerando um swell com muita energia que marcha em direção ao litoral Sul e Sudeste do Brasil. Na quarta outro ciclone chega no litoral do RS e bagunça um pouco o mar

SUL

No Rio Grande do Sul o swell entra na terça com 1.9 m com direção de 154 graus de sul-sudeste e 14 segundos de período, vento leste fraco cedo e ficando forte de leste-nordeste durante o dia, maré bem seca -0.1 cedo as 7:26 h, podendo rolar boas bem cedo em diversos picos se o vento não atrapalhar, mas o destaque fica para as ondas dos Molhes e outros picos protegidos do vento leste-nordeste.


Na quarta o swell perde força, e o vento Nordeste se intensifica, por causa chegada de outro ciclone extra tropical na costa do estado, deixando o mar sem muitas condições, apenas para picos bem protegidos.

Teremos 1.9 m de leste com 82 graus e 8 segundos, combinado com um swell de Sul Sudeste com 160 graus e 14 segundos, que perde força ao longo do dia.

Na quinta ondas de 1.5 m de leste com 99 graus, vento sudoeste fraco cedo e se intensificando durante o dia.

Na sexta uma nova ondulação com 1.4 m de sul-sudeste com 159 graus e 12 segundos, vento sudeste moderado. No sábado o mar diminui para 1.1 m com 159 graus e 10 segundos, porém com vento nordeste forte, domingo e segunda ondas bem fracas.

No Paraná o swell não entra com muita intensidade, porém com ótimo período, ondas com 1 m com 140 graus de sudeste e 16 segundos, subindo durante o dia, bem cedo vento sudeste fraco, podemos ter boas ondas no pico de Matinhos, porém o vento vai ficando leste e mais forte ao longo do dia.

Na quarta a ondulação vira para leste 1 m com 97 graus e 7 segundos, vento nordeste moderado a forte, não deve ter muitas condições.

Na quinta a ondulação de leste melhora 1.1 m com 97 graus e 9 s o vento fica terral de noroeste e podemos ter boas ondas na Praia Brava.

Na sexta já baixa bem e entra o vento sul e no FDS ondas bem pequenas e fracas, porém com vento fraco e terral, no feriado de segunda sobe um pouco de leste, porém com vento leste-sudeste moderado.

Em Santa Catarina o swell entra na terça com 1.8 m e 159 graus de sudeste e 16 segundos, vento sul-sudeste fraco bem cedo e virando leste-nordeste moderado a forte durante o dia, as melhores opções devem ser o Campeche bem cedo e Joaquina e Guarda no decorrer do dia.

Na quarta teremos 1.6 m de sul-sudeste com 159 graus e 14 segundos, vento norte nordeste moderado a forte, ficando de terral perfeito na Joaquina e altas ondas.


Na quinta vira para leste com 1.6 m 82 graus e 9 s, com terral perfeito cedo, podendo ainda ter boas ondas e alguns tubos nos picos próximos da Joaquina.

Na sexta a ondulação começa a baixar e continua de leste e vira um vento sul moderado deixando o mar sem muitas condições.

No sábado uma valinha boa de leste e terral e domingo já bem pequeno e vento bem fraco, no feriado condições ruins com vento sul forte.

SUDESTE

Em São Paulo o swell chega na terça durante o dia e sobe de 1 m para até 1.9 m no final de tarde, com 187 graus de sul e 16 segundos, dependendo do vento pode dar altas tubos em Paúba no final de tarde e boas ondas em Maresias logo cedo.


Na quarta swell fica mais limpo com 1.5 m com 171 graus de sul-sudeste e 13 segundos, vento nordeste fraco a moderado, terral cedo, pode ter altos tubos em Maresias e Paúba.

Na quinta o swell baixa para 1.3 m com 174 graus e 16 segundos, com terral perfeito para Maresias que deve quebrar com bons tubos, podemos ter altas ondas também em Ubatuba a partir de quinta, com bons tubos na Vermelha do Norte e altas ondas em Itamambuca.

Na sexta e sábado a ondulação baixa e vira mais de leste podemos ter boas ondas cedo no Félix em Ubatuba e domingo uma marola boa em Itamambuca, na segunda ondulação pequena de leste e vento sul-sudeste.

No Rio de Janeiro o swell chega durante o dia de terça, cedo 1.3 m com 14 s e 187 graus, podendo ficar grande a tarde com 2.5 m com 192 graus de sul com 17 segundos, porém vento sul sudeste moderado meio maral na maioria dos picos, podendo rolar um final de tarde no Pontão do Leblon ou Copacabana se o swell realmente entrar grande a tarde e o vento ajudar.

Na quarta o swell entra com 2.5 m de sul com 190 graus e 14 segundos, vento leste-nordeste fraco cedo, se intensificando a tarde, os destaques no Rio devem ser Guaratiba e Arpoador bem cedo e talvez até Leblon cedo se o vento estiver fraco.

Na quinta já começa a baixar e acertar com 1.9 m de sul com 184 graus e 13 segundos, terral cedo, moderado, destaque para a laje de Manitiba e Praia da Vila em Saquarema, Arpoador ainda deve ter boas ondas.

Na sexta o mar baixa bem e teremos 1.5 m de sudeste com 171 graus e 13 segundos, com uma influência de uma ondulação de leste, terral perfeito cedo, podemos ter bons tubos no AlfaBarra e no Secreto no CCB além de boas ondas em Itaúna, Saquarema.

No sábado entra um novo swell um pouco mais de sul 1.6 m 190 graus e 13 segundos, vento girando, oeste cedo, depois nordeste, deve dar boas ondas na Prainha. No domingo o swell baixa, mas ainda teremos uma valinha com terral perfeito, na segunda mar ruim com vento sudoeste forte.

No Espírito Santo o swell entra um pouco menor, porém com muita perfeição a partir de sexta nos picos do North Shore capixaba.

Na terça 1 m de Leste com 90 graus e 9 segundos, vento sudoeste fraco, boas ondinhas nas Dunas do Ulé cedo.

Na quarta o swell entra bem de sul com 1.4 m com 186 graus e 16 segundos, porém vento sudeste quase leste moderado com algumas ondulações cruzadas, está bem no limite para passar fora, mas devido ao período pode entrar e dar boas ondas cedo nos corais do sul e nas Dunas do Ulé se o vento não estragar.


Na quinta teremos dois swells se cruzando, um com 1.5 m de sul com 182 graus e 13 segundos e outro de leste de 1.5 m com 82 graus e 9 segundos, vento norte-nordeste fraco cedo, podendo rolar os corais de norte a sul pela manhã e Ulé, Dunas e Barrão bem cedo com alguns tubos.


Na sexta o swell de Leste prevalece com 1.6 m, 86 graus e 9 segundos e o swell de sul começa a perder força com 1.2 m, 180 graus e 13 segundos, vento norte moderado, deixando as condições para o litoral norte perfeitas, Regência deve quebrar clássico.

No Sábado o swell de leste começa a baixar, com 1.4 m e 86 graus e 9 segundos e o swell de sul com 0.9 m 176 graus e 13 segundos, com vento norte fraco a moderado, provavelmente ainda teremos altas ondas no norte com bons tubos em Regência.

No domingo a ondulação baixa um pouco, mas ainda teremos alguns tubos em Regência e boas ondas nos corais do norte, na segunda a ondulação já vira bem de leste-nordeste, vento norte moderado a forte, ainda pode ter um restinho bom em Regência, porém com ondas menores e bem rápidas e corridas.

Namastê

Galerias | Mais Galerias