#previsão #surfguruavisou #surfguru #surf 
Brasil

Swell de Norte a Sul em fevereiro e o Surfguru já te avisou

Equipe Surfguru

Ondulação forte chega às regiões Sul e Sudeste e se estende pela semana. Já para o Norte e Nordeste do Brasil, teremos algumas ondulações consistentes previstos nos próximos 15 dias.

ALERTA DE SWELL!   #SurfguruAvisou

Esse início de ano tem dado boas ondas em toda a parte do Brasil que recebe bem as ondulações que vem do Atlântico Norte. Porém, teremos novidades a partir de amanhã para a galera que não aguenta mais chegar na praia e encontrar, no máximo, as famosas marolinhas de verão.

Devido à formação de um ciclone extratropical no Atlântico Sul, teremos fortes ventos capazes de gerar ondas com um bom tamanho. A interação deste ciclone (Baixa pressão), com uma zona de alta pressão (anti ciclone) posicionada no meio do oceano atlântico sul, irá provocar uma grande e intensa pista de vento sobre o oceano, bem próximo ao litoral do Rio Grande do Sul:  

   mapa barometrico Brasil inicio de 2021

Posicionamento das zonas de Alta (anti ciclone) e Baixa pressão (ciclone).

Assim, teremos uma Pista de Vento capaz de formar uma ondulação de até 4 metros que irá subir a costa até o Espírito Santo:

Pista de Vento formando ondulação no Sul do Brasil

Pista de Vento que forma a ondulação no Sul e Sudeste do Brasil

Região Sul (swell de Sul - sudeste a partir de amanhã 05/02)

A galera local já está sabendo do ciclone, desde quinta (03/02) temos vídeos de raios e ventos no Sul do Brasil circulando nas redes sociais. E a tempestade vai subindo a costa entre sexta, sábado e domingo, quando ela se afasta do continente. Por isso, devem ser dias com muito vento em alguns locais (ondulação tipo vagas). O Rio Grande do Sul, por exemplo, está sentindo a passagem do ciclone. A praia do Cassino amanheceu com boas ondas e vento terral, mas às 14h o vento já estava muito forte.

A partir de amanhã de manhã teremos muita coisa acontecendo no Sul. A ondulação vai subir rapidamente e promete dar ondas para a galera do Big Surf. Com 3 m e 16 s de período, a ondulação promete fazer picos como a Laje de Jaguaruna, canto direito da Silveira, Praia do Cardoso e Praia da Vila funciionar bem.

gráfico da altura das Ondas RS fevereiro de 2021

Gráfico de altura das ondas no Rio Grande do Sul

Então podem ir tirando suas Guns das capas!

Além disso, podemos ver pelo gráfico que a ondulação irá se sustentar ao longo da semana, podendo rolar rolar dias clássicos com dias de menos vento. Picos como Campeche, Praia da Cal e Matinhos, aqueles que recebem bem as ondulações dos quadrantes sul a sudeste.

Lembrando sempre que a maré está morta, com pouca variação, o que dificulta picos que precisam de uma maré seca para quebrar. Além disso, sem a variação de maré, as ondas também ficam com um pouco menos de força.

grafico de altura das ondas em Santa Catarina fevereiro de 2021

grafico dos ventos em Santa Catarina fevereiro de 2021

Gráfico de altura das ondas e de vento em Santa Catarina

 

Região Sudeste SP - RJ

(o mesmo swell chega no fim da sexta, início de sábado 06/02)

Já nas praias de São Paulo e do Rio de Janeiro, a ondulação deve chegar apenas no meio da sexta-feira. Portanto o surf deve ficar mais para o fim de semana, com boas ondas nas praias que recebem bem as ondulações de Sul - sudeste.

Como o ciclone terá se afastado da costa, não se esperam ventos tão fortes quanto os presenciados na região Sul (ondulação já virando swell). Isso também faz com que o pico de altura das ondas não seja o mesmo de lugares como a Laje de Jaguaruna. Ela  chega com 1,7m em Santos e os 15 segundos de período.

gráfico da altura das Ondas SP fevereiro de 2021

Gráfico de altura das ondas em Santos-SP

Porém, com a maior distância para a pista de vento, o swell promete chegar mais alinhado e se estender pela semana toda. Além disso, o vento promete ajudar no início da semana, o que pode fazer com que tenhamos picos clássicos como Vila e Barrinha. Com condições mais favoráveis à ondulações de sul, a ondulação ganha uma potência extra e chega ao RJ de sul (180 graus) com 2,9m e 15s de período no sábado de manhã.

grafico de altura das ondas em Saquarema fevereiro de 2021

grafico dos ventos em Saquarema fevereiro de 2021

Gráfico de altura das ondas e de vento em Saquarema

Outro local sagrado que promete esse fim de semana é Maresias. Como a praia segura ondas volumosas, dependendo do vento, pode quebrar de gala durante esses dias. Assim como a vizinha Paúba, para quem estiver afim de procurar por tubos ainda mais pesados.

A galera do Big Surf do Rio de Janeiro pode comemorar também! Mesmo com o vento sudoeste, teremos possibilidades no canto direito de Grumari e Pontão do Leblon. Quem quiser arriscar um tubos pesados, o posto 5 de Copa promete estar ON.

Região Sudeste - ES

(a partir de domingo 07/02 esse swell começa a influenciar o litoral capixaba)

No sábado o swell de sul ainda não chega ao Espírito Santo e teremos uma ondulação de nordeste (50 graus) com 0.9 m e 8 s de período, é uma ondulação que não entra muito devido ao seu ângulo de entrada, mesmo assim ainda poderemos ter boas ondinhas nos corais do norte e talvez até Regência pela manhã de terral, o problema que a maré está morta com pouca variação, ficando um pouco arriscado. O surf deve ser mais garantido no Ulé com a maré enchendo na metade da manhã, o vento vai estar brigando, tentando virar para sul, com isso deve estar fraco a moderado no Ulé pela manhã, podendo inclusive virar para sul ao longo do dia. 

No domingo chega o swell de sul, porém com 190 graus, e na sua grande maioria a energia do swell passa por fora da costa, na praia continua marcando o tamanho de 0.9 m, porém como é de sul e com 13 s de período deve subir um pouco, teoricamente o maior dia, podendo rolar boas ondas no Ulé o dia todo, devido a maré morta e o vento sul sudoeste fraco, principalmente cedo quando o vento é um pouco mais terral, bem cedo também podem rolar boas ondas em Setiba e alguns Slabs.

Na segunda as condições são bem parecidas 0.8 m com 190 graus e 12s de período, as opções se mantém praticamente as mesmas de domingo e provavelmente o tamanho também, pois o período encosta melhor, podendo também rolar boas ondas bem cedo nos corais de norte a sul com a variação um pouco melhor da maré.

Na terça o swell teoricamente baixa um pouco para 0.7 m, porém, como a direção melhora para 184 graus e a maré tem uma maior variação, pode ser o melhor dia da semana, principalmente nos corais e slabs de norte a sul com a maré seca na parte da manhã e também deve rolar boas ondas na maré enchendo no Ulé.

*Sul da Bahia até Salvador sem grandes influências.

Região Nordeste - CE e Noronha (já tem ondulação chegando, mas a partir de domingo e segunda já tem outra)

Para a galera do Nordeste, estamos no meio da alta temporada, e as ondulações tem sido constantes. Em Noronha por exemplo, não faltam vídeos dessa última semana de altas ondas. E não vai parar!

grafico de altura das ondas em Noronha fevereiro de 2021

Gráfico de altura das ondas em Noronha (06/02 - 09/02)

Já tem swell no gatilho para o arquipélago. Porém, como ele será bem de Norte ( 360 graus - 4 graus), talvez não tenhamos as melhores condições. Mas com 1,5m e 17s de perído, achamos difícil não ter uns canudos. Mas na próxima semana, já tem swell de Norte - Noroeste para alegrar a galera que tem feito a cabeça nesse início de ano. Tem tido muita movimentação no Atlântico Norte, graças aos deuses do surf!

grafico de altura das ondas em noronha fevereiro de 2021

Gráfico de altura das ondas em Noronha (14/02 - 17/02)

Com 18 segundos de período e 1,4m em uma ondulação vinda da NNW (354graus), podemos esperar outro show de tubos aéreos, altas imagens e vacas!

Para a galera do continente, o destaque fica por conta dos estados virados para o Norte, como o Ceará. Assim como Noronha, ao longo das próximas duas semanas algumas ondulações chegarão ao litoral e prometem oferecer muita atividade aos surfistas. 

grafico da altura das ondas no ceará fevereiro de 2021

Gráfico de altura das ondas no Ceará

Um combinado de 2 ondulações - uma de 0,9m e 14 segundos de período vindo da direção Norte (4 graus) e outro com 1,5m e 8 segundos de período vindo da direção Norte-nordeste (32 graus) - será responsável por fazer o início da próxima semana muito feliz aos cearenses.

Já o estados virados para Leste, como Pernambuco, sentirão a chegada dessas ondulações de maneira mais amena, com condições bem mais fracas em termos de tamanho e energia das ondas. De qualquer forma, vai sempre ter uma brincadeira.

É isso, o aviso tá dado. Bora pra água que esse fim de semana e o início de fevereiro prometem coisas muito boas.

#SurfguruAvisou

Se quiser saber tudo sobre previsão de ondas, assine o Surfguru PRO: 15 dias de previsão, alertas personalizados, relatórios diários, etc...

Tudo para você não perder aquele mar clássico sem crowd, só clicar aqui.

ALOHA

Escrito por: Conrado Reis, com a contribuição de Guru do Mares (ES)

Galerias | Mais Galerias