#eventos #surf 

SurfLens Summit anuncia 2ª edição em São Paulo

Maior congresso de fotografia e audiovisual de surfe do Brasil dobra de tamanho e acontece nos dias 21 e 22 de novembro, na capital paulista

17/Ago/2026 - Guto Mangieri - São Paulo - São Paulo - Brasil

Antes de uma fotografia de surfe chegar a uma revista, campanha ou na sua tela, existe alguém trabalhando por trás disso. 

Às vezes dentro d'água, carregando o peso do equipamento enquanto calcula os segundos entre remar, se posicionar e disparar. Às vezes na areia, passando horas sob o sol à espera de um momento único. Depois, ainda há o trabalho de descarregar cartões, selecionar imagens e encontrar, entre centenas de registros, aquela fotografia que realmente vale guardar. É um trabalho muitas vezes solitário…

Foi a partir disso que nasceu o SurfLens Summit, o maior congresso dedicado à fotografia e ao audiovisual de surfe do Brasil. Depois da estreia em Saquarema (RJ) em 2025, o evento confirmou sua segunda edição para os dias 21 e 22 de novembro de 2026, em São Paulo (SP).

Durante dois dias, fotógrafos, videomakers, criadores e profissionais ligados à indústria do surfe se encontram para palestras, troca de experiências, networking, exposição fotográfica e ativações de marcas parceiras.

Da praia para São Paulo

A primeira edição aconteceu em Saquarema, durante a etapa brasileira do circuito mundial da WSL. Cerca de 100 participantes passaram pelos dois dias de evento, que reuniram palestras, testes de equipamentos, incluindo caixas estanques da Pedra do Mar, e uma exibição exclusiva do documentário Sou do Mar, de Bruno Lemos.

Em 2026, o SurfLens Summit chega a São Paulo com capacidade para 200 participantes, dobrando o tamanho da primeira edição.

A proposta permanece a mesma: criar um espaço para gerar conexões, trocar experiências e aprender diretamente com quem construiu sua trajetória fotografando e filmando o surfe.

O que ficou para quem esteve na primeira edição

Entre os participantes de 2025, um dos pontos mais mencionados foi a possibilidade de encontrar pessoalmente outros profissionais que vivem desafios semelhantes.

“Não tem outro lugar que o fotógrafo de surfe não queira estar a não ser aqui”, resumiu Gabriel, um dos participantes da primeira edição.

Para Lua, o principal valor esteve na troca de conhecimento:

“Propriedade de conhecimento não existe valor monetário que pague.”

Roberta terminou a primeira edição já olhando para a próxima:

“O próximo ano vai ter, e vai ser melhor ainda.”

Quem estará no palco

Um dos principais nomes da primeira edição está de volta. Sebastian Rojas (@sebastianrojasphoto), fotógrafo com quatro décadas de carreira e trabalhos realizados dentro d'água ao redor do mundo, retorna ao SurfLens Summit em 2026.

Além do Seba, Gonçalo (@photoinwater) participa novamente. Especialista em fotografia aquática e no uso de lentes fisheye, acumula trabalhos em destinos como Indonésia e América Central.

Entre as novidades está Leo Neves, fotógrafo, filmmaker, cofundador da Galeria Salty e embaixador do SurfGuru, voltando de uma temporada alucinante na Indonésia direto para o SurfLens.

“Ansioso para esse evento incrível que conseguiu reunir grandes nomes da fotografia de surf. Além de minhas referências, se tornaram bons amigos.” comentou Leo.

Além deles, o line-up de 2026 reúne:

  • Aleko Stergiou (@aleko_stergiou) — fotógrafo responsável por registros de momentos importantes da história recente do surfe mundial, incluindo Kelly Slater e Andy Irons.
  • Marianna Piccoli (@mariannapiccoli) — uma das pioneiras da fotografia aquática no Brasil e responsável, ao lado de Leo Neves, pela Galeria Salty.
  • Michele Roth (@michele_roth_) — primeira mulher a registrar de dentro do mar os tubos da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha.
  • Renato Tinoco (@renatotinoco) — fotógrafo de alguns dos principais atletas do surfe em destinos ao redor do mundo.
  • Ricardo Alves (@ricardoalvesfoto) — fotógrafo cuja produção transita entre a ação do surfe e a fotografia fine art.
  • Marcio David (@marciodavidphoto) — fotógrafo com 25 anos de trajetória documentando o surfe dentro e fora d'água.

Informações do SurfLens Summit 2026

Datas: 21 e 22 de novembro de 2026

Local: Rua Clemente Pastore, 165 — Lapa, São Paulo (SP)

Ingressos: disponíveis pelo Sympla - https://www.sympla.com.br/evento/surflens-summit-2026/3488206