#poluição #stand up paddle #estudos 
Reino Unido

Surfistas Procurados para Estudo sobre as Superbactérias

Claire Marshall - BBC

Os cientistas estão lançando uma investigação sobre bactérias resistentes a antibióticos, conhecidas como "superbactérias", através de amostra de dados do reto de surfistas.

"Beach Bums" é o primeiro projeto do Reino Unido desse tipo, em parceria com pesquisadores do grupo Surfers Against Sewage. Os surfistas estão sendo convidados a fornecer amostras do ânus para ajudar aos cientistas a descobrir os efeitos da poluição marinha na saúde humana.

Alguns testes mostraram que a água do mar pode conter bactérias resistentes aos antibióticos. A pesquisadora chefe Anne Leonard do Centro Europeu para o Meio Ambiente e Saúde Humana da Universidade de Exeter disse:  "Nós sabemos que os surfistas engolem regularmente muito mais água do mar do que outros usuários da praia - cerca de 170 ml por sessão de surf, o que é mais de dez vezes maior do que os banhistas", disse ela.

"Nós já mostramos que esta água pode conter bactérias resistentes aos antibióticos, mas não temos idéia de como isso pode afetar os micróbios que vivem em nossos intestinos, ou como poderia ter impacto sobre a saúde." Há um número crescente de bactérias que evoluíram para se tornar imunes aos antibióticos mais poderosos. As infecções comuns por superbactérias fazer são mais difíceis de tratar.

A ameaça é considerada tão grave que o presidente americano Barack Obama lançou recentemente um plano de ação de cinco anos para reduzir o uso de antibióticos no tratamento de seres humanos e animais. No projeto "Beach Bums", os cotonetes irão dar aos pesquisadores uma visão sobre os micróbios que colonizam os intestinos dos surfistas. Ao comparar estas amostras com as de outras pessoas que não frequentam regularmente o mar, eles vão aprender mais sobre como as superbactérias no ambiente podem afetar as pessoas.

De acordo com a Surfers Against Sewage (SAS), esta é a primeira vez que a comunidade do surf está tão intimamente envolvida com um estudo científico. Andy Cummins, da SAS, disse: "Em todo o país a história dos cotonetes tem sido engraçada, mas isso está dentro do contexto de um projeto muito importante.

"Embora a qualidade da água tenha melhorado dramaticamente nos últimos 20 anos, as águas costeiras ainda podem ser contaminados por esgotos sanitários de animais e de seres humanos, introduzindo de milhares de milhões de bactérias potencialmente nocivas no meio do oceano.

"Vamos fornecer estes dados para os cientistas, para descobrir se existe um risco elevado dos usuários do mar serem expostos a micróbios resistentes aos antibióticos. Isso pode nos dar uma abordagem mais informada."

A SAS está atrás de 300 surfistas de todo o país que queiram se envolver. Os resultados deverão ser divulgados em 2016.

Traduzido da BBC

Galerias | Mais Galerias