#estudos #bombeiros #afogamento #surf 
Austrália

Surfistas Fazem Tantos Salvamentos Quanto Salva-vidas Voluntários

Tim Barlass - Sydney Morning Herald

Segundo um novo estudo, treinar surfistas em técnicas de resgate poderá aumentar o número e a eficácia dos resgates que eles executam.

Surfistas recreativos estão salvando a mesma quantidade de pessoas de afogamento quanto salva-vidas voluntários de surf, um novo estudo sugere que eles passem por uma formação complementar para prepará-los para a "eventualidade de ter que realizar um resgate".

O estudo é entitulado Guardiões do Surf: o papel e o valor de surfistas nas praias australianas e salvamentos do surf no litoral, por Anna Attard, uma estudante da Escola da Terra Ciências Biológicas e Ambientais na UNSW. O estudo descobriu que 63 por cento dos surfistas afirmaram que já salvaram uma vida, mas esse valor pode ser melhorado através de uma melhor formação.

Ela calcula que o número de salvamentos feitos por surfista deve ser significativa. "Isso seria equivalente a 5.000 salvamentos por ano, o que é comparável ao número de resgates anuais realizados pelos salva-vidas voluntários de surf."

A sra. Attard descobriu que os surfistas realizam um número considerável de resgates em ambos tipos de praias, patrulhadas (45 por cento) e não patrulhadas (54 por cento).

Ela também afirma: "Surfistas com treinamento prévio em segurança na água são mais propensos a realizar um maior número de salvamentos, no entanto, a capacidade para realizar salvamentos não está associada a um treinamento formal, mas sim ao número de anos de experiência de surfe."

Ela conclui: "Este estudo demonstra claramente que os surfistas são encontradas em locais que podem ser perigosos para banhistas e surfistas inexperientes, e muitas vezes em posição de ajudar os usuários da praia que se encontram em dificuldades. No entanto, os surfistas inexperientes às vezes são mais um obstáculo do que uma ajuda, se eles não têm o conhecimento ou a experiência para realizar um resgate bem sucedido. Além disso, este estudo identificou uma lacuna na capacidade dos surfistas de tratarem lesões graves.

"Isto sugere que a formação contínua de ambos, os surfistas experientes e inexperientes, ajudaria a prepará-los para uma eventualidade de um resgate a ser realizado".

Os resultados com base em 545 respostas, conduzidos por pesquisa online, veio após a três vezes vice-campeã mundial, a surfista Sally Fitzgibbons, revelar que ela rebocou um homem em seus 40 anos, preso a uma corrente de retorno, para a segurança horas depois da patrulha de praia ter acabado, na praia de Werri, ao sul de Kiama no ano novo.

Mark Windon, executivo-chefe da Surfing NSW, disse que o surfista recreativo está bem colocado para levar a cabo um resgate, mesmo quando os salva-vidas do surf, ou um salva-vidas profissional estiver próximo, devido ao fato de que eles já estão na água com um dispositivo de flutuação.

Essa conclusão levou ao Surfing NSW a habilitar 5.000 surfistas através do programa Resgate de Surf 24/7, em três horas de ensino no curso de Primeiros-Socorros e técnicas de salvamento, disse ele.

"Em muitos casos, eles [os surfistas recreativos] são a primeira pessoa a responder. Temos registros de alguns salvamentos incríveis até agora", disse ele.

"Esta pesquisa reforça o que temos dito sobre os surfistas de lazer por muito tempo. Eles são os guardiões da costa e Sally Fitzgibbons acaba de fazer um anúncio de serviço comunitário para o Channel Nine, com a gente e um pouco mais justo do que é bombear os pneus de Resgate Surfers 24/7. "

Apoiando o programa de treinamento e formação de surfistas estão Nathan Hatheier e Andrew Petoumenos, ambos de 18 anos, que resgataram um amigo surfista, pego por uma onda em Shark Island, na costa não patrulhada da praia de Blackwoods, perto de Cronulla. O homem foi mais tarde de helicóptero para o hospital com suspeita de lesões na coluna vertebral.

"Ele estava muito profundo no tubo e ele não conseguiu sair", disse Hatheier. "Quando ele apareceu estava gritando. Eu acho que ele foi pego e ficou batendo nas rochas.

. "Você podia dizer que ele estava com uma dor grave. Nós remamos para ele e ele disse: "São as minhas costas" Andrew e outro cara o seguraram e começaram a remar com ele em direção à praia. Eu remei na frente deles e pedi para alguém chamar uma ambulância, em seguida, remei de volta e os ajudei a trazê-lo para a praia.

"Há tantas praias que não são patrulhadas e há somente surfistas por lá. A maioria dos surfistas têm pelo menos uma ou duas histórias sobre ter que salvar alguém", disse ele.

Traduzido do Sydney Morning Herald

Galerias | Mais Galerias