Surfista Perde Braço e a Outra Mão em Ataque de Tubarão
Um surfista de 23 anos de idade, perdeu um braço e sua outra mão em um ataque de tubarão em uma praia perto de Esperance, no sul da Austrália Ocidental.
03/Out/2014 - abc.net.au - AustráliaO ataque aconteceu na praia de Wylie Bay por volta das 11h30 (AWST) na quinta-feira.
A polícia disse que o homem se chama Sean Pollard, de Bunbury.
Um porta-voz da St John Ambulance disse que Pollard perdeu um de seus braços no ataque e que a outra mão também foi arrancada.
Ele foi inicialmente levado ao hospital em Esperance e depois foi transferido para o Royal Perth Hospital, pelo Royal Flying Doctor Service (RFDS), onde permanece em estado estável.
O gerente da unidade de resposta de tubarão no Departamento de Pesca, Lisa Clack, disse acreditar que o Sr. Pollard estava surfando sozinho, a cerca de 150 metros da praia.
O departamento diz que dois tubarões foram capturados perto de onde o ataque ocorreu.
A stra. Clack disse que dois boiões foram implantados uma hora após o ataque, e um grande tubarão branco de 3 a 4,5 metros de comprimento foi capturado cerca de uma hora mais tarde.
Ela disse que o departamento pediu autorização do Governo Federal para matar o tubarão.
"Com base em que os tubarões brancos deste tamanho são conhecidos por ter mordido os seres humanos antes, muitas vezes com consequências fatais, foi tomada a decisão de destruir o tubarão humanamente."
O segundo grande tubarão branco foi capturado mais tarde na quinta-feira.
O departamento diz que, mesmo após o exame, pode não ser possível determinar se algum tubarão estava envolvido no ataque ao Sr. Pollard.
Ambos os tubarões estão sendo transportados para Perth para fins de pesquisa.
A ABC entendeu que o Sr. Pollard disse às autoridades que ele foi atacado por dois tubarões baleeiros.
Ms Clack disse que as praias da região foram fechadas e são susceptíveis de permanecer fechada durante vários dias.
"O que eu diria, é que eu encorajo qualquer um que usa a água durante as férias escolares de tomar conhecimento das últimas informações sobre tubarões, verificando o feed do twitter da Surf Life Saving WA, e tomar uma decisão informada antes de utilizar a praia."
Wylie Bay é uma praia sem patrulha a cerca de 10 quilômetros a Sudeste de Esperance, sendo popular entre os surfistas.
Ocorreram sete ataques de tubarão fatais na Austrália Ocidental nos três anos entre 2010 e 2013.
Linhas de bóia com iscas, conhecidas como boiões, foram implantadas em algumas praias de Perth e no Sudoeste no início deste ano para pegar tubarões, mas a extensão deste programa neste verão foi descartada depois que as autoridade de proteção ambiental da Austrália Ocidental se posicionaram contra.
Em vez disso, o governo planeja introduzir barreiras de tubarão em até 22 praias, embora as praias de Esperance não estão incluídas nos planos.
Traduzida do ABC News Austrália