#nova geração #notícias #brasileiro 

Surfista Nicolas Oliveira brilha nos eventos latino-americanos e almeja Portugal

CRS Comunicação

Nicolas Oliveira, um talentoso surfista de 14 anos de São Paulo, tem impressionado nas competições de surf latino-americanas, incluindo o Semillero Olas Pro Tour e o Alas Pro Tour, além de outros campeonatos locais. Atualmente, ele lidera o ranking Sub 14 do Olas Pro Tour.

O jovem está atualmente na posição privilegiada, por liderar o ranking do Semillero, de ser um dos principais candidatos a representar sua categoria em um prestigiado evento de surf em Portugal, ao final do circuito, que ainda tem mais duas etapas pela frente, no Equador, e a última prevista para o Brasil, no Rio de Janeiro, e a viagem está como premiação máxima.

Até agora, Nicolas participou de quatro etapas do Olas Pro Tour, venceu as duas primeiras no Chile. Nas etapas peruanas chegou até as quartas de finais na primeira e foi vice-campeão na segunda. No Alas Pro Tour, o jovem paulista finalizou a primeira etapa em segundo lugar. Todas na Sub 14.

Além de sua habilidade nas ondas e para manter essa posição e alcançar seu objetivo, Nicolas está dedicando-se intensamente aos treinos em um dos maiores CTs do Peru, o Centro de Alto Rendimento de Punta Rocas, que recebe atletas de vários cantos do mundo, onde foca em aprimorar sua respiração, resistência física, posicionamento na prancha, técnica de remada, natação e outros aspectos fundamentais para competir em alto nível.

“Eu gostei muito do Nicolas, além de ser muito gentil e comunicativo, apresenta um bom trabalho competitivo. Pelo que o pai me informou ele disputa campeonatos há quatro anos apenas e está em ótima evolução. Nós do Centro de Rendimento de Puta Rocas, num primeiro passo fizemos uma avaliação para saber o nível em que ele se encontrava e na sequência aplicamos um trabalho bem técnico e completo para ele aumentar o nível nas próximas competições e alcançar o seu objetivo”, destacou Ricardo Guillermo Kaufman Torres, Diretor Técnico do CT.

O Centro de Alto Rendimento de Punta Rocas foi criado no ano de 2019 e já recebeu vários atletas de ponta do Peru como Zola Guirre, Miguel Tudela, Luca Mezinas, Alonso Correa, Daniela Rosa, Arena Rodríguez, além das gerações futuras como Cristobal de Col, Noah de Col, os irmãos Alonso e Sebastián Correa, De Luki entre outros.

Para o pai e treinador Paulo César Oliveira, o rendimento do Nicolas está sendo notado por todos. “Desde quando chegamos ao Peru, em dezembro de 2023, o Nicolas só se destaca. Ele tem muita disposição e está muito sólido em seu foco. Nossa meta também é deixá-lo preparado psicologicamente, fisicamente e com um surf sólido para quando atingir os seus 16 anos começar a competir nos QSs e nos principais circuitos do Brasil como do Banco do Brasil e o Pro Júnior”, disse.

Paulo também destaca que o nível dos atletas latino-americanos é muito forte, devido às boas ondas de qualidade, com linhas longas, grandes e fortes. Em comparação com as ondas do Brasil, que são mais rápidas e curtas, o que possibilita manobras progressivas, como aéreos.

Em 2024, Nicolas também se prepara para competir nas etapas do Hang Loose Surf Attack, um dos eventos mais tradicionais do Brasil e do mundo, que chega neste ano a sua 37ª edição. “Estou muito feliz com os meus resultados e estou no meu quarto ano surfando e treinando. Percebo que a cada campeonato que participo e corrigindo os meus erros, vou só elevar a minha alta performance e, assim, trabalhar para atingir o meu atual sonho que é ir para Portugal, e também fazer uma boa apresentação no Hang Loose Surf Attack”, disse Nicolas Oliveira.

O surfista está em constante evolução e não apenas representa o talento emergente de atletas brasileiros, mas demonstra determinação e dedicação em sua busca por excelência. Com seu compromisso, com os treinamentos e seu destaque precoce nas competições, ele certamente poderá vir a ser um nome para se acompanhar de perto no mundo do surf brasileiro e latino-americano.

Galerias | Mais Galerias