#tecnologia 
Nevada - Estados Unidos

Surfista Nerd 'Herói' Preso em Las Vegas

Selena Larson - CNN

As autoridades detiveram o surfista pesquisador de segurança do Reino Unido, conhecido por interromper o ataque do Ransomware WannaCry em maio deste ano.

Na quarta-feira, Marcus Hutchins, de 22 anos, que administra um blog de segurança chamado MalwareTech, foi preso em Las Vegas por "seu papel na criação e distribuição do Trojan bancário Kronos", de acordo com um porta-voz do Departamento de Justiça dos EUA.

As acusações referem-se a alegadas práticas ocorridas entre julho de 2014 e julho de 2015. De acordo com uma acusação fornecida à CNN Tech, a Hutchins criou o malware e o compartilhou on-line. O Distrito Leste de Wisconsin reabriu uma acusação contra Hutchins em 12 de julho de 2017, que foi lida no momento da sua prisão.

Leia a acusação completa

O vírus do tipo trojan roubava credenciais e informações pessoais e colocava um código malicioso nos computadores das vítimas.

No início deste ano, Hutchins tornou-se um herói da internet quando ajudou a parar o WannaCry, um ataque cibernético que atingiu mais de 150 países. O ransomware bloqueou computadores e exigia US $ 300 para recuperar os arquivos. Centenas de milhares de computadores foram infectados com o malware. O dano forçou alguns hospitais no Reino Unido a afastar os pacientes e a prejudicou empresas em todo o mundo.

Hutchins, que também é pesquisador de malware na empresa de segurança da Kryptos Logic, criou uma chave de "morte" que impediu a propagação do vírus.

Fonte: CNN

Galerias | Mais Galerias