#organização #surf #escola #educação 
Ubatuba - São Paulo - Brasil

Surfista leva esporte às crianças carentes de Ubatuba

exame.abril.com.br

Projeto Onda Educacional funciona há 15 anos e agora tem parceria com uma escola pública

Falar sobre trabalhos sociais é algo muito importante para a comunidade carente de Ubatuba, que conhece o surfista José Carlos Rennó. Mais conhecido como Zecão, ele implantou o Projeto Onda Educacional e transformou a vida de muitas crianças.

Há mais de 15 anos, o surfista, tricampeão brasileiro de snowboard, ensina crianças da região norte de Ubatuba, São Paulo, a surfar. Tudo começou quando ele entregava presentes de Natal na praia da Itamambuca, com o apoio de patrocinadores e amigos. Certa vez ele perguntou se as crianças queriam aprender a surfar, porém elas nem tinham conhecimento do esporte.

A partir de então, o surfista resolveu ensiná-las desde que frequentassem a escola. Ele mesmo matriculou algumas delas e logo percebeu que estava assumindo uma responsabilidade muito grande, pois era chamado para reuniões escolares e ajudava até quando os pais tinham algum problema médico.

Entretanto, Zecão compreendeu que mais do que a educação, o principal problema das crianças era serem muito pobres, a ponto de irem para as aulas de surf com fome. O foco do projeto então mudou. Se no início a ideia era formar um surfista profissional logo o mais importante tornou-se a formação como cidadãs.

O surfista fez uma parceria com uma escola pública. Participar da sua aula é como uma recompensa para quem frequenta as aulas e tira boas notas. Hoje já são mais de cem crianças beneficiadas, entre 6 e 12 anos.

Zecão é conhecido como um dos embaixadores do surf brasileiro e é considerado o embaixador do surf de Ubatuba, através de um decreto de lei municipal. A sede do projeto está localizada embaixo de uma amendoeira que foi salva pelos alunos da escola, um local rodeado de verde da mata atlântica.

A escola oferece todos os materiais necessários, pranchas, acessórios, roupas, entre outros. Tanto os professores como os auxiliares são devidamente capacitados para ensinar alunos de todos os níveis de surf: iniciante, intermediário, avançado e profissional.

Galerias | Mais Galerias