Surfista impressiona o mundo com a sua simples teoria do universo
17/Nov/2007 - - Estados UnidosOs físicos ao redor do mundo foram surpreendidos pelo trabalho do surfista de 39 anos Garrett Lisi, que deu entrevista ao jornal Telegraph do Reino Unido sobre a sua teoria de como tudo no universo é ligado.
Ele tem doutorado, mas não é vinculado a nenhuma instituição de pesquisa. Lisi divide parte do seu tempo entre o surfe no Hawaii e as montanhas de Nevada, onde pratica snowboard.
A teoria do Lisi surpreende porque explica como as três forças fundamentais da natureza são ligadas umas com as outras, juntamente com a força da gravidade.
Sua teoria é que a força eletromagnética, a força nuclear forte e a força nuclear fraca, junto com a força da gravidade se "tecem" juntas para formar o nosso universo.
O físico Lee Smolin do Instituto de Perímetro do Canadá para Física Teórica disse que o estudo é "um dos mais promissores modelos de unificação que ele já tinha visto em anos".
"Embora ele cultive um pouco da imagem de garoto surfista, está claro o enorme esforço e tempo de trabalho colocado naquele estudo sobre as complexidades desta estrutura" o Professor Smolin falou.
David Ritz Finkelstein do Instituto de Tecnologia da Geórgia nos EUA disse que o trabalho fascinava.
"Algumas coisas incrivelmente belas são explicadas pela teoria do Lisi… isto deve ser mais que coincidência e ele realmente toca em algo profundo," Professor Ritz Finkelstein disse.
A insipração de Lisi se baseia na mais elegante e intrincada forma conhecida pelos matemáticos, chamada de E8 - um padrão matemático de 8 dimensões com 248 pontos, que foi descrito pela primeira vez em 1887, mas que somente foi plenamente compreendido por matematicos neste ano, após milhares de trabalhos e pesquisas sobre ele.
Lisi contou à revista New Scientist que quando descobriu que seu trabalho bateu com a forma "E8" sua animação foi enorme. "O meu cérebro explodiu com as implicações e a beleza da coisa," disse.
O que Lisi percebeu foi que poderia ter encontrado uma maneira de encaixar as várias partículas elementares do universo, juntamente com as quatro forças nos 248 pontos da E8.
Até agora todas as interações preditas pelas complexas relações geometricas dentro da E8 batem com as observações do mundo real. "Como isso é legal!" ele falou.
A teoria de Lisi, ele avisa, ainda está em fase de desenvolvimento. O teste crucial do trabalho de Lisi somente virá quando ele fizer previsões que possam ser testadas. Se estas se confirmarem ele será consagrado, e já está sendo chamado de novo Einstein...do surf.
Links Relacionados: