#surf 
Oahu Costa Norte - Hawaii - Estados Unidos

Surfista Desaparece Depois de Vacar em uma Onda de 20 Pés

CNN/ Honolulu Star

O corpo de bombeiros recomeçou a busca nesta manhã pelo surfista desaparecido em Alligators Rock, mas as ondas grandes em torno de Waimea Bay estão prejudicando os esforços de busca

A prancha pertencente Kirk Passmore foi recuperada na quarta-feira em Chuns Reef, depois que amigos relataram que ele havia ficado em apuros em um pico próximo a Waimea Bay, conhecido como Alligators Rock, cerca de 11:20h da manhã. A sua prancha se quebrou ao meio e sua cordinha desapareceu.

O capitão Terry Seelig, porta-voz do corpo de bombeiros de Honolulu, disse que a Guarda Costeira procurou na noite da quarta-feira usando óculos de visão noturna e continua a procura hoje.

Na primeira luz esta manhã, logo após as 5:30h o corpo de bombeiros também retomou seus esforços de busca, mas apenas fora da água por causa das ondas grandes.

Seelig também disse que o helicóptero do departamento também decolou ao mesmo tempo.

"As ondas estão ainda muito grandes", Seelig acrescentou, " de modo que só somos capazes de fazermos uma busca aérea neste momento."

O surfista, que a polícia de Honolulu identificou como Kirk Passmore, proprietário de uma empresa e bartender, foi visto pela última vez na quarta-feira de manhã. Testemunhas disseram que o experiente surfista de ondas grandes vacou de sua prancha numa onda de 20 pés e foi atingido por outra onda logo em seguida. 

"Ele foi visto nadando para o fundo com os pés acima da superfície, e nós achamos que ele rompeu o tímpano, porque o que acontece quando você rompe o seu tímpano é que você tem perda total de equilíbrio e você tem vertigem", falou Jamie Sterling, um surfista que viu Passmore vacar.

O litoral Norte da ilha de Oahu estava sob um aviso de ondas grandes, com ondas chegando a 35 pés, e alguns surfistas questionaram Passmore por quê não estava usando um colete de flutuação nestas condições perigosas.

"Veja, o que o teria salvo é se ele tivesse um colete flutuador. Todo mundo usa coletes flutuadores hoje em dia ", Chris Owens, que procurou Passmore após vê-lo ir para debaixo d'água, disse à KHNL.

O campeão de paddle board Jamie Mitchell acrescentou: "Alguns dos melhores surfistas de ondas grandes do mundo estão lá fora hoje e todos eles tinham os seus coletes de flutuação e outras coisas. Acho que isso só serve para mostrar o que pode acontecer a qualquer um a qualquer momento. "

Steve Matthews, que disse à emissora que é co-proprietário de uma loja de surf com Passmore, disse que Passmore mudou-se para o norte da costa da Califórnia, a cerca de dois anos atrás, mas ele tem muitos anos de experiência surfando ondas grandes no Havaí, México e outros países.

Colegas de trabalho de Passmore no Banzai Sushi Bar, em Haleiwa disse que o restaurante ficou fechado durante a noite em respeito a Passmore.

Galerias | Mais Galerias