#animais 
São Sebastião - São Paulo - Brasil

Surfista consciente é Xerife da natureza

Alexandre Destro

Vamos a luta por nossas gerações futuras

Todos nós sempre nos preocupamos com a qualidade das ondas, com a qualidade de equipamentos e acessórios, quando viajamos para outros picos com a qualidade na locação de um carro para a barca perfeita, hospedagens em picos alucinantes, isso é uma das primícias que o surfista, já com um certo grau de evolução, se preocupa na hora do surfe, e o surfe gera o intercâmbio.

O bom surfista é também um bom xerife da natureza. Por que xerife da natureza? Pois é, onde e quando estamos na água esperando aquela onda perfeita estamos em total interação com a natureza, e essa interação nos dá o poder de cuidar de nosso planeta. Nosso meio ambiente está muito maluco e confuso, nossos animais estão desaparecendo do mapa, graças a ação estúpida do ser humano.

Essa semana recebi uma matéria sobre a proteção dos caranguejos da espécie “Guaiamum”, que está entrando na lista das espécies ameaçadas de extinção. Esses crustáceos precisam de nossa ajuda, o homem deve ter a consciência de preservar, principalmente os Guaiamuns fêmeas, que são capturadas com ovas, ameaçando o equilíbrio da sua existência.

Nós surfistas, quando deparamos com tal situação vem aquela preocupação natural de proteger o oceano e a vida no seu entorno, que é o palco do seu show. Devemos saber da importância de nossa atuação, evitando o consumo de certos animais que estão ameaçados de extinção na natureza. Devemos cuidar, não só dos Guaiamuns fêmeas, devemos cuidar do planeta.


A captura do Guaiamum foi proibida definitivamente pelo IBAMA em 2017 por estar ameaçado de extinção

Lembrando da proibição da captura e da comercialização de uma série de animais marinhos em risco de extinção no Brasil, existindo uma lista de animais ameaçados, a qual inclui os Guaiamuns (espécie de nome científico Cardisoma guanhumi), sendo este um prato típico do litoral nordestino, que está classificado em situação crítica. A portaria que torna o manuseio desses animais crime de caça a animal silvestre, vem sendo adiada desde 2014, porém foi finalmente publicada no Diário Oficial da União em 2016, e a partir de 30 de abril de 2017, nenhum guaiamum poderá ser capturado para consumo humano. As multas para quem desobedecer tal medida vão de R$ 5 mil a R$ 10 mil por pessoa.

O xerife que é você meu amigo do surfe tem algo há mais, além do espirito do surfe, tu xerife interagido e com conhecimento da causa, tem poder para repreender e aconselhar com sabedoria a importância do não consumo das espécies ameaçadas. Existem tantos animais extintos fora do espectro do surfista, mas se o bom surfista for um bom xerife da natureza, ele vai estar contribuindo para que o planeta tenha mais consciência, como temos hoje sobre o lixo no oceano, os micro plásticos, que acabam por ser lançados ao mar, o uso de canudinhos de papel.

Já estamos ajudando, mas ainda existem muitos animais agonizando, por displicência humana. Na Itália, no famoso "Carnevale di Viareggio", apareceu um carro alegórico para alertar sobre a poluição nos oceanos: é a baleia do artista Roberto Vannucci, que chora por estar presa entre resíduos plásticos. É uma forma de protesto e ajuda às nossas amigas baleias. E para os Guaiamuns aqui no Brasil tem uma lei de proteção a esse crustáceo. Vamos juntos proteger os Guaiamuns, para que um dia, tomara que com a boa ação do homem, não sintamos a falta deste crustáceo nas restingas e nos mangues, ajudando a trazer de volta o equilíbrio para a nossa natureza que é perfeita.

Você, amigo do surfe, é um xerife gabaritado para poder proteger, para poder levar a informação deste fato que se consume, pois tu, amigo surfista, tem a habilidade de visualizar um planeta saudável, sem recriminar, porém, muitas aldeias, muitos povos nativos, caiçaras e tribos não tem essa informação, mas conscientizá-los de que os Guaiamuns podem sumir do mapa, chegando a sua extinção. Eu garanto que, com jeito e muita sabedoria, teremos a habilidade de conscientizá-los, porque temos nas ondas o poder para ajudar e transformar o pensamento de todos para o bem de nosso planeta.

Você é hoje o xerife da natureza, você é a pessoas mais certa e indicada para proteger as nossas águas e o seu entorno. Os Guaiamuns desejam a todos boas ondas, que aquela onda perfeita, tu encaixe aquele tubo insano e mande aquela batida na crista. Decole nessa idéia, não somente os Guaiamuns, mas todas as espécies que ainda vivem e precisam de muita atenção e toda a nossa proteção.

Aloha!

 

       

Galerias | Mais Galerias