#surf 

Surfista Carioca se Destaca em Seletiva de Acesso ao Circuito Mundial

Aos 16 anos, o carioca Lucas Silveira desponta como o mais novo talento do surf nacional

06/Nov/2012 - Viviane Freitas - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Acostumado a vencer nas categorias amadoras é, hoje, o atual campeão carioca Junior e brasileiro Mirim. Em sua recente participação no Isla Canarias Santa Pro – etapa de acesso ao World Tour 2013, que aconteceu no final de outubro em Lanzarote, Ilhas Canárias – Silveira deixou sua marca ao conquistar o melhor resultado de sua carreira em eventos profissionais da ASP, fechando entre os nove melhores do evento.

Despretensioso, o jovem surfista confessa que não imaginava avançar até as baterias mais decisivas da competição. “Eu não tinha intenção de competir nas Ilhas Canárias, na verdade meu pai insistiu e me deixou pilhado, então eu fui. Pensei em me divertir e ganhar mais experiência, mas foi acima das expectativas. Consegui um resultado expressivo, o que me dá mais motivação para focar nestes eventos em 2013” disse Silveira.

Agora restam mais duas etapas para fechar a lista dos 10 surfistas que a ASP World Ranking irá classificar para integrar à elite dos próximos Top 34.

“Consegui competir bem em várias baterias, já nas oitavas passei junto com o Filipe Toledo que já está entre os tops do WT. Neste momento, percebi que tenho capacidade para vencer os melhores surfistas do mundo. Eu gosto muito de viajar para surfar, mas também penso em seguir os passos dos talentos do Brasil”, comentou Lucas.

A decisão fica no Havaí com o Reef Hawaiian Pro, que abre a tradicional Tríplice Coroa Havaiana nos dias 12 a 25 de novembro em Haleiwa; e o Van’s World Cup of Surfing, nas direitas de Sunset Beach, entre 26 de novembro a 6 de dezembro.

No entanto, para participar destas competições e garantir vaga no World Tour 2013, o atleta deve alcançar a faixa dos 14 mil pontos. “Não tenho pontuação suficiente para participar das últimas seletivas do Havaí, pois este ano me dediquei ao circuito amador, como o Mundial Junior e os campeonatos regionais. Em 2013, ano em que completo 17 anos de idade, vou estar mais maduro para encarar mais este desafio”, garantiu.