#previsão 
Brasil

#SurfguruAvisou que tem mais ondulação de Norte chegando, se liga na análise

Equipe Surfguru

Pulso de Norte com período muito alto vai chegar à costa brasileira a partir de sábado e podemos ter altas ondas ao longo do litoral Norte do país.

Aloha!

A temporada de swell de Norte está se encaminhando para o fim, mas ainda temos boas notícias! Uma ondulação formada no Ártico está descendo o Atlântico em direção ao litoral brasileiro. Apesar de não ser uma ondulação muito grande, há boas expectativas para o swell devido ao período bem alto. Isso além de indicar boa energia nas ondas, geralmente são swells que durarão mais. Teremos alguns dias de boas ondas em parte do litoral do Nordeste e em Noronha.

Noronha

mapa espectral para noronha dia 11/04.21

Mapa do período e espectral do dia 11/04  para Fernando de Noronha

grafico de altra das ondas abril 2021 para fernando de noronha

Gráfico da altura das ondas para Fernando de Noronha

A partir de amanhã, o swell de Norte (variando entre 1 e 11 graus) encosta de vez em Noronha e fará o mar subir. Mas o que chama a atenção não é a altura da ondulação, mas sim o período que chegará a 20 segundos. Por exemplo, no fim de sábado, o mar terá 1,2m e incríveis 21 segundos de período. O nosso espectral nem está programado para mostrar um período tão alto! No domingo, 11/04, o mar segue ganhando altura e o período desce um pouco. Com a direção estável entre 1 e 11 graus, o mar chega a 1,6m com 19 segundos de período. Vale destacar também a presença de um swell de Noroeste (330 graus) com 0,8m e 13 segundos de período com capacidade de fazer outros picos na ilha funcionarem, além da Cacimba.

O melhor dia do swell será 12/04, segunda-feira. O mar ainda estará ganhando altura, chegando a 1,7m com 17 segundos de período e a mesma direção de Norte (1 - 11 graus). Na quarta-feira o swell começa a perder força, começando o dia com 1,7m e acabando com 1,5m. Além disso, o período desce de 16 para 15 segundos com a mesma direção de Norte (1-11 graus). Outro fator novo da terça-feira é a chegada de vagas de norte-nordeste (25 graus) no fim do dia que podem balançar um pouco o mar. 

O vento não está previsto para ser o melhor, sendo constante de leste perto dos 10 nós. Mas vale aquela regra dos cacimbeiros: tem que esperar na praia que uma hora ele acerta e passam a dar altas! A Laje e Coqueirinho prometem ser as melhores opções na hora certa. As opções da Praia do Meio e a Conceição são alternativas para se proteger do vento leste.

Ceará

A ondulação vai chegar ainda no sábado, mas depois de chegar em Noronha, bem no finzinho do dia. Durante o dia, a ondulação predominante será de Leste (92-98 graus) com 1,8m e 7 segundos de período, caindo rápido ao longo do dia. Já no domingo, dia 11/04, o swell de Norte (2-8 graus) varia entre 1,4m e 1,5m com 13 segundos de período, trazendo boas condições. Na segunda-feira, o mar terá condições muito semelhantes: 1,4m com 13 segundos de período vindo da direção Norte (2-8 graus). 

Nesses três dias, ainda teremos vagas de Leste/leste-nordeste atuando no litoral com boa intensidade com 1m e 7 segundos de período. O vento será outro fator que pode atrapalhar ao longo dos dias de swell, mas não deve ser tão ruim, principalmente no domingo e na segunda-feira, ficando abaixo dos 10 nós.

Esse swell será particularmente duradouro: como a tempestade que formou o pulso no Ártico foi muito intensa, o swell percorreu uma distância muito grande até chegar à costa brasileira. Com isso, a ondulação conseguirá se manter constante por um bom período. Na terça-feira, dia 13/04, o mar se manterá parecido: período de 14 segundos, com 1,5m vindo de Norte (0-6 graus). Na quarta-feira, dia 14/04, 4º dia do swell, ele ainda terá 1,5m e 12 segundos de período de Norte (358 - 2 graus). Ainda teremos ondas na quinta-feira, dia 15/04, com 1,7m e 12 segundos de período de Norte (356 - 2 graus) antes de começar a perder força e mudar de direção.

O vento novamente será uma constante, subindo de terça-feira para quarta-feira para cima dos 10 nós. E isso se repetirá ainda na quinta-feira, com ventos de Leste/leste-sudeste com rajadas acima dos 15 nós de manhã.

grafico de altura das ondas abril de 2021 fortaleza ce

Gráfico da altura das ondas para Fortaleza- CE

graficod e vento para fortaleza=ce abril de 2021

Gráfico do vento para Fortaleza- CE

Rio Grande do Norte

A ondulação só irá chegar ao longo do domingo. O swell de Norte-nordeste (8-12 graus), 1,5m e 15 segundos de período. As condições vão melhorar ainda na segunda-feira, dia 12/04, com 1,7m e 15 segundos de período de Norte (10 - 14 graus). Em ambos os dias, teremos um mar bem balançado, com vagas de leste-sudeste agindo ao mesmo tempo com o swell de Norte. Os ventos serão parecidos nos dois dias, ficando por volta dos 5 nós e com rajadas acima dos 10 nós no fim do dia.

Na terça-feira, o mar se manterá com um bom tamanho. A altura de 1,7m e direção de Norte (8-12 graus) serão as mesmas do dia anterior, mas o período desce para 14 segundos. Mesmo assim, a expectativa por boas ondas permanece. Já na quarta-feira, o pulso de Norte começa a perder força e pode ser que as vagas de leste-sudeste atrapalhem ainda mais a formação. De qualquer maneira, ainda teremos 1,6m-1,7m com 13 segundos de período vindos de Norte (4-10 graus).

mapa espectral e de periodo 11/04/21 baia formosa - rn

Mapa do período e espectral do dia 11/04  para Baía Formosa-RN

Paraíba

O swell só encosta de vez na Paraíba a partir de domingo, dia 11/04. Até lá, as vagas de leste-sudeste (120-124 graus) serão predominantes com 1,7m e 7 segundos de período. No meio do domingo, o swell de Norte chega com direção de norte-nordeste (14 graus), 15 segundos de período e 1,6m. Na segunda-feira, dia 12/04, o swell ganha ainda mais força e chega aos 1,8m e 16 segundos de período da mesma direção norte-nordeste (14 graus). Além disso, na segunda-feira o vento também diminui, se mantendo de sudeste com 5 nós e rajadas um pouco mais fortes.

A partir de terça-feira, dia 13/04, o swell começa a perder força, mas bem devagar. Ainda teremos boas condições com 1,7m e 15 segundos de período da mesma direção de norte-nordeste (14 graus). Na quarta-feira, dia 14/04, teremos uma mudança devido ao enfraquecimento do pulso de norte-nordeste e ao fortalecimento de outras ondulações que já estavam em atuação no estado. O período das ondas desce para 13 segundos, mas a altura permanece com 1,6m. 

Ao longo de todo esse período (domingo até quarta-feira), teremos uma sopa de ondulações rolando que podem atrapalhar a formação das ondas (além do pulso de norte-nordeste, tem uma ondulação de sul-sudeste e outra de leste-sudeste). 

MAPA DE PERIODO E ESPECTRAL PARA JOAO PESSOA-PB 11/04/2021

Mapa do período e espectral do dia 12/04  para João Pessoa-PB

Maranhão

No Maranhão, o swell de Norte se intensifica apenas no domingo, dia 11/04. Mas de manhã, o pulso predominante será as vagas de leste-nordeste (64-68 graus), com 1,6m e 6 segundos de período. Já na segunda-feira, dia 12/04, o swell de Norte passa a predominar no oceano, com direção de (0-8 graus), 1,7m e 15 segundos de período. Essa diferença de período trará ondas bem mais potentes e melhores para a prática do surf.

Na terç-feira, dia 13/04, o swell se mantém com força. As ondas terão 1,5m, 13 segundos de período e direção de Norte (356 - 2 graus) e proporcionarão boas condições de surf. Já na quarta-feira, dia 14/04, a ondulação de leste-nordeste terá virado para nordeste e ganhará um pouco mais de intensidade. Assim, o mar também subirá, indo para 1,7m e 13 segundos de período com direção predominante de Norte (354 - 360 graus).

Ao longo de todos os dias teremos um vento nordeste constante e com boa intensidade.

grafico de altura das ondas tutoia-MA abril de 2021

Gráfico da altura das ondas para Tutóia-MA

grafico de vento de tutoia-ma abril de 2021

Gráfico do vento para Tutóia-MA

Piauí

Já no Piauí, o swell de Norte vai se intensificar também no domingo, mas um pouco menor do que no Maranhão. No dia 11/04, a partir do meio dia o swell de Norte (0-8 graus) irá predominar com 15 segundos de período e 1,3m. Assim como no Maranhão, também teremos vagas de leste-nordeste influenciando o mar ao longo dos dias do swell de Norte. Na segunda-feira, o mar vai ganhar um pouco mais de altura, com o período começando a diminuir: 1,4m e 14 segundos. A direção da ondulação também se manterá bem de Norte (358 - 4 graus). O vento de leste-nordeste será uma constante ao longo dos dias, com rajadas acima dos 15 nós no início e no fim do dia.

A partir de terça-feira, o mar vai ficar mais estável e com mudanças menores de condições entre os dias: ambos variando entre 1,3m e 1,4m, com 13 segundos de período e direção de Norte (356 - 4 graus). A diferença está na ondulação de leste-nordeste (62- 66 graus) que se intensificará um pouco no fim do dia de quarta-feira e pode dar ainda mais força às ondas, com a  a altura chegando a 1,6m. 

mapa de periodo e espectral para parnaiba-pi em 12/04/21

Mapa do período e espectral do dia 12/04 para Parnaíba-PI

Pará

O estado do Pará, infelizmente, não receberá bem o pulso de Norte. As condições dos outros estados, onde a altura da ondulação passará de 1m e com período muito alto (+15 segundos), não se repetirão aqui. De sábado até quarta, a altura dessas ondas será entre 0,4m e 0,5m com o período máximo do swell de 15 segundos no início da segunda-feira. Isso não quer dizer que não teremos ondas, pois há uma ondulação de leste-nordeste com influência no litoral.

Esse pulso vai variar pouco de direção (entre 58 - 70 graus), com uma altura estável de 1,1m - 1,2m e o período entre a casa dos 5 e 7 segundos. Assim como as ondas, o vento também será uma constante ao longo dos dias, acima dos 10 nós e com rajadas que podem passar de 15 nós todos os dias.

grafico de ondas para maracana-PA ABRIL DE 2021

Gráfico da altura das ondas para Maracanã-PA

grafico de ventos para maracana-PA ABRIL DE 2021

Gráfico do vento para Maracanã-PA

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o Surfguru PRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Bom fim de semana e início de semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente!

Mahalo!

Galerias | Mais Galerias