#surfguru #notícias #análise #previsão #ciclone #alerta #surf #longboard #bodyboarding 
Brasil

#SurfguruAvisou que tem bomba chegando de sul-sudoeste

Equipe Surfguru

Como avisamos na última análise, tem ondulação grande se formando para o litoral sul e sudeste do Brasil. NE segue sob influência de uma boa ondulação de ESE.

Aloha galera!

Como nós avisamos, tem bomba no radar para essa semana. A pista de vento dessa ondulação é bem mais intensa do que a da ondulação que entrou na sexta-feira, com isso podemos ter ventos mais influentes na formação das ondas na costa, principalmente para o sul do país. 

A análise vai focar de segunda até quarta para descrever a ondulação de sul encostando do RS até o ES e para vermos como serão as condições no NE com as vagas de leste-sudeste chegando ao longo da semana.

Só quem é Surfguru PRO tem 15 dias de previsão para todos os picos, pode comparar ondulações que estão chegando com condições passadas no Histórico de Previsão, configurar alertas personalizados para os secrets e muito mais! 

Acesse em surfguru.com.br/pro e assine. Com o código PRO30 você tem 1 mês grátis antes da primeira cobrança!


Rio Grande do Sul

O vento forte de oeste já chegou em Torres-RS hoje (domingo, 18/07) com boa intensidade. As ondas ainda devem demorar um pouco até reagirem de verdade, com o mar subindo ao longo do dia de hoje. Amanhã (segunda, 19/07), o mar chega à 3,4m com 12 segundos de período com a direção rodando de sul-sudoeste para sul. Amanhã o vento também permanecerá de oeste bem intenso, então é importante procurar as praias que recebem bem essas condições. 

Na terça (20/07), as ondas baixam, saindo de 2,8m de manhã para 2m no fim do dia ainda com 12 segundos de período vindos de sul. Em compensação, o vento deve diminuir bastante, ficando abaixo dos 5 nós todo o dia e ajudando na formação das ondas. Na quarta (21/07), o vento deve ficar bem parecido com o dia anterior e ainda devem rolar boas ondas pelo litoral gaúcho mesmo com o mar diminuindo ainda mais. A previsão indica que no fim da quarta o mar deve estabilizar com 1,2m e 9 segundos de período de sul.

grafico de altura das ondas para torres-rs

Gráfico de altura das ondas para Torres-RS

grafico de vento para torres-rs

Gráfico de vento para Torres-RS

Santa Catarina

Já em SC, a ondulação encosta bem no fim do dia de hoje (domingo, 18/07) e deve fazer mais efeito no litoral a partir de amanhã. No fim da segunda (19/07) o mar deve chegar a 2,4m com 12 segundos de período. A boa notícia é que amanhã o vento deve diminuir de intensidade e permanecer do quadrante oeste pela manhã, sendo terral em vários picos do estado.

Na terça (20/07), o mar estabiliza com 2,4m e o período chega a 13 segundos no fim do dia vindos de sul. O vento deve se manter bem ameno e não irá atrapalhar a formação das ondas. Já na quarta (21/07), o mar deve perder força, descendo para 1,2m com 9 segundos de sul com o vento ainda bem fraco e soprando terral de manhã. É importante procurar os picos que recebem bem ondulações de sul, já que o swell não deve rodar para sudeste tão cedo e isso pode ser a chave entre encontrar altas ondas ou não.

mapa de periodo e espectral para florida em julho-2021

Mapa de período e espectral para Floripa-SC dia 19/07

Paraná

Chegando ao Paraná, teremos um cenário parecido com o que rolou esse fim de semana: como a ondulação está bem de sul, o estado catarinense acaba barrando boa parte da energia que vem pelo mar. Com isso, a altura das ondas em Matinhos é bem menor. A partir de amanhã (segunda, 19/07) a ondulação começa a chegar com 1m e 12 segundos de período. O vento promete ajudar bastante vindo do quadrante oeste-noroeste de manhã e favorecendo as condições no pico paranaense, mesmo que esteja soprando bem forte. 

Já na terça (20/07), o vento diminui a intensidade mas segue soprando em uma direção favorável ao litoral do estado. Além disso, a altura do mar fica estabilizada em 1,2m ao longo de todo o dia e o período chega a 14 segundos no fim do dia de sul-sudeste, por isso deve ser o melhor dia da semana. Na quarta (21/07), o mar começa a perder força e no fim do dia terá apenas 0,8m com 9 segundos de período e talvez salvem algumas marolas. O vento não deve ser um fator muito influente devido a sua baixa intensidade durante todo o dia.

grafico de ondas para matinhos-pr

Gráfico de altura das ondas para Matinhos-PR

grafico d vento para matinhos-pr

Gráfico de vento para Matinhos-PR

São Paulo

Chegando no sudeste, mas precisamente em SP, a ondulação vai ganhar força ao longo do dia de amanhã (19/07), mas ainda terá vento de sudoeste influenciando a formação no litoral e deve ser um dia de condições difíceis. No fim do dia o mar já deve estar acima dos 2m com 9 segundos de período de sul e já na terça (20/07) as ondas devem ficar estabilizadas com 2,5m e 12 segundos de período ao longo do dia todo. O vento ainda diminui sua intensidade e roda para noroeste e deve ajudar na formação das ondas em alguns picos.

Na quarta (21/07), o mar desce rapidamente de 2,5m para 1,5m durante o dia, mas ainda devemos ter boas ondas na costa. A ondulação de sul seguirá com o período acima dos 10 segundos e o vento será parecido com o dia anterior e deve ajudar na formação das ondas, principalmente de manhã. Até quinta (22/07), ainda devemos ter marolas, mesmo com o mar baixando para 1,1 m e 7 segundos, ainda de sul.

mapa de periodo e espectral para ubatuba-sp

Mapa de período e espectral para Ubatuba-SP dia 21/07

Rio de Janeiro

No estado do RJ a ondulação irá chegar de sul-sudoeste a partir de amanhã (segunda, 19/07) e irá fazer o mar subir de 1,5m para 2,6m com o período de 9 segundos. Porém, o vento de sudoeste que bate hoje (domingo) deve permanecer influenciando o litoral e deve-se buscar picos mais protegidos para o surf. Já a partir de terça (20/07), a ondulação seguirá subindo e deverá chegar até os 3,1m com 12 segundos de período ainda de sul-sudoeste. A boa notícia é que o vento diminui bastante e roda ao longo do dia, então é importante checar as condições para pegar o pico certo, mas o mar não estará tão bagunçado como no dia anterior.

Na quarta (21/07), ainda teremos altas ondas mesmo com o mar descendo rapidamente. Ele sai de 3m para 1,8m no fim do dia com o período de 10 segundos. Durante a quarta também a ondulação roda de vez para sul e pode mudar as condições ao longo dos picos do estado. O vento de manhã promete ser o ideal para o estado vindo de nordeste, assim podemos ter tubos rolando em várias praias que recebem esse vento de terral. Na quinta (22/07), as ondas descem um pouco mais para 1,4m com 9 segundos de período de sul, mas ainda devemos ter boas condições com vento ameno.

grafico de altura das ondas para rj

Gráfico de altura das ondas para Rio de Janeiro-RJ

grafico de vento para rj

Gráfico de vento para Rio de Janeiro-RJ

Espírito Santo

O litoral do ES também promete boas ação durante essa semana. Amanhã (segunda (19/07), a ondulação predominante ainda será a ondulação de leste-nordeste com 1,7m e 9 segundos de período. O vento sudoeste estará com uma intensidade de moderada a forte e pode ajudar a formação em alguns picos, então vale procurar bem para encontrar a praia certa para o surf.

A partir de terça (20/07), a ondulação de sul passa a ser a mais influente no litoral e deve favorecer as praias que recebem bem ondas desta direção. A altura do mar sobe para 2,4 enquanto o período se mantém na casa dos 9 segundos e subindo no fim do dia para 12 segundos. Na quarta (21/07) o mar começa a desce, mas ainda devemos ter boas condições com as ondas acima de 1,6m e com 10 segundos de período. Mesmo com a ondulação ainda de sul, podemos esperar boas ondas, principalmente com o vento diminuindo a intensidade e soprando de noroeste de manhã.

mapa de periodo e espectral para vila velha

Mapa de período e espectral para Vila Velha-ES dia 21/07

Bahia

Já da BA para cima, a ondulação de sul já não deve fazer efeito nas ondas na praia, pelo menos não de maneira significante. Além da ondulação de sul-sudoeste ficar barrada pelo continente, há uma outra ondulação de leste que está com muito mais força e influenciando as condições no litoral. Durante toda a semana as ondas devem ficar com 1,4m e 9 segundos de período e apenas na quarta (21/07) o mar deve ganhar um tamanho - 2m de altura -, mas o período desce para 7 segundos.

O melhor dia de vento será amanhã (19/07), quando ele promete estar mais ameno e rodando ao longo do dia, diferente do resto da semana quando o leste mais intenso deve ser constante. Outro fator a ser destacado é que a partir de quarta a ondulação roda para leste-sudeste e pode ajudar a formação das ondas em alguns picos e vale a atenção.

grafico de altura das ondas pra salvador

Gráfico de altura das ondas para Salvador-BA

grafico de vento para salvador

Gráfico de vento para Salvador-BA

Sergipe

A situação em SE deve ser similar às condições encontradas na Bahia, com as ondas vindo em forma de vagas de leste-sudeste com 1,5m e 9 segundos de período ao longo de toda a semana. Inclusive na quarta (21/07) o mar deve subir para 2m com o período diminuindo para 7 segundos, exatamente como na costa baiana. 

A boa notícia é que o vento promete ser consideravelmente menos intenso no estado sergipano, principalmente na segunda e terça com rajadas abaixo dos 10 nós. A direção do vento não deve mudar ao longo dos dias, ficando de leste/ sudeste quase toda a semana.

mapa espectral e de período para sergipe

Mapa de período e espectral para Recife-PE dia 20/07

Alagoas

No litoral de AL, as condições devem ser ainda mais favoráveis que nos outros estados nordestinos. Sem falar na Praia do Francês, que está bombando nessa época de swell de sul, as condições devem ficar bem parecidas entre segunda (19/07) e quarta (21/07), ondas em torno de 1,5m e o período variando entre 10 segundos e 9 segundos. O vento deve ajudar bastante ficando com a intensidade bem baixa ao longo de segunda e terça (20/07), com a direção rodando ao longo do dia, então é importante olhar a previsão para saber a melhor hora do surf.

Já a partir de quarta, o vento de sudeste se intensifica e pode atrapalhar um pouco a formação no restante da semana. Mesmo com o mar reagindo para 2,3m na quinta, o período curto de 7 segundos e o vento podem deixar as condições do mar um pouco prejudicadas e por isso vale a pena focar nos primeiros dias da semana para fazer a cabeça.

grafico de altura das ondas maceio

Gráfico de altura das ondas para Maceió-AL

grafico de cento para maceio

Gráfico de vento para Maceió-AL

Pernambuco

Em PE, a ondulação de sul deve ser mais influente no litoral do que nos outros estados, porém a maior parte da energia ainda virá do pulso de leste-sudeste. Com isso, a expectativa também é boa para o início da semana. Amanhã (segunda, 19/07), o mar estará na com 2,1 m e 10 segundos de período vindos de leste-sudeste. Na terça (20/07), as condições devem ser bem similares a amanhã.

A partir de quarta (21/07), o mar começa a mudar, descendo para 1,6m com 9 segundos antes de subir novamente na quinta (22/07) para 2,4m com 8 segundos de período, sempre de leste-sudeste. Vale destacar a influência do vento ao longo de todos os dias, já que a previsão indica que ele se manterá de leste-sudeste ao longo de todos os dias e pode atrapalhar as condições.

mapa espectral e de periodo para recife-pe

Mapa de período e espectral para Recife-PE dia 19/07

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Boa semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!

Galerias | Mais Galerias