#previsão #notícias #surf #análise #longboard #surfguru #picos #bodyboarding #ondas extremas 
Brasil

#SurfguruAvisou que o NE deve receber boas ondas nesse fim de semana

Equipe Surfguru

Ondulação de sul-sudoeste segue subindo a costa e chega aos estados do NE com boa força. Ondas podem chegar a 3m em alguns picos!

Aloha galera!

A grande ondulação que está no litoral Sul e Sudeste do Brasil seguirá viagem rumo ao Nordeste! A análise de hoje contemplará os estados que devem receber essa ondulação nesse fim de semana e início da semana que vem.

Podemos e devemos ter bombas em vários estados. Não será uma ondulação com um período tão alto quanto o último swell de sudeste, porém não quer dizer que será uma ondulação fraca. Vale ressaltar que o vento deve ser um fator bem influente ao longo da semana e isso só reforça a necessidade de acompanhar a previsão ao longo dos dias para pegar a melhor hora do surf no seu pico.

Só quem é Surfguru PRO tem 15 dias de previsão para todos os picos, pode comparar ondulações que estão chegando com condições passadas no Histórico de Previsão, configurar alertas personalizados para os secrets e muito mais! 

Acesse em surfguru.com.br/pro e assine. Com o código PRO30 você tem 1 mês grátis antes da primeira cobrança!

Bahia

Na BA, as ondas chegam apenas na sexta-feira (30/07) nas vagas de sudeste com 3,1m e 8 segundos de período, mas bem no fim do dia. Durante o sábado (31/07) as condições devem ficar praticamente iguais, estabilizadas na altura, direção e período. O vento de sudeste deve fazer com que a formação fique um pouco prejudicada ao longo do dia, mas mesmo assim esperamos ondas de um bom tamanho.

Já no domingo (01/08) o mar desce um pouco, ficando com 2,8m com 8 segundos de período ainda de sudeste. Devemos seguir com boas ondas, inclusive durante o início da semana (segunda, dia 02/08 e terça-feira, 03/08), quando o mar deve permanecer acima dos 2,5m. O vento segue sendo a única preocupação sobre a formação das ondas, vindo da direção sudeste e pode atrapalhar um pouco a formação. 

mapa de periodo e espectral para salvador-BA

Mapa do período e espectral do dia 02/08 para Salvador-BA

Sergipe

Em SE, as ondas só sobem no sábado (31/07), chegando a 3,5m com 9 segundos de período no fim do dia. A ondulação de sul-sudeste, assim como na Bahia, deve ficar estável para o domingo (01/08) com 8 segundos de período e 2,8m. O vento também deve ser predominantemente de sul-sudeste, mas com uma intensidade bem mais baixa do que na Bahia. 

Na segunda (02/08) e terça-feira (03/08) a altura do mar fica estável em 2,5m e a previsão de boas ondas para a próxima semana também segue com o período subindo. Para quarta-feira (04/08), a previsão indica que o mar não deve diminuir tanto e o período seguirá perto dos 10 segundos de leste-sudeste e as condições tendem a ainda ser boas!

grafico de altura das ondas para Aracaju -se

Gráfico da altura das ondas para Aracaju-SE

grafico de vento para aracaju

Gráfico do vento para Aracaju-SE

Alagoas

O litoral alagoano receberá a ondulação de sudeste apenas no dia de amanhã (sábado, 31/08) e as ondas ficarão grandes bem rapidamente. A previsão indica que o mar sairá de 1,5m para 3m ao longo do dia com 12 segundos de período. No domingo o mar sobe ainda mais, passando dos 3,5m com 9 segundos de período, ainda de sudeste. O problema pode ser o vento de sudeste moderado a intenso que chega junto com as ondas e podem atrapalhar a formação nas praias do estado.

Já na segunda-feira (02/08), o mar seguirá bem grande, com ondas de 3m e 8 segundos de período vindos de sul-sudeste. Isso indica que teremos poucas mudanças entre as condições de domingo e segunda-feira, diferente da terça-feira (03/08), quando o vento diminui e pode ajudar na formação das ondas. Mesmo com a ondulação descendo um pouco, ainda teremos uma boa energia chegando no litoral alagoano. Na quarta-feira (04/08), devemos ter um mar ainda menor, mas bem grande com 2m de altura e 9 segundos de período. O vento vira para o quadrante noroeste e promete ajudar muito na formação em vários picos do estado.

mapa de periodo e espectral para maceio-al

Mapa do período e espectral do dia 02/08  para Maceió-AL

Pernambuco

No PE, o mar também sobe amanhã (31/07) bem rápido, com a ondulação saindo de 1,4m para 2,5 com 12 segundos de período vindo de sudeste. No domingo (01/08), o mar segue ganhando força, assim como nos outros estado e chega a 3m com 10 segundos de período. O vento será um fator importante durante os dias, já que podemos ter uma intensidade alta em todo o fim de semana. É importante checar bem as condições para aproveitar o melhor momento do mar no seu pico.

Na segunda-feira (02/08), o mar seguirá estável, com 2,8m vindos de sudeste, mas o litoral começará a receber uma outra ondulação de sul com o período mais alto. Essa outra ondulação será a predominante no mar na terça-feira (03/08) e pode mudar a formação das ondas em relação ao fim de semana. O vento diminui nesses dois dias e deve atrapalhar menos na formação das ondas. Na quarta-feira (04/08), apesar da ondulação baixar mais ainda para 2m com 11 segundos, o vento roda para sudoeste de manhã e deve fazer a alegria da galera!

GRAFICO DE ALTURA DAS ONDAS PARA RECIFE-PE

Gráfico de altura das ondas para Recife-PE

GRAFIDO DE VENTO PARA RECIFE

Gráfico do vento para Recife-PE

Noronha

Com a ondulação de sul-sudoeste passando pelo litoral brasileiro, podemos ter o swell refratário rolando em Noronha. A partir de domingo (01/08), a ondulação de sul-sudoeste encosta na ilha e vai fazer o mar subir bem rápido, chegando a 2m com 14 segundos de período. Na segunda-feira (02/08), a ondulação vira para sul-sudeste e o período desce para 10 segundos e pode deixar o mar um pouco mais balançado. O vento moderado/ intenso de sudeste deve ser a regra ao longo dos dias.  Porvavelmente serão os melhores dias de surf, devido ao vento que pode interferir na formação das ondas ainda em alto mar.

Na terça (03/08) e na quarta-feira (04/08), a ondulação se mantém de sul com 12 segundos de período praticamente os dias inteiros. Como as ondas ainda terão mais de 1m de altura, é provável que ainda tenhamos boas ondas do swell refratário rolando no arquipélago. O vento pode ser um problema, pois seguirá soprando de sudeste com intensidade moderada a forte. O que pode salvar durante esses dias é o surf na Baía dos Porcos, uma vez que o vento pode fazer com que a ondulação não chegue alinhada em outros lugares. 

gmapa espectral e de periodo para noronha 01/08

Mapa do período e espectral do dia 01/08  para Noronha.

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Boa semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!

Galerias | Mais Galerias