Brasil

#SurfguruAvisa: Swell litoral Sul e Sudeste - 31/7 a 2/8

Equipe Surfguru (@gurudosmares)

Análise da ondulação que atinge o litoral Sul e Sudeste do Brasil em 31 de julho.

Uma grande pista de vento intenso, provocada pela interação de uma alta pressão sobre a Argentina, interagindo com um ciclone extra tropical posicionado entre as ilhas Malvinas e as ilhas Georgia do Sul, gera uma ondulação com muita energia que marcha em direção ao litoral Sul e Sudeste do Brasil. 

SUL

No Rio Grande do Sul as ondas chegam com 1.5 m e 156 graus de sul-sudeste e 14 segundos, vento norte forte a moderado, provocado por uma alta pressão sobre este estado, que se desloca para o oceano, destaques para as ondas dos Molhes e outros picos protegidos do vento norte. No sábado e domingo a ondulação perde muita força e fica pequena, com vento noroeste um pouco mais fraco.

Em Santa Catarina o Swell entra com 1.5 m e 159 graus de sudeste e 14 segundos, vento noroeste fraco cedo e moderado decorrer do dia, as melhores opções devem ser o Campeche bem cedo e Joaquina e Guarda no decorrer do dia, no sábado e domingo o swell perde força, mas ainda pode ter boas ondinhas de terral na Joaquina e Mole.

No Paraná o Swell não entra com muita intensidade, porém com ótimo período e qualidade, ondas com 1 m e 140 graus de sudeste e período de 16 segundos, vento oeste sudoeste fraco a moderado, podemos ter boas ondas no pico de Matinhos, no sábado e domingo a ondulação perde força e vira de leste.

SUDESTE

Em São Paulo o Swell chega limpo com um pouco mais de força 1.6 m com 170 graus de sul-sudeste e 16 segundos, vento nordeste moderado, terral o dia todo, destaque para Maresias que deve quebrar clássico. No sábado ainda teremos boas ondas,  porém vento sudoeste fraco, podendo rolar bons tubos na Vermelha do Norte, no domingo já baixa bem, mas ainda deve rolar boas ondinhas em Itamambuca.

No Rio de Janeiro a ondulação chega com bastante energia, e pode ficar grande no final do dia, ondas de 2 metros com séries maiores, ondulação de sul com 190 graus e 16 segundos, vento leste nordeste moderado. Pode rolar altas ondas no Arpoador, em Saquarema podemos ter altas ondas na Vila se o vento colaborar. Já no sábado as ondas ficam ainda melhores, mantendo o tamanho e acertando ainda mais com o terral de nordeste, deve rolar altas ondas em toda litoral fluminense, destaque para a Barrinha em Saquarema e a Laje de Manitiba que devem quebrar clássico com altos tubos. No domingo o swell baixa, mas ainda teremos alguns tubos com terral perfeito na Barra e Reserva no Rio e no inside da Laje de Manitiba em Saquarema.

No Espírito Santo a ondulação entra com um bom tamanho, bem de frente, porém bagunçado, predominam as vagas, devido ao vento maral e baixo período. Na sexta-feira, teremos 1.5 m de sudeste 144 graus com 8 s, vento leste sudeste bem forte, apenas picos de beira e os bem protegidos do vento. No Sábado a ondulação baixa um pouco para 1.2 m e vira ainda mais de frente, porém com vento sul sudeste moderado, podemos ter boas ondas logo cedo em Setiba, e na Praia do Morro na parte da tarde, domingo deve ser o melhor dia com vento sul fraco a moderado podendo acertar e rolar boas ondas na maioria dos picos favoráveis a ondulação de leste. Namastê!

Quer ver a previsão para os próximos 15 dias? Clique aqui e ganhe 15 dias grátis assinando Surfguru Pro ;)

Galerias | Mais Galerias