#impacto 
Linhares - Espírito Santo - Brasil

Surfguru organiza mutirão de limpeza em Regência

Surfguru

A equipe Surfguru foi conhecer a terra dos tubos brasileira e aproveitamos para deixar nosso impacto lá, limpando a praia.

Durante o feriado de independência, dia 7 de setembro, a equipe do Surfguru esteve em Regência, no litoral norte do Espírito Santo. 

O objetivo da trip foi de conhecer as famosas esquerdas tubulares dessa vila mágica, e também realizar uma ação de limpeza de praias, em parceria com a ASR (Associação de Surf de Regência), Stone House, Route Brasil e Projeto Pegada. Além disso, diversos apoiadores chegaram junto, como a Ginga Mídia, Langai, Yellowfin e a Pousada Aranã.

Depois de mais um swell de altas ondas, que rolaram na sexta, sábado e domingo, mobilizamos a comunidade do surf presente no Point 1 da praia de Regência para uma ação de limpeza da praia, buscando retribuir todos os bons momentos vividos naquele feriado.

Foi impressionante o engajamento das pessoas, com quase 50 pessoas participando de maneira voluntária, e mais de 20 sacos de resíduos retirados da praia, que foram destinados no ecoponto localizado no centro ecológico do Projeto Tamar, na vila de Regência.

Muitas crianças participaram da ação, que tem como objetivo principal conscientizar a comunidade sobre a importância da gestão adequada de resíduos na reserva biológica de Comboios, onde estão localizadas as ondas. 

Durante a ação, o surfista local Murilo Urbano da ASR lembrou que não existe coleta de resíduos na reserva, e reforçou a importância de que todos os visitantes levem seus resíduos para casa e destinem em locais adequados.

Outro ponto que chamou a atenção durante a limpeza e a triagem foi que grande partes dos resíduos parecia vir do Rio Doce. Foram encontradas latas com rótulos orientais, muitos calçados usados e grande quantidade de plásticos duros, como garrafas PET e embalagens.

Pedro Maciel e Ana Beatriz Redko, da equipe Stone House contam como foi a experiência do feriado:

"A lenda tubular capixaba povoava nosso imaginário a cada swell. Enfim concretizamos essa vontade, onde a incrível experiência nos tubos gerou uma sinergia entre nós  e outras equipes interessadas em deixar algo a mais.  A integração mar-terra nos uniu não apenas na busca dos diamantes, mas também na construção de um pensamento e ação local que refletisse nossos ideais. Em conjunto a galera do Surfguru abraçamos o surfe como esporte e como veículo de conscientização, tendo sempre em vista que meio ambiente é nossa casa, e mais do que somente usufruir dela queremos deixar um legado de conexão e respeito entre os seres humanos e o planeta terra."

Galerias | Mais Galerias