#surf 

Surfe Treino realizado com sucesso no Canto das Aranhas

Apesar das condições climáticas instáveis, competidores se superaram e deram show nas ondas do Canto das Aranhas.

29/Abr/2019 - REDAÇÃO SURFGURU Sul\sudeste - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

O domingo, 28 de abril de 2019, era esperado por muitos, pois a realização do primeiro evento de surf da nova gestão da Associação de Surf do Moçambique – ASM – seria uma prova consistente da força deste grupo que vai gerir a entidade até 2021.

  No sábado antecedendo o grande dia, a Praia do Moçambique e o bairro do Rio Vermelho receberam uma quantidade de chuva tão grande que parecia que iria durar por dias, um dilúvio, colocando todo o esforço da equipe ASM, literalmente, por água abaixo; a chuvarada varou madrugada adentro e a tensão só aumentava; “seja o q Deus quiser!”, solicitou a comissão organizadora. E assim foi e Ele quis, abrindo a domingueira com um nascer do sol magnífico, energizando todos que estavam na missão de realizar o Canto Surfe Treino South to South.

Com o circo armado no riozinho, entre o Canto e a entrada, onde se apresentavam as melhores condições, direitas e esquerdas quebravam limpas e lisas ao longo da bancada, 60 competidores inscritos : 12 Iniciantes; 24 Open; 12 Master; 12 Feminino e  4 alternates que aguardavam alguma desistência , logo às 8h30 foi iniciada a primeira bateria da Open : quatro competidores cada , em seguida mais cinco baterias fechariam a fase inicial desta categoria.

Os destaques logo cedo, ficaram por conta dos atletas Giovani Alves , Douglas Santos, Matheus Gonzaga, Arie Silva, André Magu, Wilinick Barros, Takeshi Oyana, Gabriel Silveira, Rodrigo Moreno, Gustavo Raupp e André Martins que avançaram com excelentes médias para a segunda fase da Open, dando um brilho e instigando o restante dos competidores para o que estaria por vir.

Paralelo, rolavam ações de limpeza de praia, coordenadas pelos Protetores, Monitores e Condutores Ambientais, formados pela Polícia Militar Ambiental, aulas de surfe orientadas pelo Sérgio da Adrenailha em parceria com a Decathlon e sorteios onde respostas corretas levavam brindes dos apoiadores do evento.

Dando continuidade a  boa performance apresentada até então, veio a categoria Master que não deixou a desejar e mostrou surfe no pé, com um alto nível surfado pelos participantes. Destaques para Cyro Sanches, Silvério Jorge, Everson Martinez, Jorge Correa, Gustavo Raupp  e Nelson Walback que mostraram suas dedicações e amor pelo esporte de suas vidas.

A Iniciantes estava sendo esperada por muitos entusiastas, famílias, mamães, papais e apoiadores, porque dali brotam as flores de sementes que vão pulverizar o futuro do surfe brasileiro. Junto a essa expectativa estava a presença do Projeto Surf Social, liderado e idealizado por Rodrigo Moreno, criado para ajudar crianças e adolescentes do Morro do 25, em Florianópolis, a surfar – auxiliado pelo instrutor André Magu da Escola de Surf Waterman –, andar de skate e a praticar jiu-jitsu e yoga, proporcionando  vivências onde todos dividem trocas e muito amor. Participaram do evento 3 crianças deste projeto na Iniciantes – João Vitor, Antonielton Lima e Carlos Daneil –  e seus idealizadores Rodrigo Moreno – Open – e André Magu – Open e Master.  A Ana Carla, que é voluntária, também veio acompanhar e incentivar a molecada, pois auxilia muito no dia a dia de todas as crianças envolvidas nesta ação.

Três baterias com 4 competidores classificaram os dois primeiros colocados de cada uma e os que demonstraram mais intimidade e confiança para avançar as batalhas foram Micael Dimitri, Rodrigo Acom, Pedro Souza, Luca Konig, Bruno Scavoni e Takeshi Oyana. Logo em seguida vieram as meninas que também mostraram disposição e empenho, porque aquele momento, o mar começava uma transformação, pelo fato da chegada de uma “tribuzana” de sul; chuvas esparsas e uma leve alteração no mar deixavam as condições mais desafiadoras aos competidores, pois as ondas já não eram mais tão limpas e lisas como no começo da manhã.

O Movimento Elas Também Dropam, liderado pela Freesurfer Tina Vilela – que auxiliou no julgamento, pois faz parte da diretoria da Fecasurf – esteve em peso e abrilhantou ainda mais o Canto Surfe Treino South to South. Das 12 que iniciaram a primeira fase, as melhores a avançar foram Isabela Bonato, Giovana Scavoni, Carol Fortes, as irmãs Julia e Laura Raupp, Marina Lanças e Sannya Nascimento.

A categoria Open foi a única a ter uma segunda fase, pelo número de inscritos. Já as demais passaram direto às semi-finais, afunilando as disputas e evidenciando aqueles que poderiam chegar a final e erguer seus troféus de campeão.

Giovani Alves, da Open, seguiu espancando as ondas que se moldavam de acordo com a virada do tempo e aumentava sua média, o que o levou para as semis, onde arrancou uma nota 10, num aéreo rodando muito alto, avançando para a final,  já com as condições devastadas por um vento sul que chegava chegando. A Master foi outro show a parte, com os “dinossauros” do surfe arrepiando o que a natureza oferecia naquele momento, sem ligar a mínima para a perfeição das ondas.  Silvério Jorge e Jorge Correa pareciam os mais conectados até aquele momento e avançaram suas baterias em primeiro, seguidos respectivamente por Cyro Sanches e Gustavo Raupp, formando a Final dos Gigantes!

Na Iniciantes, passaram para a final Micael Dimitri, Takeshi Oyana, Pedro Souza e Luca Konig e a Feminino fechou com Giovana Scavoni, Sannya Nascimento, Carol Fortes e Laura Raupp.

Definidas as finais, o vento sul entrou com tudo, trazendo chuva e estragando completamente as ondas. Porém, a garra, a determinação e a vontade de vencer dos competidores foram determinantes para que o show acabasse de forma espetacular! Parabéns para Laura Raupp que defendeu o nome da família e garantiu o primeiro lugar na Feminino, levando uma prancha nova da Art&Carves, Troféu e mais um kit forrado de produtos de surfe e beleza. Na Iniciantes, Takeshi Oyana, que competiu também na Open, mostrando que não veio só pra ser mais um, levou o troféu de Campeão, prancha Art&Carves e kit que vão agregar mais valor às suas conquistas que certamente o levarão ao lugar que está almejando desde já.

O que dizer da Final da Master? Antológica e pra entrar pra história! Apresentação impecável do Campeão Cyro Sanches que tirou “leite de pedra” nas condições que se deterioravam a cada rajada de vento sul. Troféu, prancha zerada Art&Carves e o kit completo foram suas recompensas pela excepcional atuação.

Finalizando com a Categoria Open que levou a praia ao delírio, depois da nota 10 arrancada na semi-final, pelo competidor Giovani Alves, não seria fácil segurar esta nova promessa que vem estraçalhando adversários e ondas que passam pela sua frente. Alves destruiu o que restava de “ondas” deixadas pela ventania de sul e levantou o Disco de Pinus – troféu idealizado, criado e produzido pela diretora técnica da ASM, Giovana Scavoni – simbolizando a árvore exótica invasora do Parque Estadual do Rio Vermelho. Garantiu também um foguete Art&Carves e o Kit de Campeão do Canto Surfe Treino.

Lembrando que os melhores atletas locais, participantes nesta competição  – surfistas/moradores do Rio Vermelho – já garantiram suas vagas na Equipe ASM de Surf e serão convocados assim que a entidade tiver todos os atletas necessários para a composição deste grupo, de acordo com o que regem as leis da Fecasurf – Federação Catarinense de Surf.

O Canto Surfe Treino South to South é uma realização da Associação de Surf do Moçambique, supervisionado pela Federação Catarinense de Surf, cobertura do Waves e SurfGuru,  patrocínio da South do South e apoio da Art & Carves, Rhyno Foam, Casa das Pranchas, Resinas Ilha Norte, Balzano Imóves, Manga Wax, Magic Wax, Tick Deck, Pro-lite, Decathlon, Espel Impressões, Luman Camisetas, Chumichurri´s Restaurante Grill, Pizza 10, Arte Natural Imagens, Inspirações Saboaria, FiuJu Panties, A Naturóloga, Adrenailha, Ecopaerve, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina IMA, Parque Estadual do Rio Vermelho, S.O.S. Moçambique, Aprender Entidade Ecológica, Nery Materiais de Construção, Direto do Campo, Dalton Meneses Imóveis, Maria Parafina, Alugue Fácil, Moçamba Restaurante, Canto Surfe Reparos, Polícia Militar Ambiental, Mercado Super Rio, Associação de Moradores do Rio Vermelho Amorv, Bazar do Surf, MiniMercado Boi nos Ares, Studio Corpo Funcional, Marta Andrade Shiatsu e Padaria Zilda.

 INICIANTES

1º - TAKESHI OYANA

2º - MICAEL DIMITRI

3º - PEDRO SOUZA

4º - LUCA KONIG

OPEN

1º - GIOVANI ALVES

2º - GABRIEL SILVEIRA

3º - ANDRÉ MARTINS

4º - MATHEUS GONZAGA

FEMININO

1º - LAURA RAUPP

2º - CAROL FORTES

3º - GIOVANA SCAVONE

4º - SANNY NASCIMENTO

MASTER

1º - CYRO SANCHES

2º - JORGE CORREA

3º - SILVÉRIO JORGE

4º - GUSTAVO RAUPP

texto: Acessoria de impresa ASM  Emerson Miranda