#viagens #surf 
Portugal

Surfar em Portugal no Algarve – Já pensou quais os melhores locais?

Portugal é o melhor lugar para praticar surfe na Europa. Muitas pessoas gostam da modalidade e vão às praias portuguesas para curtir as ondas. No que diz respeito ao Algarve, talvez seja mais natural associar as praias algarvias ao descanso e ao lazer no areal ou em bares de praia, mas é verdade que as praias algarvias também oferecem ótimos destinos de ‘surf’. Conheça algumas das praias que mais atrai surfistas em todo o mundo.

Praia da Arrifana em Aljezur

É considerada uma das melhores praias para se praticar surf, tendo ondas consistentes e crescentes ao longo do ano, além de um extenso areal para o convívio e uma escola de surf com mais de 13 anos de experiência.

Esta praia é ideal para surfistas experientes ou iniciantes, uma vez que oferece uma área com boas ondas para aqueles que já surfam há algum tempo e um fundo de areia seguro para aqueles que estão começando.

Situada a sudoeste de Aljezur, os acessos são fáceis de ser percorridos por automóveis, com locais de estacionamento no topo da colina que proporcionam uma vista privilegiada da praia e das falésias. Além disso, a área conta com alguns estabelecimentos gastronômicos e restaurantes para aprimorar sua experiência.

Praia da Rocha em Portimão

A praia da Rocha é a imagem de marca de Portimão e também um ponto de interesse para surfistas, onde decorreu inclusive eventos como o Algarve Surging Cup que em 2022 contou com grande qualidade e diversão.

Neste gênero de competições, muitos fãs da modalidade optam por tentar a sua sorte em plataformas que disponibilizam esporte bet colocando o seu palpite no seu surfista favorito. Já outros preferem apenas usufruir da experiência assistindo no local.

A praia tem 1,5 km de extensão de areal ao longo da costa. Com a ondulação de Noroeste torna possível o funcionamento do pico principal, situado à esquerda do molhe, conhecido como "Pico do molhe". Esta é uma onda de boa qualidade, mas que, infelizmente não ocorre com muita frequência.

A onda que vem do mar traz picos de esquerda e direita pela praia toda, o que faz com que o crowd se dilua. A área de surf e praia estão a poucos metros da Rocha Surf Shop.

Praia do Castelejo em Vila do Bispo

A praia para profissionais, como tem mais vento do norte, as ondas se tornam maiores. Além disso, o mar é bastante rochoso o que não faz desta uma praia boa para surfistas iniciantes.

Sugerimos que vá acompanhado de um guia ou de uma escola de surf para proteger-se de possíveis acidentes, especialmente se optar por surfar em direção à Cordoama, que tem muitas rochas escondidas.

A escola de "surf" localizada fora da Vila do Bispo oferece um acesso fácil e um amplo espaço para estacionamento. Adicionalmente, durante o período de verão, diversas instituições de ensino se deslocam para a praia do Castelejo e utilizam o local para ministrar aulas de surf.

A praia é uma das mais requisitadas por praticantes da modalidade, sendo geralmente recebida por aqueles que já possuem o seu próprio material de ‘surf’ e viajam com o objetivo de aproveitar as ondas que a praia do Castelejo oferece.

Se você escolheu voar com o seu equipamento, pode ser uma boa ideia optar pelo aluguel de uma carrinha no aeroporto com espaço suficiente para acomodar não só todos os equipamentos de surf, como também ter espaço para trocar de roupa.

Se tem a oportunidade de visitar Portugal, nomeadamente a região sul, não deixe de surfar nas ondas destas praias.

 

Galerias | Mais Galerias