Surfar #27 Já nas Bancas com 164 Páginas
Surfar #27 Já nas Bancas com 164 Páginas! Uma Jornada em Busca da Essência do Surf
08/Out/2012 - Déborah Fontenelle - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - BrasilBusca Implacável pode até parecer nome de filme americano, mas essa é a realidade do nosso dia a dia. Os surfistas guardando suas economias para fazer aquela trip dos sonhos, e a gente querendo abrir novas pautas com possibilidades de picos diferentes para nossos leitores.
Uma reportagem que ficou marcada pela nossa ousadia foi quando desbravamos a Baía da Guanabara em maio de 2010 (hoje em dia usar a palavra desbravar no surf é quase impossível). Fomos a primeira revista a publicar uma matéria com direito a capa desse pico em plena cidade do Rio de Janeiro. No entanto, como não é toda hora que isso acontece, resolvemos apostar em ondas menos exploradas, seja aqui no Brasil ou lá fora.
Abrindo a edição, você vai ver logo de cara a matéria intitulada “Fugindo do Crowd”. Três trips para lugares remotos da Indonésia acompanhando os surfistas que acordam de madrugada, arriscam a pele e passam muitos perrengues pelo simples prazer de reviver a essência do surf em picos perdidos de Bali, Lombok e Mentawai.
Seguindo nessa mesma pegada, porém sem precisar de passaportes, imigração e aquelas intermináveis conexões, “desembarcamos” em Regência. Umas das ondas mais perfeitas da nossa extensa costa e que preserva a cultura típica do local e natureza exuberante. Os fotógrafos Henrique Pinguim e Celso Pereira Jr trabalharam em equipe, com imagens de todos os ângulos, para mostrar aos leitores que não é preciso ir muito longe para pegar altas ondas.
Viramos também nossas lentes para o nordeste, mas precisamente para Pernambuco e suas lajes tubulares. Escalamos o experiente fotógrafo Clemente Coutinho, morador de Recife e conhecedor dos fundos de pedra secretos e ainda preservados do intenso crowd. Foram quase dois meses checando os swells, ventos, pulando da cama às 4 da manhã e convocando surfistas de peso que nasceram nos tubos nordestinos. São 10 páginas que mostram toda a energia e o potencial de alguns secrets spots que a Surfar vai apresentar pra vocês em primeira mão.
A edição da Surfar #27 representa nosso ideal de surf e prova que ainda é possível pegar ondas perfeitas apenas com os amigos, como nos velhos tempos do clássico filme The Endless Summer.
Vamos todos pra dentro d’água Surfar!