#tsunami #ondas grandes #fenômenos naturais 
Indonésia

SurfAid prepara as Mentawai para o próximo tsunami

Kirk Willcox

Especialistas estão prevendo um terremoto muito maior, e um tsunami para a região de Sumatra, que poderá rivalizar com o grande tsunami de 2004.

A organização humanitária SurfAid Internacional foi uma agência líder na resposta de emergência para o tsunami que atingiu ilhas Mentawai há oito meses, na segunda-feira 25 de outubro, e a SurfAid continua a desempenhar um papel de liderança no programa de recuperação. Mais de 500 pessoas morreram no desastre e 15.000 foram desalojadas de suas casas.

O Diretor Kerry Sieh, do Observatório da Terra de Cingapura (EOS) e seus colegas prevêem que um terremoto de magnitude de até 8,8 pode acontecer ao largo da costa ocidental de Sumatra em poucas décadas.

"A evidência científica aponta para uma ruptura provável em algum lugar ao longo de uma seção de de 400 km de uma falha submarina de subducção, paralela a Sumatra, conhecida como a megathrust Sunda ... O registro histórico sugere que um terremoto gigante ocorre nesta área aproximadamente a cada dois séculos, acompanhado por um conjunto de outros terremotos consideráveis. Um padrão similar de atividade parece estar acontecendo agora, com vários grandes terremotos na região durante a última década, como parte do ciclo mais recente", diz o relatório do EOS em seu site.

O fundador da SurfAid e diretor médico Dr. Dave Jenkins disse que o terremoto predito poderia muito provavelmente produzir um tsunami de grandes dimensões. "É importante que nós preparemos as comunidades costeiras nas ilhas. O tsunami nas Mentawai em outubro do ano passado mostrou como o nosso trabalho de preparação para emergências age como um poderoso protetor de vida", disse o Dr. Jenkins.

"Enquanto mais de 500 pessoas morreram, perdemos apenas nove pessoas em aldeias onde havíamos trabalhado. Depois do terremoto, o povo em nossas aldeias fugiram rapidamente para as colinas, através das trilhas preparadas e de uma maneira eficiente, graças aos treinos que nós facilitamos. "

A SurfAid está executando vários eventos para arrecadar fundos na Austrália Ocidental este mês onde o Dr. Dave Jenkins vai dar uma atualização das atividades de recuperação da SurfAid do tsunami. Desde o tsunami de outubro, a SurfAid lançou uma série de programas, incluindo o apoio da saúde psicossocial, água potável, abrigo e preparação para emergências (E-Prep), para o qual a SurfAid ganhou prêmios na Indonésia.

"As pessoas Mentawai e seus filhos precisam de todos os que desejam salvar as suas vidas de um tsunami que nos apoie para fazermos mais, especialmente em face deste terremoto de 8,8 inevitável", disse o Dr. Jenkins.

Eventos da SurfAid de arrecadação de fundos na Austrália Ocidental:

• Whalebone Classic, Cottesloe Beach, Perth. Sábado 16 de Julho e Domingo 17 Julho

• Happy Hour para a Humanidade, Cottesloe Beach Hotel. 5:00-19:00 sábado 16 de julho

• Gnarabar, Margaret River. Terça-feira 19 de Julho. 06:30.

• Bar Duplo Lucky, Leederville, Perth. Quinta-feira 21 de Julho. 06:30.

Galerias | Mais Galerias