#competições #surf #brasileiro 
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Surf Talentos Oceano conhece os campeões da temporada 2023 do circuito na praia da Joaquina

Com direito a nota 10 unânime de Gabriel Ogasahara na final Sub-18 Masculino, a última etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2023 definiu neste final de semana (16 e 17 de dezembro) os campeões das nove categorias do Surf Talentos Oceano 2023 na praia da

As emoções do Circuito Surf Talentos Oceano - edição 2023- com a apresentação da Surfland Brasil e Mini Kalzone chegaram ao fim, reunindo os melhores surfistas de base do país até 18 anos. A competição valeu 10 mil pontos para o Circuito Fecasurf de Base, e também para Circuito paralelo do Surf Talentos Oceano, que tradicionalmente define seus próprios campeões a cada temporada.

A competição começou no sábado com muito sol, praia cheia e altas ondas na praia da Joaquina (que ultrapassaram meio metro nas séries) com excelente formação. Neste primeiro dia foram definidos os títulos das categorias Sub-18/16 e 14 Masculino e Sub-18 e 14 Feminino. “Nada melhor do que realizar um campeonato com altas ondas como no dia de hoje e apreciar essa nova geração de meninos e meninas quebrando aqui na praia da Joaquina, palco de grandes eventos em nosso estado” declarou Fred Leite, Diretor da Swell Eventos e promotor do Circuito Surf Talentos Oceano. 

Sábado de finais com alto nível na Joaca

Após as disputas das primeiras fases e semifinais dessas cinco categorias com baterias eletrizantes a cada rodada, chegou a hora da definição dos campeões da temporada 2023. A primeira final a entrar na água foi a Sub-14 Masculina.

Yuri Gabryel chegou a esta decisão na primeira posição em ambos os rankings.  Ele abriu a bateria com 6.50 pontos e liderou o confronto logo no início, seguido de perto por Rian Prieto na segunda posição, que respondeu com 5.75 em sua primeira onda. Rian é um surfista em ascensão nos pódios dos eventos de base no estado, e esteve bem conectado com as ondas da Joaca neste final de semana.

Faltando três minutos para o término, Rian mandou uma bela batida de frontside na junção para marcar 4.45, assumir a liderança e vencer a etapa. Yuri Gabryel ainda cairia para a terceira colocação após receber outra virada, dessa vez de Enrico Malhado a quinze segundos do final. Para o título da etapa, Enrico precisava de 7.05 e marcou 6.50, chegando perto da primeira colocação. Em quarto finalizou Rafael Kenzo Saito.

Mesmo terminando na terceira colocação na etapa, Yuri Gabryel conquistou o título do Circuito Surf Talentos Oceano 2023 (soma geral das três etapas).

Na bateria seguinte foi a vez da Sub-14 Feminno entrar na água. A poucos minutos do término, a atleta de São Francisco do Sul(SC) Kyara Antunes surfou uma boa direita para marcar 3.75 e assumir a liderança. Mas a três minutos do encerramento a local de Itajaí(SC) Valentina Zanoni achou uma direita salvadora que lhe rendeu 4.75 pontos e a virada para a primeira colocação e o título da prova.

Com esta vitória Valentina, que chegou nesta etapa na terceira posição no ranking do Surf Talentos Oceano, assumiu a ponta e sagrou-se campeã Sub-14 Feminino nesta temporada.

A final seguinte foi a Sub-16 Masculina, com a liderança de ponta a ponta de Ryan Martins. Ele dominou o confronto desde sua primeira onda com três batidas fortes de backside, arrancando 6.75 dos juízes. A sua última onda veio para sacramentar o título da etapa, com 5.25. Em segundo ficou Henrique Venceslau, com Enrico Malhado em terceiro e Pablo Lira em quarto lugar.

Com esse resultado Ryan Martins foi o campeão do Circuito Surf Talentos Oceano 2023 na Sub-16, estando presente nas três finais deste ano nesta categoria (3º lugar na primeira etapa, 2º lugar na segunda etapa e campeão na terceira).

A penúltima final de sábado na Joaca foi para a categoria Sub-18 Feminino. Alma Corgiolu marcou 5.75 e 3.35 para ficar com o título da etapa, e de quebra sagra-se campeã do Circuito Surf Talentos Oceano desta temporada.

A surfista da Guarda do Embaú Maria Amélia chegou perto da virada, quando cravou 4.25 a poucos minutos do fim para sair da quarta para a segunda colocação. Kaylane Antunes finalizou no terceiro posto, com Luiza Rosa Teixeira na quarta colocação.

O melhor estava reservado para a última final deste sábado, na categoria Sub-18 Masculino. Em uma disputa eletrizante, João Lira largou na frente usando uma de suas principais armas desde as primeiras fases da competição: o aéreo com rotação.

Ele abriu a disputa com 5.25, e decolou alto para arrancar 7.25 em sua segunda onda e disparar na liderança. Faltando nove minutos para o término, Gabriel Ogasahara conseguiu 5.40 em sua primeira onda para assumir a segunda colocação, precisando de 7.11 pontos para o título em casa.

A sete minutos do fim, Ogasahara dropou uma direita bem armada para decolar alto, completar a rotação com velocidade, e cair seco na base da onda para levantar a praia. Ele conseguiu nota 10 unânime dos juízes e venceu a etapa para alegria da galera local.

João Lira, que precisava de uma nota excelente para virar o resultado, ainda fez 6.50 em sua última participação para garantir a segunda colocação.

O campeão Sub-18 Masculino do Circuito Surf Talentos Oceano 2023 na soma dos três resultados foi Ryan Martins, que venceu a primeira e a segunda etapa, e perdeu na semifinal desta última etapa na praia Joaquina.

Últimos campeões definidos no domingo na Joaca

O domingo manteve as mesmas condições de sábado, com as ondas se mantendo com o mesmo tamanho e perfeição, além do sol, calor e praia cheia. Quatro categorias foram disputadas e conheceram seus campeões da temporada 2023 nesse último dia de evento na Joaca.

A primeira final de domingo foi com a garotada da Sub-08, que reúne os surfistas mais novos que participam do circuito. A vitória foi para o atleta de Ubatuba (SP) Nelson Nagata, que viajou de sua cidade especialmente para competir no Surf Talentos Oceano. “Esse circuito é demais e vale qualquer esforço para trazer o garoto, pois um circuito como este tem que ser prestigiado” disse Erick Nagata, pai de Nelsinho.

Faltando dois minutos pro término Nelson Nagata achou uma onda de 5.75 pontos e saiu da quarta para primeira colocação, virando pra cima do então líder da bateria Keone Zanoni, de Garopaba (SC). Vitória do garoto de Ubatuba(SC).

Mesmo terminando na segunda colocação nesta última etapa do circuito, Keone Zanoni foi proclamado campeão Sub-08 desta temporada do Circuito Surf Talentos Oceano.

Na sequência foi a vez da final da Sub-10 Masculino. O capixaba da praia d' Ulé (ES) Kaleb Henrique dominou totalmente as ações cravando logo no início da bateria uma nota 9.0 pontos, o que lhe deu tranquilidade para administrar o resultado.

Ele ainda faria uma boa segunda onda, marcando 6.50 para deixar seus oponentes em combinação e conquistar o título da etapa e do Surf Talentos Oceano 2023. Kaleb foi um dos destaques do circuito, vencendo as três etapas realizadas neste ano.

Em segundo na etapa ficou Bernardo Pires, com Guilherme Goulart na terceira colocação e Henrique Surfboy fechando a lista em quarto lugar.

A decisão da Feminino Sub-12 foi eletrizante do início ao fim. Valentina Zanoni, de Itajaí (SC) começou bem a decisão com uma boa direita de três manobras para marcar 6.75 pontos e largar na frente. Em sua segunda onda, ela ampliou sua vantagem marcando 7.65 e colocando as demais atletas em combinação.

A resposta de Kyara Antunes foi rápida. Em uma esquerda com bom tamanho a surfista de São Francisco do Sul (SC) executou uma excelente batida em sua primeira manobra e complementou até o inside, para arrancar 8.50 dos juízes e sair da combinação. Ela ficou precisando de uma nota 5.90 para virar o resultado.

Faltando um minuto para o fim, Kyara teve sua última chance e surfou bem mais uma esquerda para chegar perto da virada com 5.40. Resultado final, título da etapa e do circuito para Valentina Zanoni, com Kyara Antunes terminando o evento na segunda colocação, sua irmã gêmea Kailane Antunes em terceiro e Lulu Vivan, de Balneário Camboriú(SC) na quarta colocação.

A última final do ano do circuito Surf Talentos Oceano 2023 foi com a categoria Sub-12 Masculino. O local da Joaquina Lucas Miguel Velasquez começou bem a final com notas 5.50 em sua primeira onda e 3.80 na segunda e largou na frente.

Aos poucos, o líder do circuito Cauã Demski, que atualmente está morando no Rio de Janeiro, foi se recuperando na final, apostando nas boas direitas que quebraram durante todo o final de semana na Joaquina. Ele abriu sua participação com 5.50 e ainda fez 6.0 pontos para assumir a liderança e não perder mais. Cauã ainda trocou sua segunda onda no somatório por um 5.90 perto do fim da bateria.

Com mais esta vitória (Cauã Demski venceu as três etapas do Surf Talentos Oceano 2023), ele fechou o ano com um aproveitamento de 100% no circuito. Em segundo lugar na etapa ficou Lucas Miguel, com Kaleb Henrique em terceiro e Rian Prieto em quarto lugar.

Ao término das finais (tanto no sábado como no domingo), aconteceu a cerimônia de premiação dos campeões desta terceira etapa e do circuito Surf Talentos Oceano 2023.

Ranking Fecasurf de Base será divulgado nesta semana

A Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) divulgará durante esta próxima semana o ranking atualizado com todos os campeões do circuito de base de 2023. No total foram sete etapas disputadas durante todo o ano, onde foram somados os cinco melhores resultados de cada atleta para a definição dos campeões. 

Premiação por etapa e do circuito.

Mantendo a tradição, destaque para a excelente premiação oferecida durante o circuito deste ano. Os campeões de cada etapa em todas as categorias receberam vouchers valendo pranchas oferecidas pela Surfland Brasil (serão 36 vouchers das pranchas modelo promocional Surfland Brasil, uma para cada campeão das nove categorias por evento em todo o circuito), além de surf-skates da marca Freak, troféus e kits recheados com prêmios para os demais finalistas.

O campeão Sub-18 Masculino recebeu como premiação pela conquista do Circuito Surf Talentos Oceano 2023 uma estadia no barco Sibon Charters, que opera nas Ilhas Mentawaii, Indonésia (não está incluso a parte aérea).

Os nove campeões do circuito também receberam excelentes premiações pelos títulos da temporada: cada um receberá um voucher valendo uma semana de estadia no moderno Centro de Treinamento da Surfland Brasil que será inaugurado no final deste ano em Garopaba(SC).

Campeões do Surf Talentos Oceano no Bosque das Vitórias ASJ!

O Surf Talentos Oceano é um circuito para categorias de base que não contribui somente para a formação esportiva da nova geração do surf brasileiro, mas também para a formação cidadã, principalmente no aspecto socioambiental.

Na sua passagem pela praia da Joaquina, o Circuito participará de um projeto da Associação de Surf da Joaquina (ASJ), proporcionou aos campeões das categorias Sub18 Masculino (Gabriel Ogasahara) e Sub-18 Feminino (Alma Corgiolu) o plantio de mudas de vegetação nativa no Bosque das Vitórias da ASJ.

O projeto do Bosque nasceu e se consolidou por meio de uma parceria da ASJ com o Programa CarbonOk®, que é um programa de gestão de gases de efeito estufa aplicado pela Ambiens Sustentabilidade Integrada, uma das líderes na área de tecnologia e consultoria ambiental no Brasil, fundada no ano de 2001 em Florianópolis.

O projeto consiste em, ao longo dos próximos anos, cada Campeão de campeonato de surf realizado na praia da Joaquina plantar uma muda de árvore nativa no estacionamento, colocando uma placa junto à árvore, citando o seu nome, sua categoria e o nome e a data do campeonato vencido.

Além de compensar parte das emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao evento, a ação ainda proporcionará sombreamento para os carros e pessoas, alimento para fauna silvestre, valorização esportiva do título dos atletas e atuação de responsabilidade socioambiental para a ASJ e para o evento, além de outros ganhos.

Surfland Brasil e Mini Kalzone apresentam Circuito Surf Talentos Oceano 2023 – 3ª etapa (valendo 10 mil pontos o Circuito Fecasurf de Base 2023) -  Praia da Joaquina – Florianópolis(SC)

Patrocínio: Oceano Surfwear, Mini Kalzone, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, Lord, Silverbay, Freak Surf Skate, Fu-Wax e Sibon Charters.

Apoio: Keep The Ocean Blue, RB Dreams, Eco Local Brasil e Aqua.

Realização: Swell Eventos.

Homologação: Federação Catarinense de Surf (FECASURF); Associação de Surf da Joaquina (ASJ).

Resultados oficiais – 3ª etapa Circuito Surf Talentos Oceano 2023

Sub-18 Masculino

1º- Gabriel Ogasahara                  

2º- João Lira

3º- Esdras Morais

4º- Luigi Wengrover

Sub-16 Masculino

1º- Ryan Martins                    

2º- Henrique Venceslau

3º- Enrico Malhado

4º- Pablo Lira

Sub-14 Masculino

1º- Rian Pietro               

2º- Enrico Malhado

3º- Yuri Gabryel

4º- Rafael Kenzo Saito

Sub-12 Masculino

1º- Cauã Demski                   

2º- Lucas Miguel

3º- Kaleb Henrique

4º- Rian Prieto

Sub-10 Masculino

1º- Kaleb Henrique                

2º- Bernardo Pires

3º- Guilherme Goulart

4º- Henrique Surfboy

Sub-08 Masculino

1º- Nelson Nagata                 

2º- Keone Zanoni

3º- Augusto Fernandes

4º- Ricardo Búrigo

Sub-18 Feminino

1º- Alma Corgiolu                  

2º- Maria Amélia

3º- Kaylane Antunes

4º- Luiza Rosa Teixeira

Sub-14 Feminino

1º- Valentina Zanoni                     

2º- Kyara Antunes

3º- Luiza Rosa Teixeira

4º- Kaylane Antunes

Sub-12 Feminino

1º- Valentina Zanoni                     

2º- Kyara Antunes

3º- Kaylane Antunes

4º- Lulu Vivan

Ranking Final Surf Talentos Oceano 2023 após três etapas

Fonte: WWW.surfpro.com.br

Sub-18 Masculino

1º- Ryan Martins                            26.200 pts

2º- Esdras Morais                           23.200 pts

3º-Luigi Wengrover                         17.800 pts.

4º-Kaue Carmona                          16.580 pts.

Sub-16 Masculino

1º- Ryan Martins                             25.900 pts

2º- Yuri Gabryel                              22.000 pts

3º- João Victor Neres                     20.000 pts.

4º- Henrique Venceslau                 19.150 pts.

Sub-14 Masculino

1º- Yuri Gabryel                              25.900 pts

2º- Enrico Malhado                         20.850 pts

3º- Michel Demétrio                               20.950 pts.

4º- Rafael Kenzo Saito                   17.350 pts.

Sub-12 Masculino

1º- Cauã Demski                            30.000 pts

2º- Luca Messenger                       23.300 pts

3º- Lucas Miguel Velasquez           20.850 pts.

4º- Rian Prieto                                19.550 pts.

Sub-10 Masculino

1º- Kaleb Henrique                         30.000 pts

2º- Henrique Surfboy                      21.400 pts

3º- Bernardo Pires Rios                 20.250 pts.

4º- Guilherme Goulart                    20.150 pts.

Sub-08 Masculino

1º- Keone Zanoni                           24.700 pts

2º- Ricardo Búrigo dos Passos      22.800 pts

3º- Kainoa Wisbeck Heil                20.850 pts.

4º- Gabrielzinho do Surf                 20.250 pts.

Sub-18 Feminino

1ª- Alma Corgiolu                           27.200 pts

2ª- Maria Amélia Autuori                25.900 pts

3ª- Kauanny de Souza                   19.500 pts.

4ª- Maya Carpinelli                         16.700 pts.

Sub-14 Feminino

1ª- Valentina Zanoni                      26.100 pts

2ª- Luiza Rosa Teixeira                  24.600 pts

3ª- Kyara Antunes                          20.250 pts.

4ª- Ana Aguiar                                19.975 pts.

Sub-12 Feminino

1ª- Valentina Zanoni                      28.600 pts

2ª- Kyara Antunes                          24.500 pts

3ª- Kaylane Antunes                      19.500 pts.

4ª- Maya Reis Bianchini                 18.900 pts

Galerias | Mais Galerias