#ondas grandes #ondas extremas #tow-in 

Surf na Ilha dos Lobos

Jacare

Na última terça-feira, dia 09/04/2024, importantes figuras do mundo do surf e do turismo se reuniram em uma visita estratégica ao Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Rafael Carniel. Giuliano Homem, diretor da empresa Wolf Island Big Waves e vice-presidente da AST (Associação dos Surfistas de Torres), juntamente com Thiago Jacaré, diretor da Big Waves Brasil. Juntos lideraram a delegação com o objetivo de fortalecer a parceria entre suas entidades e buscar recursos para um ambicioso projeto: a viabilização do surf na Ilha dos Lobos.

O projeto, desenvolvido em colaboração entre a Wolf Island Big Waves, a Associação dos Surfistas de Torres, o Revis Ilha dos Lobos/ICMbio e o GEMARS (Grupo de Estudos do Mar do Rio Grande do Sul) representado pelo Dr. Federico Sucunza, visa explorar o potencial único da Ilha dos Lobos como um destino de surf de renome mundial.

A Ilha dos Lobos é conhecida por sua onda gigante, um fenômeno natural de magnitude e imponência sem igual no mundo do surf. Esta onda extraordinária não apenas provoca admiração e espanto por sua força e perfeição, mas também desempenha um papel crucial na manutenção dos processos ecológicos locais. Além disso, ela agrega uma identidade cultural única à região e possibilita o desenvolvimento sustentável por meio do turismo responsável e da visitação controlada.

Durante a reunião com o Secretário de Turismo, Giuliano e Thiago apresentaram os detalhes do projeto e destacaram a importância de investimentos para garantir a preservação do ambiente natural da Ilha dos Lobos, ao mesmo tempo em que se promove o turismo consciente e o esporte do surf.

"Estamos empenhados em promover uma parceria sólida entre as entidades envolvidas neste projeto visionário", afirmou Giuliano. "Acreditamos que o surf na Ilha dos Lobos não apenas oferece uma experiência única aos praticantes deste esporte, mas também representa uma oportunidade de impulsionar o desenvolvimento sustentável da região."

Rafael Carniel, por sua vez, expressou seu apoio à iniciativa e se comprometeu a analisar as possibilidades de apoio do governo estadual ao projeto.

A visita e a discussão evidenciaram o potencial significativo do surf na Ilha dos Lobos não apenas como uma atração turística, mas também como um catalisador para o crescimento econômico e a conservação ambiental. Com o apoio contínuo das partes interessadas e das autoridades, a realização deste projeto pode marcar um marco importante na história do surf e do turismo sustentável no Rio Grande do Sul.

 

Galerias | Mais Galerias