#pororoca #fenômenos naturais #surf 
Amazonas - Brasil

Surf na Amazônia: atletas descobrem nova Pororoca e se aventuram em região selvagem

Graziela Sirtoli / Canoa Comunicação

Em documentário inédito, o chileno Ramon Navarro e o brasileiro Serginho Laus mostram a busca por essa nova formação em meio ao rio mais caudaloso do mundo.

Em um ano em que a preservação da Amazônia tem sido um dos principais assuntos nacionais, uma descoberta movimentou a vida de dois surfistas: a existência de uma nova Pororoca. A famosa onda que se formava no Rio Araguari foi extinta em meados de 2014 por conta de hidrelétricas e da criação desordenada de búfalos na região. Porém, a natureza surpreendeu e mostrou sua força levando a famosa onda para outro lugar bastante especial: o Rio Amazonas.

E é neste ambiente rico de histórias e biodiversidade que se passa o documentário inédito Amazon High Tide, já disponível na internet. Na narrativa, o surfista chileno Ramon Navarro, famoso por encarar ondas gigantes em águas geladas, e o brasileiro Serginho Laus, referência no surf de ondas de maré, se unem para encarar essa nova onda e descobrir os mistérios dessa região selvagem e cheia de perigos, como jacarés, troncos e, claro, muita água!

“Quando a Pororoca parou de se formar no Rio Araguari, começamos a procurar onde toda aquela água desembocaria. Foram anos de buscas pela região, até que a encontramos em meio ao Rio Amazonas”, explica Serginho Laus. Ao encontrá-la, pensaram em como tornariam esse primeiro surf nela ainda mais especial. Com esse objetivo, ele e sua equipe decidiram apresentá-la a Ramon Navarro. “Ele é um cara da água. Vem de uma família que faz pesca submarina e tinha muita vontade de surfar na onda que desapareceu”, completa.

A aventura pelo Rio Amazonas, que contou com a participação do biólogo Hugo Fernandez, começou em Macapá e precisou de mais de 15 horas de barco até chegar próxima à Pororoca. “Eu nunca estive em um lugar tão lindo no mundo, com tanta água e tanto verde”, conta Ramon. Para ele, o calor, a umidade e as noites mal dormidas em redes, dentro do próprio barco, foram alguns dos principais desafios.

Além dessas dificuldades, a força e o tamanho da onda também surpreenderam o chileno. Entretanto, um dos principais momentos da narrativa não veio das águas, mas compartilha dos mesmos gostos: Athirson. O garoto ribeirinho, cheio de coragem, encara a Pororoca surfando em uma porta de geladeira antiga. “Eu nunca tinha visto alguém surfar desse jeito. É incrível o que ele faz”, explica Ramon, emocionado.

Para Serginho Laus, a descoberta dessa nova onda pode dar início a uma movimentação muito positiva na região, que pode transformar a vida não só de Athirson, mas também de outros ribeirinhos. “A Pororoca era muito importante para a comunidade do Rio Araguari. Já havia pessoas vivendo do turismo, aprendendo a surfar e se desenvolvendo no esporte. A gente espera que essa nova onda traga também oportunidades para quem vive ali perto e uma conscientização de como precisamos preservar a natureza”, diz.

Toda essa aventura pelas águas caudalosas e perigosas da Amazônia é contada no documentário Amazon High Tide, que está disponível na Red Bull TV. Para assisti-lo, basta clicar no link ou pelo aplicativo Red Bull TV, disponível nas TVs Samsung, Sony BRAVIA, aparelhos Blu-Ray, PlayStation®4 (PS4™), PlayStation®3 (PS3™) e Apple TV. O aplicativo também pode ser baixado nos sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. O download também está disponível nos seguintes dispositivos: Amazon Fire TV, Kindle Fire, Nexus, Roku e Xbox 360.

SOBRE A RED BULL TV

A Red Bull TV é um canal global de entretenimento digital com programação além do extraordinário disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Combinando eventos ao vivo, uma extensa biblioteca On Demand e os melhores momentos de eventos que incluem esportes, festivais de música, séries originais, longas-metragens e documentários. A Red Bull TV oferece uma experiência de visualização envolvente pelo site redbull.tv, assim como em seu aplicativo ou via Smart TV.

Galerias | Mais Galerias