#session #surf 
São Paulo - Brasil

Surf Indoor: Treinando para surfar longe das praias

Wellido Teles

Quando pensamos em surf, logo vem à cabeça um cenário composto por imagens de praias, muito sol, gente bronzeada e pessoas em pranchas sobre as ondas do mar. Contudo, o que você diria se alguém viesse com a informação de que está treinando para esta modalidade longe das praias? Acharia uma brincadeira? Provavelmente sua resposta seria sim. Pois é, mas isso já é realmente possível.

Por meio de uma iniciativa inovadora de uma academia de Santos, fãs e admiradores do surf estão tendo a oportunidade de realizar um programa de treinamento e condicionamento físico específico para a prática deste esporte.

Batizado de Surf Indoor (que na tradução ao pé da letra significa Surf em Ambiente Fechado), a atividade não tem como proposta afastar os surfistas das praias, local essencial para que eles "peguem" suas ondas. Pelo contrário. O intuito é fazer com que os praticantes ganhem um melhor preparo físico e técnico, conseguindo, desta forma, condições para surfar com maior qualidade, diminuindo o risco de lesões e tornando os momentos no mar mais proveitosos e interessantes.

O Surf Indoor consiste na prática de três modalidades: musculação, alongamento e atividades aquáticas, onde se inclui a tradicional remada sobre as pranchas, sendo cada uma delas realizada duas vezes por semana.

Nas aulas de musculação, como explica o professor Rodrigo de Deus, a meta é trabalhar músculos específicos utilizados no surf, além de realizar uma compensação naqueles que tradicionalmente não são aproveitados durante a prática do esporte. "Os surfistas, sejam atletas ou não, tendem a mexer apenas uma determinada área da musculatura, deixando outras de lado, o que coloca em risco a estabilidade das articulações", comenta.

Já no alongamento, o foco está em proporcionar aos praticantes o desenvolvimento de uma melhor postura, consciência corporal, flexibilidade, tônus muscular, concentração, auto estima, segurança e equilíbrio.

Para completar, não poderiam faltar as atividades na água, que são promovidas em uma piscina olímpica. Os alunos, com ou sem o auxílio de pranchas, recebem orientações e participam de atividades que visam melhorar a preparação aeróbia (suportar atividades longas em ritmo moderado) e anaeróbia (capacidade para ter explosão e intensidade em ações de curta duração). Eles farão aulas de natação nos estilos crawl e costas, apnéia (suspensão da respiração), flutuação, jogos com caráter recreativo e a remada.

Nesta última atividade, os praticantes realizam estímulos curtos em cima das pranchas com muita intensidade por meio de músicas agitadas, que servem como o termômetro principal da prática. É uma espécie de spinning ® dentro da água.

Novatos sentem diferença - "Diferente do que muitos pensam, o Surf Indoor não é recomendado apenas para quem já surfa há muito tempo ou atletas profissionais. Quem está começando agora ou tem o interesse em começar, encontra nele uma grande chance de facilitar o ingresso na modalidade", ressalta Rdorigo de Deus, coordenador da novidade na academia Krato Fitness & Sports.

As palavras de Rodrigo encontram respaldo na opinião de dois novatos, que são praticantes do surf há pouco mais de quatro meses. Marcus Vinicius Lopes Sales, de 35 anos, e Eder Francisco de Almeida, de 41, freqüentam os encontros de Surf Indoor e confirmam que os desempenhos sobre as ondas melhoraram logo que eles iniciarem nas aulas.

"Senti uma grande melhora nas minhas performances. O resultado foi imediato. Na vez seguinte que fui surfar após realizar uma aula de atividade aquática, já notei que eu estava melhor. Fazer o trabalho de remada, por exemplo, passou a me ajudar bastante no momento de entrada no mar", detalha Sales.

"Também notei que eu tive um avanço rápido e estou comemorando os benefícios que obtive com esta modalidade. Ter o auxílio da musculação e alongamento só amplia os efeitos positivos. Recomendo para quem gosta de surfar, seja profissional ou não. A pessoa só tem a ganhar", acrescenta Éder Almeida.

Vale destacar que o Surf Indoor nasceu a partir de um estudo desenvolvido pelo surfista e professor universitário Marcello Arias. Ele criou um treinamento intitulado Integral Surf Training, programa voltado especificamente para surfistas, envolvendo trabalhos aquáticos, alongamento, além de um trabalho de força complementar (musculação), visando reconquistar o equilíbrio muscular perdido devido às exigências impostas pela prática diária do surf.

Galerias | Mais Galerias