Essa edição do Surf Girls Festival 2013 foi especial, este campeonato foi concebido com o objetivo de incentivar o surf feminino, mas neste ano tivemos a participação de Nathalie Martins e Jacqueline Silva, duas atletas profissionais. No primeiro momento elas estavam dispostas a participar, mas ao mesmo tempo o constrangimento delas em competir com as atletas amadoras,sentimos a preocupação delas em não cometer a injustiça de tirar o foco (e também a premiação) das meninas que estão se esforçando em começo de carreira.
Mas este sacrifício necessário das meninas amadoras (que estão de parabéns pois absorveram muito bem esta situação) não será em vão. Depois de muita insistência nossa, Nath e Jacque vieram participar, sabendo da responsabilidade em chamar a atenção para o fato de atletas profissionais não terem um circuito profissional no Brasil há 02 anos. Elas perderam seus patrocínios pessoais por não terem onde mostrar seus talentos.
Essa é a oportunidade de colocar em pauta esse desafio, que é da Abrasp, das Federações estaduais, e das empresas do segmento surf.Fica aqui o chamado para TODAS as atletas profissionais Brasileiras se manifestarem, a vida é OPORTUNIDADE,aproveitem essa energia que o Surf Girl Festival traz e façam esse movimento.
De nossa parte (Momentum Surf Brasil, Kymacta Surf e ASBI, Associação de surf do balneário de Ipanema) queremos comunicar que no Surf Girl Festival 2014, teremos a categoria profissional!
Obrigada a todas as meninas que participaram,42 inscritas, pois mesmo as que só se inscreveram para "participar" desta festa do surf feminino, tenham certeza da grande importância de suas presenças!