#viagens #piscina de ondas #ondas perfeitas #surf #notícias 
Curitiba - Paraná - Brasil

Surf e tecnologia na piscina de ondas em Curitiba

Trio Comunicação

Alta tecnologia: primeira piscina de ondas coberta e aquecida do mundo desenvolve pulseira inteligente para oferecer melhor experiência ao usuário

A primeira piscina coberta e aquecida do mundo foi lançada em janeiro de 2023 e será construída na capital paranaense, em Curitiba: a Surf Center oferecerá ondas de direita moduláveis e adaptáveis para todos os surfistas, de crianças a adultos de todas as idades, desde os praticantes iniciais até os profissionais do esporte, com previsão de conclusão das obras para o segundo semestre de 2024.

Na Surf Center, as ondas podem variar de meio metro a um metro, com duração de 8 a 12 segundos, com até 240 ondas por hora. Mas, como colocar surfistas de diferentes níveis para praticar ao mesmo tempo na piscina? Para resolver a questão, a equipe de automação da empresa, responsável também pelo desenvolvimento do gerador de ondas GT3K da Surf Center, o primeiro 100% nacional no segmento de ondas artificiais dinâmicas com patente depositada, criou uma pulseira inteligente que permite que surfistas de diferentes níveis possam surfar no mesmo horário: a tecnologia exclusiva identifica o praticante do esporte, produz a onda conforme suas habilidades e avisa o momento que a onda perfeita para ele irá entrar na piscina.

Funciona assim: todos os sócios da Surf Center poderão selecionar o nível de surf em seu cadastro. Quando ele chega para a sessão de surf, receberá uma pulseira com seus dados e as informações serão repassadas automaticamente para o equipamento emissor das ondas, que colocará o praticante no circuito das ondas liberadas naquela hora. Um telão, fora da piscina, mostra a ordem das ondas emitidas, conforme os dados de cada praticante, e chama o surfista quando for a vez da sua onda perfeita.

Além de iniciantes, intermediárias e avançadas, é possível definir ainda diferentes níveis de surf entre essas categorias. “A tecnologia oferece uma onda perfeita para cada praticante, com mais de dez subníveis de ondas dentro das categorias principais, o que permite que a experiência seja exclusiva para cada sócio do Surf Center”, afirma um dos idealizadores do projeto e CEO da Aloha Investimentos, Fabricio Stedile. Além da experiência de surfar uma onda adaptada para cada praticante, com segurança, a tecnologia da Surf Center permite que o surfista se aventure em ondas de diferentes níveis, em busca da evolução no esporte.

A tecnologia usada é a RFID, que funciona por meio de transmissão via rádio, permitindo o armazenamento e a retenção de informações, com um chip e uma antena que permitem a comunicação entre o usuário e a central de controle. O desenvolvimento da pulseira inteligente permite também que as possibilidades de surf na piscina de ondas sejam ilimitadas. “Não terá a hora do iniciante, nem do avançado. Todos poderão surfar juntos, integrando diferentes níveis e proporcionando a interação entre os sócios, independentemente do nível de cada um”, comemora Stedile.

Surf em Curitiba

O Surf Center funcionará como um Clube de Surf: além das ondas, os sócios usuários terão acesso um centro de treinamento completo, com Crossurf, Skate Simulator, academia de musculação, surf skate park, ginástica natural, entre outras práticas, além de loja de surf e acessórios, gastronomia diferenciada, vestiários e um espaço voltado a família, em uma área de 3.400 m². Pelo site, instagram ou whatsapp, é possível agendar uma apresentação técnica do negócio e conhecer as vantagens e benefícios oferecidos para os sócios. O título dá direito a uma sessão de surf por semana para o sócio principal, porém, toda a família – cônjuge e filhos – terão acesso ao clube, podendo usufruir de todos os benefícios se inscrevendo na atividade que desejarem fazer. Além do valor do título, o sócio terá uma mensalidade para usufruir dos benefícios, que começa a ser paga apenas após a inauguração da Surf Center, prevista para o segundo semestre de 2024.

Galerias | Mais Galerias