#yoga #saúde #treinamento #cursos #educação 
Navegantes - Santa Catarina - Brasil

Surf Com Ciência

Mario Ezequiel Gringo

Galera comemora sucesso de curso pioneiro sobre técnica para surf

Surfistas profissionais e amadores, técnicos, árbitros e treinadores, junto com fisioterapeutas, instrutores de ioga, pilates e de treinamento funcional, além de shapers e organizadores de eventos esportivos participaram da realização do primeiro Curso sobre Técnica e Treinamento em Surf organizado pela Lively Up no dia 07 de julho na Praia de Gravatá, em Navegantes.

O curso foi conduzido pelo professor de Educação Física Arthur Philippi, idealizador da primeira metodologia de sistematização das técnicas do surf, que possibilita uma melhoria da performance dos atletas e facilita o aprendizado. O sistema apresentado permite evoluir e superar vícios de postura no surf a partir da conscientização e repetição dos movimentos aplicados no esporte.

Realizado na Academia Ciro Fitt, surfistas de Balneário Camboriú, Itajaí, Penha, Navegantes e Barra Velha apreenderam sobre a cadeia cinética de movimentos que é aplicada no esporte. O resultado do curso foi muita bagagem técnica para levar para água e uma maior consciência dos movimentos para evoluir a técnica, melhorando o estilo e prevenindo lesões.

Os temas tratados por Arthur foram o resultado de 15 anos de pesquisas acadêmicas teórico-práticas para que cada atleta pudesse superar suas dificuldades e com isso evoluir no esporte. “A técnica é a execução de uma manobra melhor com um recrutamento muscular e um posicionamento angular aplicados de forma mais fácil e sem o risco de lesões. Este novo método também pretende universalizar a linguagem do surf para que todos entendam e tenham a capacidade de transmitir fielmente os movimentos corretos que o corpo executa quando uma onda é bem surfada”, comentou Arthur, pós-graduado em Gestão de Treinamento de Surf e mestrando em Ciência do Movimento Humano.

Efetividade no desempenho

Entre a temática tratada foram abordadas As Sete Notas do Surf, Desenvolvimento da cadeia cinética dos movimentos, Controle da respiração, Domínio da trajetória, Consciência e fluidez do movimento, Pressão e Projeção. Também houve uma demonstração do uso de simuladores de surf para praticar fora da água os movimentos de manobras.

A correção da postura no drop com ganho de maior pressão e projeção deixaram os participantes entusiasmados para colocar em prática o aprendizado na água. Noções sobre como conseguir maior foco na hora de encarar a onda, ganho de energia e força, são outro dos temas que deixaram os atletas impacientes para pegar a prancha e correr para a praia.

Participaram da capacitação o surfista catarinense profissional Alex Lima e o atleta Jah Bless, Douglas Predador, que deram depoimentos da efetividade da técnica junto com o surfer Rodrigo Wazlawick.

O resultado do curso foi aprovado por surfistas e professores de pilates, yoga, fisioterapeutas para surf e instrutores de surf.

Nova agenda em breve

A Lively Up irá a organizar outras palestras no Estado ainda neste ano. Para participar entre em contato com Rafael Brascher ou Sylvia através do telefone: (47) 9650-5169 ou por e-mail para livelyup@hotmail.com. Também siga as atualizações do facebook da LivelyUP http://www.facebook.com/livelyuptreino?ref=ts

Para maiores informações sobre o professor Arthur Philippi acesse: http://www.facebook.com/arthur.philippi ou escreva para nossatecnica@hotmail.com

No intervalo os participantes receberam um lanche oferecido pela Surfers Paradise de Balneário Camboriú e no final do encontro foram sorteados kits da Shore Break, além de uma prancha Exit.

O primeiro curso da Lively Up contou com o patrocínio de: Ciro Fitt, Lima Surf Shop, Surfers Paradise, Brava Pizzaria Artesanal, Evandro Santana, Jah Bless, Padang Padang, Itaçu, Deck Dos Amores, Toca do Açaí, Página 3, Shore Break, Roseli Schroeder, Mercado Vitorino, Exit Surfboards e Shed Western Bar.

Galerias | Mais Galerias