Surf Brasil apresenta o seu calendário de competições para 2026
Oito estados do Nordeste ao Sul do país vão sediar os 11 campeonatos já confirmados e outros ainda poderão ser incluídos durante a temporada
17/Dez/2025 - Assessoria de Imprensa CBSurf - BrasilPRAIA MOLE, Florianópolis / SC (Terça-feira, 16 de dezembro) - A Confederação Brasileira de Surf está divulgando hoje o calendário do Surf Brasil 2026, com 11 campeonatos já confirmados em oito estados, começando pela Região Nordeste, passando pelo Sudeste e encerrando no Sul do país. São 4 etapas do Surf Brasil Pro que decidem os títulos brasileiros profissionais, 4 do Surf Brasil Base sendo 3 regionais e a grande final, além de mais 3 eventos em formato Festival de Surf, para definir os campeões brasileiros da categoria Master e os campeões e campeãs do Parasurf e das modalidades Longboard, SUP Surf e SUP Race.
“Estamos muito felizes em podermos divulgar já agora no mês de dezembro, o calendário oficial da Confederação Brasileira de Surf da próxima temporada”, destaca Paulo Moura, Diretor de Esportes e vice-presidente da Confederação Brasileira de Surf. “É um calendário robusto, sólido, com premiações de alta relevância para todas as categorias. E, firmamos o compromisso de trabalhar para termos mais etapas ainda inseridas nesse calendário. A Confederação está sempre atuando com foco principal no melhor para os atletas e as Federações e, a cada ano, a gente vai solidificando esse trabalho em prol do surf brasileiro”.
A temporada 2026 vai começar com a abertura do Surf Brasil Pro, de 21 de fevereiro a 1.o de março na Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, litoral norte do Ceará. Serão quatro etapas para decidir os títulos de campeão e campeã brasileira, oferecendo premiação de meio milhão de reais em cada uma. As outras três confirmadas, que já garantem um total de 2 milhões de reais para os surfistas, serão nos estados de Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina. Mais etapas com outros níveis de premiação, podem ser incluídas no Surf Brasil Pro.
“Nós estamos, inicialmente, fazendo o anúncio de um calendário pé no chão, de acordo com a nossa parceria com o COB (Comitê Olímpico do Brasil)”, complementa Geraldo Cavalcanti, diretor executivo da Confederação Brasileira de Surf. “Tenho certeza de que vamos conseguir mais eventos ao longo do ano e esperamos que até abril/maio, a gente consiga reforçar ainda mais o calendário de 2026. Mas, a princípio, é pé no chão! Foi um trabalho minucioso feito por toda a diretoria, aprovado pelo presidente Teco Padaratz, para fazermos esse anúncio do calendário agora, para todos os atletas já se programarem para o ano que vem”.
FILIAÇÕES PARA A TEMPORADA 2026 JÁ ESTÃO ABERTAS COM DESCONTO
As filiações de todas as categorias para a temporada 2026, já estão abertas no sistema Big Mídia da Confederação Brasileira de Surf no link cbsurf.bigmidia.com. Atenção atletas, porque a Confederação está promovendo um desconto especial de 10% para quem fizer a sua filiação até o dia 15 de janeiro de 2026. As filiações poderão ser realizadas normalmente após esse prazo, porém sem o desconto. Surf Brasil é a nova identidade da Confederação Brasileira de Surf para se comunicar com o mercado, fãs e público em geral.
O site oficial da entidade agora mudou para SurfBrasil.org.br e o canal no YouTube para Surf Brasil TV. Agora, onde tiver surf no Brasil, tem Surf Brasil, um movimento que representa e fortalece o surf brasileiro em todos os níveis. Além do Surf Brasil Pro, a partir de 2026 os eventos ganham uma nova denominação e serão Surf Brasil Base, Surf Brasil Master, Surf Brasil Parasurf e Surf Brasil Longboard / SUP Surf / SUP Race.
Uma das novidades que serão implantadas pela Diretoria de Esportes, é a realização de eventos no formato Festival de Surf, para decidir os títulos das categorias de Base e da Master e das modalidades Longboard, SUP Surf, SUP Race e Parasurf. Outra inovação vai acontecer nas categorias de Base. Serão realizadas três competições regionais, uma do Norte/Nordeste, uma do Sudeste e uma do Sul, para selecionar os surfistas que decidirão os títulos brasileiros das categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18 no Surf Brasil Base 2026.
CALENDÁRIO DO SURF BRASIL 2026
Fev 21-01 Mar: Surf Brasil Pro - 1.a etapa na Praia da Taíba, São Gonçalo do Amarante (CE)
Mar 12-15: Surf Brasil Base - Regional Norte/Nordeste - Barra de Camaratuba, Mataraca (PB)
Abr 18-26: Surf Brasil Master - Praia do Abaís, Estância (SE)
Mai 09-17: Surf Brasil Pro - 2.a etapa na Praia do Borete, Porto de Galinhas, Ipojuca (PE)
Mai 20-24: Surf Brasil Parasurf - Praia do Borete, Porto de Galinhas, Ipojuca (PE)
Mai 23-31: Surf Brasil Longboard / SUP Surf / SUP Race - local a definir
Jun 05-07: Surf Brasil Base - Regional Sudeste - praia a definir no Espírito Santo
Jul 18-26: Surf Brasil Pro - 3.a etapa na Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
Ago 14-16: Surf Brasil Base - Regional Sul - praia a definir no Paraná
Set 09-13: Surf Brasil Base - Final Nacional - decisão dos títulos brasileiros em Santa Catarina
Nov 07-15: Surf Brasil Pro - 4.a e última etapa em praia a definir em Santa Catarina
------------------------------
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Surf:
João Carvalho - (48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com
Canais Oficiais do Surf Brasil:
Site: http://www.SurfBrasil.org.br/
Instagram: @surfbrasil.bra
Canal do YouTube: Surf Brasil TV
Programa Informativo no YouTube: Surf Brasil No Ar
------------------------------
SOBRE SURF BRASIL- Surf Brasil é o novo nome de comunicação da Confederação Brasileira de Surf, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surfing Association), como a entidade oficial na administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A Confederação foi fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas, que elegeram Flávio Teco Padaratz como presidente em 2022, com Paulo Moura e Brigitte Mayer de vice-presidentes.
“De surfista para surfista” é o lema do Surf Brasil, que tem como missão, descobrir novos talentos e criar novos ídolos nacionais, produzindo, chancelando e organizando o Campeonato Brasileiro de Surf, decidindo os campeões e campeãs brasileiras também das categorias de Base e do Master, de Ondas Grandes e das modalidades Longboard, Stand Up Paddle, Parasurf. O principal valor desta gestão dirigida por Teco Padaratz, é oferecer mais oportunidades para consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.