#atletas #surf #feminino #nova geração #mirim #encontros #notícias #profissional 
São Sebastião - São Paulo - Brasil

Sophia Medina, a inspiração da nova geração do surf feminino

Fabio Camargo

A atleta brasileira que participará de eventos do Qualifying Series europeu foi entrevistada ainda no Brasil, confira!

Sabemos que hoje, o crescimento do surf feminino está sendo constante, apesar de todas as dificuldades, é um esporte inspirador. No Brasil temos duas maiores representação na modalidade como Tatiana West e Silvana Lima. Na nova geração temos a talentosa Sophia Medina (16 anos), irmã do Bicampeão Mundial Gabriel Medina. O programa Estrela da Fama Teens, apresentado por Lavinia Pacondes, dirigido por Fabio Camargo e Samantha Alves, realizou uma entrevista exclusiva contando na íntegra sobre a vida da surfista.

Sophia teve uma historia antes de se tornar surfista. Desde pequena praticava esportes, e sua primeira paixão foi o futebol, por incrível que pareça uma modalidade totalmente distinta. Com influência de sua família, acabou seguindo carreira no surf, mergulhando de cabeça. Mesmo com uma família de atletas, a adolescente nunca foi obrigada a nada e também nunca teve interferência em suas decisões. Sempre teve liberdade de escolhas. ‘Sophi’ como gosta de ser chamada, começou a surfar com 6 anos, claro, tendo seus melhores apoiadores, seu pai, sua mãe e seu irmão. Sua mãe (Simone) e seu pai (Charles) vieram de São Paulo. O pai deixou a faculdade de arquitetura para ser proprietário de uma loja de surfe que tem até hoje, conheceu Simone e se casaram. Sua mãe, uma pessoa iluminada e abençoada, leva uma educação admirável para seus filhos, com esforço e dedicação, da todo o suporte necessário para a surfista, assim como seu pai que tem como treinador, na qual ambos investem bastante na carreira da filha, da mesma forma que foi com o Bicampeão Mundial, Gabriel Medina. Sophia contou que já viajou para diversos países para surfar, como Califórnia, Costa Rica e entre outros lugares pelo mundo, e considera Maldivas uma de suas melhores viagens. Com 12 anos decidiu que o surf seria sua carreira profissional. Ela não vê o esporte apenas como trabalho, mas sim como amor e diversão, e também afirma que o surf não interfere em seus estudos. A maior experiência da vida da surfista foi quando teve seu primeiro encontro com o mar. "Com certeza, nunca vou esquecer. É uma sensação diferente, você se desliga de tudo, só tá ali, você, o mar, a natureza e Deus". 

Hoje as meninas estão tomando um espaço grande no esporte e Sophia se sente honrada em poder ser inspiração e ser uma referência para a nova geração. Ela vê muitas meninas boas e esforçadas. Recentemente se tornou surfista profissional e já competiu dois campeonatos na categoria. “Fiz uma carreira muito divertida e muito legal os campeonatos que competi como amadora, e agora vou começar a ser profissional.”

Fora das mídias Sophia Medina vive uma vida muito leve de pura diversão. Surfa com seus amigos, pratica outros esportes, adora desenhar e pintar (na qual considera como hobby) ama brincar com seus quatros cachorros na qual tem como animal favorito. Sua comida preferida é o Strogonoff. A surfista revela que seu maior sonho é ser campeã mundial. Ser a primeira menina a conquistar este título, pois ainda não teve uma brasileira que já ganhou. E finaliza: “O surf é minha vida, e minha história, esta só começando”.

Direção: @fabiocamargo.oficial e @samisantosc

Apresentadora: @laviniapacondes

Entrevistada: @sophiamedina

Galerias | Mais Galerias