#competições #surf #eventos #piscina de ondas #atletas #mirim #associações #notícias 
Brasil

Show de Laura Raupp, são definidos os atletas para a final presencial do Rip Curl Grom Search

FMA Notícias

CAMPEONATO CONTOU COM 6 SELETIVAS ON-LINE E A PARTICIPAÇÃO DE 184 INSCRITOS DE 12 ESTADOS E AGORA TERÁ A FINALÍSSIMA NA PISCINA DE ONDAS DIAS 6 E 7 DE OUTUBRO. Paraense tira primeiro 10 da competição.

Com direito a um show da catarinense Laura Raupp, garantindo os recordes entre todos os participantes, inclusive a primeira (e única) nota 10, foram definidos os atletas que disputarão a final presencial do Rip Curl Grom Search apresentado por Praia da Grama. A sexta e última seletiva on-line do evento foi realizada no sábado (19), com transmissão ao vivo e notas em tempo real no hotsite oficial da competição, o www.ripcurl.com.br/gromsearch21.

Foram julgadas as baterias das quartas-de-final das cinco categorias em ação, classificando os oito atletas de cada faixa etária que estão garantidos na final presencial no Condomínio de luxo Fazenda da Grama, em Itupeva, interior de São Paulo, onde está localizada a primeira piscina de ondas artificiais da América Latina, nos dias 6 e 7 de outubro. 

O formato virtual foi adotado pela Rip Curl diante da pandemia do Covid-19, para evitar aglomerações na praia durante as fases eliminatórias, e o resultado foi positivo, com a participação de 184 inscritos de 12 estados, garantindo grandes performances. Em cada fase, os atletas enviaram duas ondas filmadas para o julgamento. Laura Raupp, que já havia sido o principal nome nas eliminatórias femininas, voltou a se apresentar muito bem neste sexto sábado seguido de Rip Curl Grom Search apresentado por Praia da Grama, desta vez garantindo todos os recordes gerais. 

Com um tubo de front side de direita, ela tirou o primeiro e único 10, filmado por seu pai o surfista Gustavo Raupp. “Foi a maior festa aqui em casa quando saiu o 10. Nos abraçamos e ficamos pulando no meio da sala”, revelou a surfista. “Caraca! Estou tremendo até agora. Não sei descrever, estou muito feliz”, reforçou Laura logo depois da bateria, onde garantiu incríveis 19,75 pontos de 20 possíveis, somando também outra nota quase perfeita, 9,75, as duas melhores ondas nos seis dias de seletiva. “Meu pai sempre insiste para eu treinar e me posicionar para os tubos e deu certo. No Riozinho é super difícil conseguir entubar e foi meu primeiro tubo de verdade ali”, contou.

A recordista do evento já demonstra muita animação para a disputa final e agora presencial. “Estou muito empolgada, com muita vontade de conhecer e surfar lá. Já vi umas imagens de alguns atletas e não vejo a hora de chegar a minha vez. Deve ser uma experiência incrível”, avisou. 

Quem também vibrou bastante foi o cearense radicado no Rio de Janeiro, Cauet Frazão, o melhor da sub16 masculina com 18,60 pontos, numa bateria que enfrentou dois campeões do Rip Curl Grom Search 2019, o potiguar Samuel Joquinha (também classificado) e o paranaense Lukas Camargo, que havia sido o melhor no sábado anterior). “Fiquei muito feliz. O mar naquele dia tinha altas ondas e era meu aniversário. Essa onda foi um presente de Deus”, disse o surfista.

O Paraná esteve novamente muito bem representado no sábado. Na sub14 e sub12 Anuar Chiah repetiu o domínio, com direito a um 9,65. Já na sub14 feminina, a paranaense Luara Mandelli voltou a ser a melhor, com 15,90. A mesma Luara também se classificou muito bem na sub16, categoria acima. Além dela, estão em duas semis Gabrielly Vasque e Bela Nalu, Anuar e o atual campeão do Rip Curl Grom Search, Pablo Gabriel.

Ainda entre os classificados para a final, quem chama a atenção é Sophia Medina - irmã caçula do bicampeão mundial e atual líder isolado do Circuito, Gabriel Medina - que tentará o inédito tetracampeonato no evento. O último sábado de disputas também contou com outros nomes fortes como Gabriel Klaussner e Ryan Kainalo, de SP, Noah Machado, de SC, todos na sub16; Ryan Martins, também de SC, na sub14; e Vini Palma, SP, na sub14. 

REPERCUSSÃO - O gerente de marketing da Rip Curl no Brasil, Fernando Gonzalez, comemorou o sucesso da fase virtual do evento. “Finalizamos a seletiva virtual com chave de ouro. O nível da competição das quartas de final em diante foi altíssimo. Muitas notas excelentes e performances incríveis, o que confirma que o Rip Curl Grom Search sempre reúne os principais atletas da nova geração brasileira”, comenta. 

“Estamos muito satisfeitos também com toda a repercussão da fase virtual do Grom Search, pois conseguimos realizar um evento com recorde de inscritos em competições nesse formato e manter nosso legado que é revelar os novos valores do surf nacional. Agora está chegando o momento mais esperado por todos, a competição presencial nas perfeitas ondas artificiais da Praia da Grama, onde faremos histórica com a primeira competição na história do surf brasileiro a ser realizada nesse tipo de condição”, finaliza Gonzalez.

O Rip Curl Grom Search é apresentado por Praia da Grama, com patrocínios da Citroën, GoPro e Brazinco. Apoio: Meu Dome, Isotônico Jungle, Ibellis Burguer, Jandaia Cadernos, Lojas Ophicina, Hotel Intercity Vinhedo, Prefeitura de Florianópolis, AFESC e Curta Mais Floripa. Divulgação FMA Notícias, Cobertura Online do Site Waves.com.br e realização da Rip Curl em parceria com a Swell Eventos.

CONFIRA AS MAIORES PERFORMANCES DA FASE VIRTUAL

MÉDIAS

Laura Raupp (SC) – mirim sub16 feminina – 19,75 pontos

Cauet Frazão (RJ) – mirim sub16 masculina – 18,60

Anuar Chiah (PR) – iniciante sub14 masculina – 17,90

Lukas Camargo (PR) – mirim sub16 masculina – 17,75

Gabriel Klaussner (SP) – mirim sub16 masculina – 17,75 

NOTAS

Laura Raupp (SC) – mirim sub16 feminina – 10 pontos

Laura Raupp (SC) – mirim sub16 feminina – 9,75 

Cauet Frazão (RJ) – mirim sub16 masculina – 9,60

Gabriel Klaussner (SP) – mirim sub16 masculina – 9,50

Noah Machado (SC) – mirim sub16 masculina – 9,25

Samuel Joquinha (RN) – mirim sub16 masculina – 9,25

Ryan Kainalo (SP) – mirim sub16 masculina – 9,25 

 

FOTOS: LAURA RAUP (GUSTAVO RAUPP) – CAUET FRAZÃO (fotosfreesurf)

 

Galerias | Mais Galerias